65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
DOAÇÃO DE LEITE HUMANO: PERCEPÇÃO DE MULHERES DOADORAS DO BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL MATERNO INFANTIL DE IMPERATRIZ-MA
Julyeth Nascimento Abreu - Discente do Curso de Enfermagem - UFMA - Imperatriz,MA
Luany Araújo Nascimento - Discente do Curso de Enfermagem - UFMA - Imperatriz,MA
Dayana Gomes dos Santos - Discente do Curso de Enfermagem - UFMA - Imperatriz,MA
Ana da Silva Arraes - Discente do Curso de Enfermagem - UFMA - Imperatriz,MA
Clailma Araujo Silva - Discente do Curso de Enfermagem - UFMA - Imperatriz,MA
Floriacy Stabnow Santos - Docente do Curso de Enfermagem - UFMA - Imperatriz,MA
INTRODUÇÃO:
A ciência, com a sua unanimidade, reconhece o leite materno como fonte segura de nutrição para o ser humano no início de sua vida, cujos benefícios refletem na idade adulta. São vários os benefícios,que envolvem o binômio mãe-filho. O leite materno contém fatores que conferem proteção contra infecções virais e bacterianas. Dentro desse contexto os Bancos de Leite representam uma solução de eficácia comprovada para um grupo seleto de lactentes que não dispõem de aleitamento ao peito e dependem prioritariamente de leite humano e/ou do colostro para a sua nutrição. Mediante tal realidade, faz-se necessário que as maternidades busquem meios para promover, e apoiar o aleitamento materno de crianças que permanecem internadas por tempo prolongado, em Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Desse modo, os Bancos de Leite Humano têm função importante no contexto da saúde pública, como estratégia de segurança alimentar e nutricional para qualificação da atenção neonatal e a redução da mortalidade infantil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo visou identificar a percepção das mães com a relação a pratica da doação do leite humano e foram investigados ainda aspectos sociais de mulheres doadoras e ex-doadoras que podem afetar a conduta de doação e assim contribuir para compreensão sobre o aleitamento materno.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com mulheres doadoras e ex-doadoras de leite humano ao Banco de Leite Humano que resultou em um relato de experiência das atividades desenvolvidas por meio do projeto de extensão Estratégias de Incentivo a doação de leite materno ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz- MA. O estudo ocorreu no período de Janeiro a Março de 2013, sendo que as doadoras foram escolhidas por conveniência. Como critério de inclusão estabeleceu-se que as doadoras deveriam estar doando leite a mais de um mês e serem residentes em Imperatriz, e ex-doadoras que tenham deixado de doar leite humano em período inferior a 60 dias. Participaram da pesquisa 16 doadoras que consentiram, após receberem esclarecimentos sobre os objetivos da pesquisa e puderam optar em participar ou não, e assinaram ao Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Foi utilizado um roteiro estruturado com perguntas abertas e fechadas, que abordaram questões relativas a caracterização da amostra e doação do leite materno, bem como vantagens e desvantagens percebidas, dentre outras. As entrevistas ocorreram no domicilio das mães doadoras, e foram realizadas pelas extensionistas do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisar os questionários constatou-se que, 56% das entrevistadas tinham idade entre 26-34 anos. A distribuição referente à escolaridade demonstrou que, 56%, possuem ensino médio completo.No que tange ao número de filhos a maioria,que representa 81% constitui-se de primíparas.Percebeu-se uma possível relação, referente à diminuição no número de doadoras conforme o número de filhos.A respeito de orientações referentes ao Aleitamento Materno Exclusi-vo até o sexto mês de vida da criança,93% afirmaram ter recebido.Diante dos relatos obtidos relativos à percepção da doação, inferiu-se na fala das mães principalmente a valorização atribuída ao outro, criança e mãe e bem-estar, todas consideram a prática um ato solidário e se sentem privilegiadas em executá-lo, considerando tão importante quanto à doação de sangue, uma vez que estas também salvas vidas alem do alivio decorrente do ingurgitamento mamário. So-bre os benefícios advindos a partir da prática do aleitamento, muitas referiram a proteção contra doenças que o leite materno oferece às crianças, bem como o ganho de peso da criança, proporcionado um desenvolvimento mais rápido e saudável. Porém, uma mãe citou a restrição do leite materno ao seu filho, devido a um processo de intolerância a lactose.
CONCLUSÕES:
Por meio deste estudo percebeu-se que as doadoras e ex-doadoras são um público jovem, e possuem um bom nível de escolaridade, o que implica em um melhor conhecimento e compreensão acerca da doação de leite materno, e os benefícios do Aleitamento Materno Exclusivo até o sexto mês. Em alguns casos, a doação foi relacionada à deficiência transitória de leite materno, vivenciado pela doadora. O relato dessas mulheres também evidenciaram a eminente contribuição quanto ao acesso a informações sobre doação e aleitamento materno disponibilizado pelos profissionais de saúde do Hospital Regional Materno Infantil no Banco de Leite Humano durante puerpério por meio de palestras e orientações. Uma questão interessante referiu aos benefícios estéticos percebidos pelas mães por meio do aleitamento e doação de leite, onde se destaca a redução do peso e a melhoria do aspecto da pele e cabelos. Todavia ao perpassar das visitas,verificou-se a falha referente à coleta do leite materno,devido a instabilidade na coleta do mesmo pelo veiculo responsável.Por fim,ratificou-se o importante papel do BLH e concluímos ainda que a mãe, os familiares e a equipe podem contribuir como facilitador a partir do momento em que assumam uma postura ativa em relação à doação de leite materno.
Palavras-chave: Doação, Leite materno, Mães.