65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO ENSINO DE FÍSICA DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ACARAÚ - CE
Francisco Tiago Souza do Nascimento - IFCE - Campus Acaraú
Leylanne Dayse Oliveira - IFCE - Campus Acaraú
Benjamim de Carvalho Rodrigues - IFCE - Campus Acaraú
Francisco Marciano Rufino - IFCE - Campus Acaraú
Henrique do Nascimento Camelo - Prof. Msc./Orientador – Física – IFCE/Campus Acaraú
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências nos últimos anos do ensino fundamental, em especial o ensino de física, está cada vez mais deixando a desejar. Pesquisas mostram que os maiores índices de reprovação no ensino médio em relação à disciplina são nos primeiros anos, possivelmente por ser, para grande parte dos discentes, a primeira vez que se deparam com esta área da ciência. Visando este problema, alunos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, apresentam como um de seus objetivos auxiliar no entendimento de alguns conceitos básicos de física, contribuindo na qualidade de ensino, buscando desenvolver nos alunos de ensino fundamental curiosidades sobre a disciplina, através da utilização de inventos, mostrando que os professores poderiam explicar fenômenos físicos demonstrando-os através de inventos simples e de baixo custo. Estudiosos como Bruner, Moreira, e em especial David Ausubel, do desenvolvimento da teoria da aprendizagem significativa, propõem que o desenvolvimento intelectual baseia-se numa interação sistemática e contingente, entre um professor e um aluno, na qual o professor, amplamente equipado com técnicas anteriormente inventadas, explora o conhecimento prévio do aluno, para que assim possa transmitir o conhecimento de uma forma eficaz.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a exploração dos conteúdos de física no nono ano do ensino fundamental das escolas do município de Acaraú – CE, verificando a postura dos docentes e dos discentes quanto ao primeiro contato com a disciplina, a fim de estimular o interesse pelo seu aprendizado.
MÉTODOS:
Trabalhando com os nonos anos do ensino fundamental de duas escolas públicas, uma situada no centro da cidade de Acaraú-Ce, e a outra situada no interior, distante vinte e três quilômetros, buscou fazer uma comparação da forma abordada do ensino de física e dos resultados finais alcançados entre as duas escolas. Em primeiro momento foram acompanhadas algumas aulas de ciências para avaliarmos até onde o professor explanaria o assunto de física para os alunos, em seguida foram elaborados questionários simples a fim de sondarmos o entendimento dos alunos a respeito da disciplina, as questões eram abertas e de múltipla escolha, sem cálculos, avaliando apenas a parte conceitual. Com base nas respostas dos alunos foi preparada uma palestra sobre a história da física e onde a encontramos no dia a dia. Foram utilizados exemplos enfatizando três áreas básicas, Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo, e apresentados inventos simples e de baixo custo como recursos didáticos com o propósito de facilitar uma aprendizagem significativa. Logo após os alunos foram submetidos ao mesmo questionário para analisar o que realmente mudou na concepção dos discentes perante o estudo de física.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A amostragem geral foi de cento e doze questionários aplicados antes e depois das palestras. Durante a observação das aulas expositivas de ciências nas duas escolas, notou-se certo desinteresse e um leve nível de indisciplina dos alunos. Embora estes já venham estudando física desde o inicio do ano letivo, em ambas as escolas, as respostas ao primeiro questionário mostraram que em sua maioria não sabiam do que a disciplina se tratava nem da sua utilidade no cotidiano.
Durante a ministração das palestras, notou-se maior concentração nos alunos, e um comportamento mais adequado, especialmente na escola situada no interior de Acaraú. Observou-se que, durante a apresentação dos inventos, os ouvintes demonstravam-se curiosos e interessados em compreender o funcionamento dos mesmos. Após a aplicação das palestras, a visão dos alunos mudou, percebeu-se que um grande numero de respostas foram satisfatórias nas duas escolas, tendo a escola do interior um maior aproveitamento, possivelmente devido à melhor disciplina em sala de aula. Acredita-se então que o auxilio de inventos de física posa propiciar aos estudantes uma melhor observação dos fatos explorados, despertando assim um maior interesse na disciplina além de uma melhor compreensão dos fenômenos abordados.
CONCLUSÕES:
O presente trabalho apresentou uma forma de abordar conceitos de física no ensino fundamental, visando uma melhor aprendizagem. Este processo se baseou nas respostas dos estudantes presente nos questionários aplicados. Os resultados apresentados foram positivos, diagnosticando uma melhoria na aprendizagem e no interesse pela disciplina. Mostrando assim, que o interesse dos alunos está diretamente ligado á postura do professor em trazer ou não algo inovador e que desperte a curiosidade. É importante enfatizar a receptividade dos alunos a respeito dos inventos realizados nas palestras, o que mostra que a adoção de atividades práticas em sala de aula pode instigar os discentes a quererem sempre saber um pouco mais sobre o assunto, estimulando-os a tornarem-se seres questionadores e construidores do seu próprio conhecimento.
Palavras-chave: Inventos de física, Física básica, Aprendizagem significativa.