65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO PERÍODO GESTACIONAL
Denielle de Freitas Machado - Acadêmica da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Andiara Schmidt Oliveira - Acadêmica da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Gleice Helena Jacques Casagrande - Acadêmica da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Laura da Rosa Quoos - Acadêmica da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Eloá Ferreira Yamada - Profa. MSc. Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Eloá Maria dos Santos Chiquetti - Profa. MSc./Orientadora - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos tem crescido o interesse de profissionais e pesquisadores que atuam na área da saúde em favorecer as condições de vida da criança, procurando garantir boa adaptação no decorrer do seu desenvolvimento. O desenvolvimento de crianças biologicamente saudáveis pode sofrer influência positiva ou negativa do ambiente e das práticas maternas utilizadas. Durante a gravidez, a mulher parece estar mais interessada em apropriar-se de informações sobre o desenvolvimento saudável para o seu bebê; sua influência sobre a criança especialmente na infância fornece uma oportunidade para estabelecer efetivo comportamento preventivo. O desenvolvimento motor e as aquisições motoras no primeiro ano de vida são fatores relevantes no prognóstico do desenvolvimento global da criança devido ao fato que este período é considerado como um dos mais críticos no desenvolvimento infantil. Neste período, o desenvolvimento motor apresenta ritmo acelerado de mudanças que culminam nas funções de mobilidade, com a aquisição do engatinhar e da marcha independente. O período da gravidez é o melhor momento para se passar orientações e fazer com que as atividades preventivas sejam assumidas. A monitorizarão do desenvolvimento infantil constitui atitude de grande valia na identificação precoce de atrasos, possibilitando intervenção precoce, tanto nas etapas do desenvolvimento como na profilaxia de fatores de risco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
verificar a influência de práticas maternas utilizadas no cuidado diário de lactentes sobre o desempenho motor após orientações realizadas no período gestacional.
MÉTODOS:
a pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso e está sendo desenvolvida com grupos de gestantes de duas UBS de Uruguaiana/RS, onde são promovidas palestras mensais sobre orientações do desenvolvimento motor infantil. Posteriormente, após o nascimento, serão realizadas avaliações utilizando a AIMS versão em português intitulada Escala Motora Infantil de Alberta traduzida em 2007. A AIMS contém 58 itens agrupados nas quatro posições: prono (21 ítens), supino (9 ítens), sentada (12 ítens) e em pé (16ítens), que descrevem o desenvolvimento de movimentação espontânea e das habilidades motoras da criança. Conforme a metodologia da AIMS, não é necessário seguir uma sequência padronizada completando todos os itens de uma posição, antes de partir para a observação de outra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Realizar a caracterização do desenvolvimento motor de crianças de mães que receberam orientações durante o seu período gestacional e identificar a influências das variáveis neonatais, maternas e ambientais no desenvolvimento motor. A promoção da saúde ganha em caráter importante nas intervenções, pois privilegiavam ações educativas normativas voltadas para o sujeito, famílias e grupos. Promover mudanças positivas no desenvolvimento do bebê dando orientações aos cuidadores quanto às questões desconhecidas por eles sobre o desenvolvimento e ambiente que esse bebê está se desenvolvendo e o que pode ser melhorado neste ambiente.
CONCLUSÕES:
Enfim, este trabalho de intervenção motora contribuirá no intuito de ampliar e oportunizar os bebês a estar mais com seus cuidadores, experimentar vivências novas e contínuas e favorecer o empoderamento dos cuidadores no processo de desenvolvimento do bebê.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Gestação, Informação.