65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
APLICAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE TERMOLOGIA BASEADOS EM APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: MAPAS CONCEITUAIS, SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
Francisco Marciano Rufino - Licenciatura em Física – IFCE/Campus Acaraú, Bolsista CAPES – PIBID
Francisco Tiago Souza do Nascimento - Licenciatura em Física – IFCE/Campus Acaraú, Bolsista CAPES – PIBID
Virgínia Elaine Vasconcelos do Nascimento - Licenciatura em Física – IFCE/Campus Acaraú, Bolsista CAPES – PIBID
Leylanne Dayse Oliveira - Licenciatura em Física – IFCE/Campus Acaraú, Bolsista CAPES – PIBID
Henrique do Nascimento Camelo - Prof. Msc./Orientador – Física – IFCE/Campus Acaraú
INTRODUÇÃO:
Na atualidade são cada vez mais perceptíveis, nas instituições de ensino, deficiências no ensino básico de Ciências Exatas, em particular, na aprendizagem da Física. Alunos têm dificuldades em associar conceitos com a ocorrência de fenômenos e funcionamento de equipamento do dia a dia. Um dos fatores mais discutidos é a maneira de ensinar sem contextualização com a vida diária dos discentes e sem materiais potencialmente significativos como destaca o pesquisador norte americano David Ausubel que foi responsável por desenvolver a Teoria da Aprendizagem Significativa e apresentou em 1963, a qual enfatiza o conhecimento prévio e o uso de materiais que auxiliem na aquisição e aprimoramento dos conhecimentos. Diante da situação, resolvemos desenvolver o presente trabalho para verificar a aprendizagem com o repasse de conteúdos utilizando recursos didáticos que possibilitem a interatividade e a assimilação dos conceitos, tais como: mapa conceitual, simulação computacional e experimentos. Além disso, a aplicação dos conceitos deve ser de forma contextualizada com a finalidade de tornar os discentes mais próximos da realidade física com a interatividade e associações cognitivas para o processo de aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aplicar recursos didáticos pedagógicos baseados na Teoria da Aprendizagem Significativa a fim de facilitar a assimilação dos conteúdos vistos em sala de aula e incentivá-los no aprendizado de Física.
MÉTODOS:
O projeto foi aplicado numa turma de 2° ano do Ensino Médio no município de Acaraú-Ce, iniciamos com a aplicação de um questionário a fim de verificar o ponto de vista em relação às experiências deles nas aulas de Física e a interatividade com recursos didáticos potencialmente significativos como agentes na criação de condições de aprendizagem. Logo após a aplicação do questionário, ministramos uma aula de Termologia, aplicando metodologias baseadas em experimentos, mapas conceituais, simulações interativas Phet da Universidade do Colorado (EUA), e contextualização com o cotidiano a fim de atrair o interesse dos alunos, permitir a visualização e interação e, consequentemente, facilitar a assimilação dos conceitos expostos. No decorrer das aulas enfatizamos o conhecimento prévio dos discentes com a finalidade de aguçarmos o raciocínio e associar situações do cotidiano com os conteúdos aplicados. Utilizamos tanto simulações virtuais quanto experimentos como exemplos do cotidiano que evidenciam relações com conteúdos de Física, e no final, a apresentação de mapas conceituais mostrando as relações entre os conceitos de Termologia. Após a aula, disponibilizamos outro questionário aos alunos e professores de Física a fim de captar a opinião deles sobre o uso dos recursos utilizados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram trabalhados vinte questionários para cada momento, inicial e final. Os questionários procuram saber se os alunos estão familiarizados com o uso de mídias e experimentos em sala de aula, se concordam com sua inserção nas aulas para uma melhor aprendizagem. Pôde-se perceber que os alunos acreditam que a utilização de simulações computacionais, experimentos e contextualização com o cotidiano poderia facilitar no entendimento de vários conteúdos. No entanto, notou-se que alguns alunos não aceitam ou acreditam que a utilização de mídias poderia ajudá-los em sala de aula, ou seja, estavam desapontados em relação à inserção dos recursos didáticos, como por exemplo, um dos alunos afirmou que o uso de mídias poderia contribuir no aprendizado, relacionando à apresentação de slides e documentários, sendo que a nossa proposta é bem mais ampla. Ao comparar as o números de respostas dos questionários, conclui-se que os alunos foram quase unânimes em responder sim, que a utilização de mídias e experimentos ajuda no entendimento de física. Um aluno enfatizou a importância de do uso de experimentos por tornar os conceitos concretos e ser do cotidiano. Isso mostra que eles não sabiam exatamente o que é recursos didáticos para o ensino por não ter familiaridade.
CONCLUSÕES:
No decorrer da realização do trabalho, percebeu-se maior entusiasmo dos alunos em estudarem Física com a metodologia que aplicamos embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Então, podemos concluir que é possível ensinarmos Física de forma mais interativa e proveitosa utilizando equipamentos de baixo custo e recursos didáticos adequados. Ou seja, que auxiliem no repasse dos conceitos com maior clareza e interação. Assim, temos maiores resultados, pois, na Física, os alunos têm mais interesse quando se sentem agentes de transformações e funcionamentos. Outra característica do ensino de Física que pode ser realçada, com certas metodologias de ensino, é a condição de estudarmos e ensinarmos usando situações do cotidiano, e assim, compreendemos as razões e consequências de acontecimentos ou não de fenômenos. Portanto, é imprescindível que profissionais do ensino de Física e o sistema educacional em geral desenvolvam e apliquem métodos de ensino que despertem a curiosidade dos estudantes para que eles busquem cada vez mais investigar teorias, práticas e aplicações de conceitos físicos. E, com isso, sejam conhecedores do mundo em que vivemos.
Palavras-chave: Física Experimental, Interação, Assimilação.