65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Maryana Ribeiro Santos - IFBaiano Campus Catu
Mirna Ribeiro Lima da Silva - Profa do IFBaiano campus Catu-Ba/Mestre em Educação (UFPR).
Mariana Nepomuceno - IFBaiano Campus Catu
Anderson Brito - IFBaiano Campus Catu
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se insere no campo das políticas educacionais, mais especificamente, se volta sobre as condições de trabalho de docentes com a inclusão das novas tecnologias no ambiente escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no âmbito escolar, visam expandir a comunicação e a transmissão da informação na aprendizagem humana.
O exercício de educar por meio do uso de mídias educacionais exige do educador, entre outras habilidades, um ensinar mais compartilhado, em que através da interatividade em sala de aula o aluno possa vir a interpretar de maneira mais rápida as informações fornecidas pelo docente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Procurou-se, através dessa pesquisa, identificar quais as tecnologias disponíveis no ambiente escolar da rede pública estadual de ensino do município de Alagoinhas e as dificuldades que docentes destas escolas vem enfrentando quanto ao uso de tais mídias no exercício de seu trabalho
MÉTODOS:
Este trabalho consistiu em pesquisa empírica, junto a duas escolas da rede estadual do município de Alagoinhas-BA. Foi utilizada como metodologia a aplicação de questionário aberto, composto por seis perguntas, junto a vinte sujeitos, professores da educação básica. Junto à coleta de dados, foi realizada também uma revisão de literatura, para aprofundamento do conhecimento da temática.
O questionário foi composto pelas seguintes perguntas: Quais os recursos tecnológicos utilizados nas aulas? Qual o objetivo da introdução de tais mídias? Quais as dificuldades enfrentadas para manusear tais recursos? Existe curso de formação para utilizar tais mídias? Esse curso fornece algum beneficio? Quais? Como funcionam as aulas mediadas pelas novas tecnologias?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram identificadas, dentre as tecnologias mais utilizadas pelos professores consultados, tv pendrive, datashow, aparelhos de som e computadores. Segundo estes, os usos de tais recursos são utilizados para trabalhar os conteúdos escolares de forma mais dinâmica, para análise de gravuras grandes, exposição de filmes, slides e realizarem pesquisas na internet.
Entre os entrevistados, cerca de 30% afirmaram que não usam nenhum dos recursos citados. Os mesmos justificam que não sabem manusear os aparelhos ou não possuem na escola um funcionário que os auxiliem na utilização das mídias, exigindo do educador um tempo extra ao que é determinado a sua disciplina. Questionados quanto à participação em cursos de formação continuada relacionado ao uso das mídias no ambiente escolar, 70% afirmaram que: a oferta das tecnologias ainda é pequena; a carga horária dos cursos é favorável a um aumento salarial, além de ser importante para o aprimoramento dos processos ensino/aprendizagem. Solicitados a descrever as aulas mediadas pelas tecnologias, 50% demonstraram que as aulas continuam sendo transposições de conteúdos mediados por uma tecnologia. Já os outros 50% afirmaram ter uma dinâmica mais interativa, com ênfase no trabalho coletivo, a fim de tornar a aprendizagem mais significativa.
CONCLUSÕES:
Embora haja políticas educacionais que contemplem curso de formação continuada na área do uso de mídias no ambiente escolar, 30% dos profissionais consultados não utilizam tais tecnologias no desenvolvimento das práticas pedagógicas. É notório também que as escolas, em sua maioria, dispõem de recursos tecnológicos, porém não disponibilizam de funcionários que auxiliem os professores no uso de tais ferramentas, dificultando assim o acesso tanto ao docente quanto ao aluno. A maioria dos entrevistados (70%) afirmou que participa dos cursos oferecidos em busca de um aumento salarial e que utiliza as mídias em suas práticas pedagógicas com o objetivo de proporcionar aulas dinâmicas, obtendo resultados significativos na dinâmica, aluno- aprendizado.
Conclui-se que o uso de tecnologias no ambiente escolar pode trazer benefícios para a aprendizagem, porém os docentes enfrentam dificuldades em relação ao manuseio das mídias, impedindo assim a exploração total dos recursos disponíveis no ambiente escolar.
Palavras-chave: Tecnologia em escolas, Metodologias de ensino, Interatividade.