65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
LEITURA NA ESCOLA COMO RECURSO PARA INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES NA COMUNIDADE RURAL.
Nilza Nunes de Oliveira - 1.Escola municipal Santa Teresinha
Osineide Barbosa de Lima - 1.Escola municipal Santa Teresinha
Edjane Saturnino da Silva Lima - 1.Escola municipal Santa Teresinha
Raimundo Manoel da Penha - 1.Escola municipal Santa Teresinha
Jucélia Maria da Rocha Leão - 1.Escola municipal Santa Teresinha
INTRODUÇÃO:
A leitura é uma prática social escolarizada,isto é, numa sociedade como a nossa as pessoas consideram que uma das funções da instituição escolar é ensinar a ler.Porém, ela não é uma prática escolar: uma pessoa pode aprender a ler sem ter ido a escola, ou pode desenvolver habilidades diferentes das que aprendeu nela .Com base no estudo desta temática o projeto partiu de uma pesquisa onde detectamos a desmotivação dos alunos da Escola Santa Terezinha localizada no distrito do Logradouro área rural de Serra Talhada Sertão do Pajeú estado de PE. A ideia surgiu da necessidade de estimular a comunidade rural a desenvolver o hábito pela leitura, tendo em vista que alguns moradores não são alfabetizados ainda ou não concluíram o ensino básico, fator que contribui com a ausência de atenção a educação dos filhos e acompanhamento das atividades escolares. O trabalho foi desenvolvido com alunos do ensino fundamental a fim de minimizar o fracasso escolar e buscar meios para instigar os estudantes a criar novos hábitos de leitura, além de oferecer condições para construção de novas atividades que exigem conhecimento da leitura da interpretação de texto e da reação para a argumentação e produção, dessa forma contribui intrinsecamente com a redução da alfabetização funcional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada no projeto foi desenvolvida a partir de uma sondagem das condições socioculturais do educando afim de compreender e identificar o nível de leitura e produção necessária para o efetivo trabalho. A utilização de textos que refletem o cotidiano dos estudantes fez do projeto uma atividade significativa no contexto escolar. Foram realizadas palestras com a finalidade de incentivar e descobrir o prazer na leitura. Atividades tais como trabalho em grupo, apresentação de seminários, pesquisa de obras literárias infanto juvenil , contos, poesias, crônicas, enfim toda obra literária que pudesse contribuir com a realização do projeto.As atividades desenvolvidas na sala tiveram como objetivo a disseminação sobre o conhecimento de diversos gêneros textuais. Os pais participaram ativamente deste projeto e passaram a entender melhor o objetivo da leitura .Foi dada uma atenção especial aos pais não alfabetizados. Sobretudo com a socialização das atividades apresentadas pelos estudantes onde todos tinham acesso a ler ou ouvirem os textos produzidos pelos mesmos. A partir de então foram visualizadas propostas de melhoria de novos estudos para famílias agricultoras, como por exemplo: curso de alfabetização de adultos e acesso da comunidade a biblioteca da escola .
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Trata-se de um trabalho interdisciplinar, a partir de inúmeras vivencias onde alunos e professores envolveram em pesquisas, debates, sessão de vídeo,produções, leituras, multimídias e estudo do meio. Alem de estabelecer relação entre o ensino a pesquisa e o projeto didático. No primeiro momento foi feito o estudo bibliográfico sobre o tema em foco.Os estudantes continuaram com a ocorrência de leitura e produções de gêneros textuais, seminários e palestras.Os demais momentos foram acontecendo de acordo com as descobertas alcançadas. A coleta do material( jornais, revistas entrevistas com pessoas da comunidade,cordéis livros de leituras e etc.) com intuito de incentivar a leitura e a produção de textos, é exemplo de atividades realizadas durante o processo de pesquisa .Nesse período vivenciou fortemente as experiências e descobertas feitas pelos alunos que por exemplo produziram diversos textos como: poesias, poemas, repentes,jornais, charge, reportagens, contos e receitas culinárias. A culminância se deu com apresentações culturais,feira de produções dos textos escritos pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto, coreografias de músicas relacionadas ao tema,teatro e exposições de comidas feitas com receitas produzidas pelos alunos
CONCLUSÕES:
O trabalho docente não pode ser resumido apenas em sala de aula, pois existe a necessidade de conscientização dos estudantes em conhecer para multiplicar para o bem de todo ser humano. Busquemos aprofundar essa melhoria focando a comunidade local tendo em vista, a desmotivação dos alunos pela leitura e a desvalorização do ensino e aprendizagem por parte dos familiares.A busca pela participação fizeram do projeto uma atividade motivadora e construtiva. Os discentes e familiares passaram dar mais importância a leitura devido ao conhecimento de mundo e a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais que garante uma formação crítica e emancipadora.Alem disso despertou nos alunos o sentimento de mudanças de comportamento em suas atitudes voltadas a leitura, contemplou a interdisciplinaridade e a didática inovada no panorama de ensino e aprendizagem e valorizou os conteúdos de ensino dando significado tanto para o conhecimento quanto para a formação da cidadania.
Palavras-chave: Leitura, Tipologia textual, Produção para leitura.