65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
Frutos da Família Lauraceae - Coleta, Identificação, Descrição e Armazenamento na Carpoteca do CESP/UEA.
Tayná da Silva Rodrigues - Bolsista/PAIC - Universidade do Estado do Amazonas/FAPEAM
Fiorella Perotti Chalco - Orientadora/PAIC - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A biodiversidade da Amazônia constitui uma das maiores potencialidades econômicas do país, sobretudo quando se refere aos vegetais para uso na indústria, na alimentação, na agricultura, na medicina e outros fins. Uma das formas de se conhecer essa biodiversidade é através da organização dos dados disponíveis nos herbários amazônicos. A família Lauraceae tem cerca de 2500 espécies incluídas em 52 gêneros.A família é freqüente em florestas tropicais, com algumas espécies habitando grandes altitudes, mas a grande diversidade ocorre em terras baixas da Amazônia e América Central. As coleções botânicas são ferramentas para muitas outras áreas e importante fonte de dados para o planejamento do manejo sustentável dos recursos naturais e programas de recuperação ambiental. As informações depositadas nas coleções botânicas são reconhecidas, como prioritárias para os estudos da biodiversidade e outros. A existência de uma carpoteca é imprescindível para pesquisas e estudos, servindo como ferramenta para taxonomistas e estudantes em geral, pois o fruto pode ser a parte do material que difere uma espécie de outra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Coletar, identificar e armazenar frutos da família Lauraceae na Carpoteca do CESP/UEA, elaborando uma checklist dos frutos, seu uso e habitat. Coletar frutos da família Lauraceae; Identificar e descrever as características dos indivíduos coletados; Armazenar os frutos, sendo divididos em frutos secos ou frutos de consistência carnosa. Elaborar um banco de dados; Etiquetar os frutos;
MÉTODOS:
Será realizado um levantamento bibliográfico específico das espécies da família Lauraceae que predominam no município de Parintins-Am, e as suas respectivas épocas de frutificação, que servirá de base para o desenvolvimento do projeto. Coleta de material: A coleta dos frutos maduros será realizada diretamente das palmeiras encontradas no município. As ferramentas utilizadas serão: podão, tesoura de poda, potes de vidro, sacos de ráfia e de plástico, bandejas plásticas para o transporte. As coletas serão baseadas no período fenológico de frutificação de cada espécie. Para a elaboração da lista com os nomes dos principais frutos de interesse econômico serão feitas consultas na literatura e informações de herbário. Será elaborada também, uma lista de ocorrência das espécies por habitat (IBGE, 1993). De cada espécie depositada na Carpoteca ainda será extraídos as seguintes informações: 1 Família; 2 - Nome científico; 3 Sinônimo(s) quando for o caso; 4 - Nome(s) vernacular(es) quando existente(s); 5 Local da coleta; 6 Data da coleta; 7 - Importância econômica; 8- Ilustrações através de fotografias. Confecção do material para a coleção: serão classificados como frutos secos ou carnosos. Os carnosos serão acondicionados em recipientes com álcool 70%, para conservar a integridade do material. Os frutos secos serão desidratados em estufa a 60ºC. Os exemplares serão identificados. Em seguida serão etiquetadas e com informações sobre classificação dos vegetais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme descritos e propostos nos objetivos, foram coletados, identificados e armazenados os frutos da Família Lauraceae na Carpoteca do CESP. Os frutos encontrados foram localizados na área urbana da cidade de Parintins (localizada à 369km de distância de Manaus em linha reta), após a coleta foram identificados em laboratório, onde tiveram suas principais características observadas e descritas em etiquetas. Os frutos foram divididos conforme estas características, sendo os frutos CARNOSOS armazenados em vidros com álcool 70% e os frutos SECOS (desidratados em estufa a 60 C°) armazenados em caixas identificadas de acordo com suas características. Todas as amostras foram colocadas em prateleiras devidamente organizadas na Carpoteca do CESP/UEA, localizada no Laboratório de Ciências Biológicas para exposição e pesquisas futuras. Dos demais frutos encontrados e identificados, seguem alguns citados abaixo:
Nome científico: Persea americana
Nome vulgar: Abacate
Nome cientifico: Cinnamomum zeylanicum
Nome vulgar: Canela.
Nome cientifico: Aniba rosaeodora ducke
Nome vulgar: Pau Rosa
Nome cientifico: Manilkara elata
Nome vulgar: Massaranduba
Nome cientifico: Laurus nobilis
Nome vulgar: Louro
Nome cientifico: Mezilaurus itauba
Nome vulgar: Itaúba
CONCLUSÕES:
A coleção em questão encontra-se a disposição na Carpoteca do CESP/UEA, sugere-se um espaço adequado e futuramente aumentar com coletas realizadas por professores e alunos nos diversos projetos realizados dentro da própria instituição.
Estudos mostram a carência de recursos humanos, tecnológicos e financeiros para suprir tamanho conhecimento da biodiversidade que envolve o conhecimento a respeito de cada fruto pesquisado. A flora amazônica é muito rica e abundante, visto que existe a necessidade de um conhecimento expansivo taxonomicamente para que se possa obter toda a identidade de um vegetal. Tem-se criado inúmeros projetos, de maneira que possam manter toda essa conservação da floresta e seu desenvolvimento sustentável, uma vez que a própria floresta se torna um laboratório vivo, repleto de enigmas a serem desvendados em universo de pesquisas. Portanto, o que se veio à fazer, foi parte de um estudo, que principalmente, visa o conhecimento da flora de um espaço de estudo não formal, a Floresta a céu aberto.
Palavras-chave: Família Lauraceae, Descrição, Carpoteca.