65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
PROJETO BRINCARTE: Releitura das obras de Romero Britto e a metamorfose das borboletas
Marlise Rieger - Profa. C.M. Jardim da Palmeiras
Eliéges Tapparo - Profa. C.M. Jardim da Palmeiras
Adriana Rieger - Profa. E. E. Nossa Senhora da Glória
INTRODUÇÃO:
O seguinte projeto desenvolveu-se nas turmas do pré-I A e B, crianças entre 04 e 05 anos, da Creche Municipal Jardim das Palmeiras, localizada na Rua dos Monjoleiros nº 575, Jardim das Palmeiras, no Município de Sinop/MT. Elencamos a relevância da reflexão sobre as múltiplas linguagens na Educação Infantil. Considerando que a prática pedagógica nesta etapa de ensino deve ocorrer de forma significativa, envolvendo as artes plásticas, por meio da participação das crianças na construção e através das possibilidades expressivas, podendo ser enriquecidas por apresentações de artes e identificando algumas de suas características.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho aborda um tema significativo na Educação Infantil. Através das expressões artísticas buscaremos retratar a obra do artista conceituado Romero Britto na forma de releitura. Tendo como objetivo despertar o interesse pela apreciação de imagens artísticas, e conhecendo um pouco da vida e obras, através das interações e brincadeiras.
MÉTODOS:
Utilizou-se na construção do conhecimento, informações sobre fatos relevantes da vida do artista e também a confecção de quadros e sucatas, diversos materiais como a borboleta em A4, colas coloridas, papelão, texturas diferenciados, tintas, cores e reciclados como pratos descartáveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As crianças da Creche Municipal Jardim das Palmeiras em seus atos e ações transformaram o ambiente da escola num espaço de produções, compreensões e conhecimentos. A partir da interação com as imagens das obras de Romero Britto, na releitura, as crianças utilizaram e manipularam as suas produções e reproduções com materiais diversificados. Promovendo o interesse pela obra, criando e descobrindo linhas, formas e cores. Possibilitando que as crianças adquiram capacidades por meio das manipulações e explorações dos seus trabalhos e criatividades, experimentando os sentimentos e emoções na apresentação do Projeto Brincarte.
CONCLUSÕES:
A inspiração na obra das Borboletas veio ao encontro com o projeto que estava em andamento “Metamorfose das Borboletas”, contribuindo assim para a construção da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A importância de trabalhar com Artes Plásticas na Educação Infantil visa ampliar a capacidade criativa das crianças, despertando um olhar sensível para o mundo. Entendemos que desde cedo deva receber o estímulo para o olhar, o conhecimento, a emoção, a sensação gerada pelas produções artísticas, construindo sua identidade pessoal e coletiva através destas vivências e construções.
Palavras-chave: Educação Infantil, Artes Plásticas, Interações.