65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES EM SÉRIES DE ENSINO FUNDAMENTAL BASEADAS EM ASTRONOMIA: CASA DA DESCOBERTA E PROJETO ERATÓSTENES.
Ana Beatriz Rodrigues da Silveira Lima - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense – UFF
Daisy Maria Luz - Profa. Dra. Orientadora,Diretora da Casa da Descoberta, Instituto de Física, UFF
Carolina Pinheiro da Silveira - Professora do Colégio Estadual Joaquim Távora - RJ
Ana Carolina de Souza Feliciano - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense – UFF
Bruna Brandão - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense – UFF
Luiz Felipe Santoro Dantas - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense – UFF
INTRODUÇÃO:
Esse projeto foi desenvolvido na Casa da Descoberta (CD), o Centro de Divulgação Científica da Universidade Federal Fluminense. Análises realizadas sobre aspectos do público visitante mostram que mais de 20% é composto por crianças de até 10 anos de idade.
Na CD os experimentos interativos são desenvolvidos para atender todos os visitantes, independente da faixa etária ou da escolaridade dos mesmos e os monitores, ao apresentar estes equipamentos, são orientados a adaptar a forma de interação e a linguagem de acordo com o interesse, a formação e a idade do visitante.
Como o nosso espaço físico é insuficiente para a criação de regiões específicas para as crianças, este trabalho está direcionado para utilizarmos os mesmos equipamentos para que crianças e adultos possam interagir de forma prazerosa e educativa, através de jogos e oficinas que utilizem os experimentos disponíveis. Esta forma de atuação é sugerida por Jorge Wagensberg, que afirma que as crianças desconfiam de um Museu específico para elas, como se os fatos apresentados em espaços exclusivamente infantis, fizessem parte de seu mundo de imaginação e não tivessem relação com a realidade.
Neste trabalho apresentamos os resultados obtidos na área de Astronomia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver experimentos e oficinas que permitam melhor divulgar a ciência para o público infantil. Iniciamos uma parceria entre a CD e três escolas públicas: o CIEP 239, a Escola Municipal Adelino Magalhães e o Colégio Estadual Joaquim Távora, com o objetivo de contribuir para formação continuada de seus professores, na área de Astronomia.
MÉTODOS:
A atividade principal da CD é divulgar a ciência através de experimentos lúdicos e interativos. A equipe de monitores, composta principalmente por alunos dos cursos de graduação de Física, Engenharias e Química, tem sentimentos opostos ao realizarem esta tarefa com os grupos infantis. Por um lado as crianças são consideradas como os grupos mais divertidos de conduzir pelo seu entusiasmo e curiosidade. Mas nossos alunos sentem-se despreparados devido ao menor tempo de concentração das mesmas e a escolha dos equipamentos e da linguagem mais adequados para formular os conceitos científicos.
No desenvolvimento deste projeto criamos e testamos oficinas e participamos, junto com as escolas públicas, do Projeto Eratóstenes. Este projeto é realizado por centros de ciência, clubes de astronomia e escolas da América Latina, reproduzindo o experimento idealizado por este sábio grego, onde através de medidas da sombra produzida por uma haste vertical determinamos o raio da Terra.
Antes das medidas propriamente ditas, foram oferecidas palestras sobre Astronomia, para os professores e sessões com o planetário inflável para os alunos. Realizamos também a atividade intitulada “Uma Noite na Casa da Descoberta”, onde oferecemos observações do céu com telescópios, oficinas e sessões do planetário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para as crianças oferecemos uma visita com uma menor duração, mostrando parte dos experimentos e terminando a visita com uma oficina. Facilitamos o acesso das mesmas aos equipamentos através de bancos, criando um ambiente de respeito e incentivo ao desenvolvimento da criatividade das mesmas.
Neste tema de Astronomia, já foram oferecidas duas oficinas: “Sombras no Mapa” e “Existem estrelas no Céu, de Dia?”. Estas oficinas possuem as seguintes características: (i) usar material de baixo custo, (ii) levar para casa e compartilhar com a família e amigos a nova descoberta, (iii) ser de fácil realização, (iv) ser realizada em um curto espaço de tempo e (v) estar associada a algum experimento existente na CD.
Na primeira delas são construídas varetas com massa de modelar, as quais são colocadas em diferentes posições de um globo terrestre, permitindo a comparação entre os tamanhos das sombras. Depois, utilizando um mapa da América do Sul e alfinetes, observa a diferença no tamanho das sombras geradas pelo alfinete quando o papelão está plano ou curvado.
O tema Astronomia é desenvolvido de forma multidisciplinar, envolvendo saberes de Física, História, Geografia, Artes, Língua Estrangeira e a utilização de recursos tais como redes sociais e Skype.
CONCLUSÕES:
Consideramos que alcançamos nosso objetivo de divulgar a ciência para as crianças, contribuindo para despertar a curiosidade e o interesse pela ciência desde cedo.
Observamos que é cada vez mais presente a preocupação com esta faixa etária nas atividades desenvolvidas pela CD. O atendimento está sendo realizado, assim como em outros centros e museus de ciência, por alunos de cursos de graduação nas áreas científicas sem formação pedagógica específica para o público infantil, o que dificulta não só a elaboração como a execução das atividades programadas.
Nas oficinas realizadas alcançamos nosso objetivo de interagir melhor com o público infantil, proporcionando maior interesse e participação das crianças. Outro aspecto observado são as conversas animadas entre elas sobre o que viram e gostaram, procurando desenvolver explicações para os fenômenos observados.
No Projeto Eratóstenes as crianças têm oportunidade de mesclar diferentes saberes, o que desperta interesse por diversas áreas da ciência, além de, proporcionar a interação entre crianças de diferentes lugares e culturas, através das redes sociais.
Palavras-chave: Ciência e Criança, Astronomia, Centros e Museus de Ciência.