65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Identificação da fauna de Culicídeos do campus II do Instituto Evandro Chagas, Ananindeua, Pará, Brasil.
Karoline da Silva Castro - Universidade do Estado do Pará- UEPA
Joaquim Pinto Nunes Neto - Msc. Orientador - Seção de Arbovirologia e Dengues Hemorrágicas - IEC
INTRODUÇÃO:
Os Culicideos são insetos pertencente à ordem Diptera, Sub-ordem Nematocera, família Culicidae, também conhecidos como mosquitos, pernilongos, muriçocas ou carapanãs. Estes insetos transmitem agentes causadores de doenças em humanos e animais domésticos alguns dos quais podem causar grande mortalidade e morbidade, de forma endêmica, ou em alguns casos de forma epidêmica (Marcondes, 2009). O papel desempenhado pelos culicideos na transmissão de doenças torna importante o estudo da fauna desses animais, transmissão essa que pode ser agravada pelo contato direto entre o mosquito e a população humana em regiões caracterizadas com fragmentos de matas, em ambiente urbano ou rural, onde o homem pode envolver-se facilmente em ciclos enzoóticos de doenças infecciosas e parasitárias (Travassos da Rosa et al., 1989). Para entender a relação entre artrópodes e vertebrados, as informações que mais interessam dizem respeito aos hábitos do transmissor, no que concerne à sua atividade hematófaga, densidade e distribuição, bem como influência de fatores ambientais (modificações antrópicas ou não), sobre a dinâmica populacional desses insetos (Foratinni; 1965; Taipe-Lagos & Natal, 2003).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar levantamento entomológico e descrever a composição faunística de Culicideos na área de mata residual do Campus II do Instituto Evandro Chagas (IEC), Ananindeua, Pará, Brasil.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado na mata do Campus II do Instituto Evandro Chagas, localizado no km 7 da rodovia BR316 no município de Ananindeua, Pará, Brasil. Foi realizada uma excursão de 10 dias, sendo o trabalho realizado em áreas de mata (copa e solo) . A captura dos artrópodes foi feita pelos métodos: Atração humana protegida e esclarecida(ATHPE) e armadilhas do tipo luminosa CDC. As capturas foram realizadas em dois períodos ao longo do dia, de 09:00 às 13:00 horas, por dois técnicos, e das 17:00 às 08:00 horas com o uso do CDC. Os insetos capturados foram acondicionados em tubos devidamente rotulados, contendo informações sobre data, localidade, modalidade de captura e horário, sendo armazenados em nitrogênio líquido e transportados ao laboratório de entomologia para identificação taxonômica. Os culicideos capturados foram identificados em mesa refrigerada (- 20ºC), utilizando-se microscópios estereoscópicos com auxílio de chaves dicotômicas. Para determinar as categorias de dominância das espécies, foi utilizada a classificação estabelecida por Friebe(1983), onde : D% = (i / t). 100, onde i = total de indivíduos de uma espécie e t = total de indivíduos coletados sendo: D >10% Eudominante, D > 5 < 10% Dominante, D > 2% < 5% Subdominante, D = 1 < 2% Eventual e D < 1% Rara.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A excursão ocorreu no período de 08 a 28/11/2012, onde foram encontrados 194 culicideos. Ao todo foram identificados 8 gêneros com 10 espécies de culicideos. Das espécies capturadas foram classificadas como Eudominantes: Limatus Durhamii (15,45%) e Culex coronator (13,14%); Dominante Coquillettidea venezuelensis (9,79%); Subdominante: Aedes scapularis (4,64%) , Ae. aegypti ♂ (2,58%), Cx corninger (2,58%) e Sabethes belisarioi (2,06%); Como Eventual apareceram: Mansonia pseudotitillans (1,55%) e Ae. serratus (1,03%). Por fim temos como espécie Rara: Psorophora ferox (0,55%). No que diz respeito ao método de captura, temos: Atração luminosa tipo CDC Solo (79= 39,18%), seguido do CDC Copa( 6= 3,09%), ATHPE Solo (108= 55,67%) e ATHPE Copa (4= 2,06%). De acordo com os resultados, as espécies encontradas são mosquitos vetores de diversas arboviroses (Febre amarela, Dengue entre outras arboviróses).
CONCLUSÕES:
A fauna culicidiana da Amazônia, como a de todos os demais grupos de insetos é pouco conhecida. Há deficiência ou falta de coletas em várias localidades. O último trabalho sobre distribuição dos Culicideos, abrangendo toda a região Amazônica foi realizado por Cerqueira em 1961, e reuniu 218 espécies, com 152 no Estado do Pará (Consoli & Lourenço-de-Oliveira, 1994). As informações são ainda mais deficientes quando se trata de mosquitos que habitam as copas das árvores, daí a importância da realização de coletas a esse nível, para complementar os poucos já realizados (Deane et. al.,1953; Lopes et. al.,1983; Dégallier et. al et. al., 1990; Souto, 1994, Monteiro, 2008, Castro, 2012). O conhecimento sobre a fauna de Culicideos de um determinado local é de grande importância para a saúde pública devido a capacidade de algumas espécies serem transmissoras de patógenos.. Faz-se necessário a realização de estudos futuros, dando ênfase ao monitoramento entomológico das principais espécies vetoras de arbovírus e realização de tentativa de isolamento viral.
Palavras-chave: Entomologia, Arboviróses, Taxonomia.