65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena
Indígenas nas redes sociais: gostos e vozes.
Luis Renato Lima Silva Miranda - Ensino Medio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática - IFMT
Iara de Almeida Rodrigues - Ensino Medio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática - IFMT
Juliana Raquel de Souza Silva - Ensino Medio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática - IFMT
Igor Costa Oliveira - Ensino Medio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática - IFMT
Fabio Hideyki de Oliveira Kihara - Ensino Medio Integrado em Manutenção e Suporte em Informática - IFMT
Mônica dos Santos Spinelli - Profa.Ms. / Orientadora - Ciências Sociais - IFMT
INTRODUÇÃO:
O trabalho buscou identificar como povos indígenas tem se apresentado no mundo virtual. A internet é um lócus em que as atividades econômicas, sociais, políticas e culturais tem circulado por todo o mundo. É um espaço que proporciona a possibilidade de relacionamento entre as pessoas, assim como, de posicionamentos políticos e de organização social. Líderes indígenas estão vendo o acesso às tecnologias como uma possibilidade de conquista de espaço para fazer reivindicações de direitos. Apesar de seus direitos estarem assegurados na Constituição da República, pouco é feito no cumprimento dessas leis. Diferentes povos tem colocado em circulação seus conhecimentos culturais e procuram saber como são visto pela sociedade nacional. Vários povos indígenas usam blogs e sites de relacionamentos para publicar nas redes sociais conteúdos relacionados às suas culturas e divulgar experiências em diferentes áreas. O ciberespaço vem sendo uma ferramenta fundamental em que os índios buscam expor suas “vozes”, suas palavras. A internet tem sido uma forma de contato com os não-indígenas e entre indígenas, reafirmando sua cultura nas redes sociais e quebrando tabus.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O foco desta pesquisa é mostrar como os indígenas se significam nas redes sociais, como eles se identificam enquanto usuários dessas redes e como eles se expõem neste vasto espaço que é a internet. Pergunta-se, se eles se apresentam como índios ou pessoas comuns.
MÉTODOS:
Buscou-se identificar no facebook, através do uso de sobrenomes indígenas, os perfis que se enquadravam como objeto dessa pesquisa. Foram realizadas observações sobre as formas de autoapresentação nesse ciberespaço. Fotos, imagens e textos, que expressassem suas preferências culturais e artísticas foram analisados a partir da forma como os indígenas se colocavam na rede social.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os indígenas manifestam sua identidade através de fotografias de seu cotidiano. Foram encontradas imagens pessoais que mostravam a defesa de sua cultura e de seu povo. Em sua grande maioria, aparentavam estar atualizados tecnologicamente. Seguem tendências, curtem páginas músicas, filmes e artistas famosos, mantendo uma vida ativa nas redes sociais. Observamos que as preferências musicais e de filmes não os fazem deixar de se apresentarem como indígenas. Por outro lado, foi percebido que seu gosto não é tão diferente dos nossos. Pôde-se observar, por exemplo, que eles curtem programações televisivas populares da rede nacional. São povos politicamente ativos em busca de seus direitos, pela proteção de suas terras, tornando suas culturas um movimento democrático. O ciberespaço pode romper barreiras contra os preconceitos que existem em nossa sociedade. É um meio de interatividade entre as aldeias e o mundo. Assim, vem contribuindo para desmistificar a visão que temos de que eles vivem ainda com os mesmos costumes da época da colonização, colocando-os como sujeitos ativos, possibilitando a modificação desse modo de pensar preconceituoso, que a cultura indígena é uma cultura pobre.
CONCLUSÕES:
Concluímos que os indígenas presentes nas redes sociais encontram-se atualizados em relação às tecnologias de informação. Percebemos que eles perpassam por diferentes universos culturais com facilidade, dominando suas linguagens, expondo suas vozes e seus direitos como cidadãos. O decorrer da pesquisa demonstrou que os indígenas então se atualizando tecnologicamente, no entanto nossa sociedade continua reafirmando estereótipos da imagem indígena construídos pelos brancos ao longo dos séculos de contato.
Palavras-chave: Representação indígena, Redes sociais, Ciberespaço.