65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
LINGUAGEM, PODER E O SUJEITO SUPOSTO SABER: O ETHOS DE CARTA MAIOR NA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DO ESCÂNDALO DO MENSALÃO
Thaysa Maria Braide de Moraes Cavalcante - Curso de Letras - UECE
Raimundo Ruberval Ferreira - Prof. Dr./ Orientador - Curso de Letras/PosLA - UECE
INTRODUÇÃO:
As mudanças decorrentes do desenvolvimento científico-tecnológico foram um fator preponderante para destacar a presença da mídia nas sociedades ocidentais, desembocando em uma série de transformações, sobretudo, no campo político. Nesse contexto se insere o projeto de pesquisa "Mídia, política e tensões sociais: a construção discursivo-midiática de fatos políticos" (FERREIRA, 2012), do qual este trabalho é parte, apresentando-se como um recorte de uma pesquisa mais ampla.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Assim, tivemos por objetivo analisar a construção discursiva do ethos da revista Carta Maior, que integra o que estamos considerando mídia alternativa no Brasil, observando qual o ethos construído pela revista ao representar discursivamente o escândalo nomeado como Mensalão e que implicações sociais e ético-políticas decorrem de tal construção.
MÉTODOS:
Utilizamos como principal aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso Crítica, na vertente do linguista britânico Norman Fairclough (1999; 2001; 2003), estabelecendo um diálogo com a Teoria Social Crítica de Ernesto Laclau & Chantal Mouffe (1985) e as considerações a respeito do sujeito suposto saber, de Slavoj Žižek (2009; 2010).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que o ethos construído pela revista aproxima-se do conceito lacaniano de sujeito suposto saber, e consiste em uma estratégia de legitimação do discurso daquela enquanto verdade absoluta, logrando alcançar a hegemonia dos sentidos acerca do evento em questão.
CONCLUSÕES:
Concluímos demonstrando como a linguagem interfere na orientação para a ação de sujeitos sociais no mundo, apontando para a necessidade um fazer discursivo orientado por uma postura crítico-reflexiva.
Palavras-chave: Carta Maior, Ethos, Sujeito suposto saber.