65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
EFEITO DO TIPO ANSIOLÍTICO DO 3-4-FLUOROFENILSELENIL-2-5 DIFENILSELENOFENO NO TESTE DO CLARO-ESCURO EM CAMUNDONGOS
Suélen Osório Heck - Depto.de Ciências da Saúde - UFSM
Bibiana Mozzaquatro Gai - Depto.de Química - UFSM
Cristiani Folharini Bortolatto - Depto.de Química - UFSM
Cristina Wayne Nogueira - Depto.de Química - UFSM
INTRODUÇÃO:
A ansiedade é um dos distúrbios psiquiátricos mais prevalentes entre a população mundial, aproximadamente 10% dessa população é afetada por uma ou mais formas de transtornos de ansiedade incluindo ansiedade generalizada, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias ou estresse pós-traumático. Embora os benzodiazepínicos estejam entre a primeira linha de drogas ansiolíticas com benefícios conhecidos, seus efeitos colaterais são proeminentes e incluem sedação, relaxamento muscular, amnésia e dependência. Nesse sentido, é interessante a busca por novos compostos com propriedades ansiolíticas. Dentre estas moléculas destacam-se os selenofenos, uma classe de compostos orgânicos heterocíclicos contendo selênio, que têm atraído a atenção de pesquisadores. Recentemente foi demonstrado que o composto 3-4-fluorofenilselenil-2-5-difenil selenofeno (F-DPS) produz uma ação tipo antidepressiva em modelos experimentais de depressão e que esse efeito é mediado através de uma interação com o sistema serotoninérgico. No entanto, o potencial ansiolítico do composto F-DPS ainda não foi investigado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com base nas promissoras propriedades farmacológicas dos compostos selenofenos, o objetivo do presente estudo foi avaliar a possível ação ansiolítica da administração intragástrica (i.g.) de F-DPS no teste do claro-escuro em camundongos.
MÉTODOS:
Os experimentos foram conduzidos utilizando-se camundongos Swiss adultos machos, pesando entre 25 e 35 g. A fim de investigar o tempo máximo de efeito do tipo ansiolítico do composto F-DPS, os animais foram tratados com a droga na dose de 50 mg/kg, pela via i.g.. Após 15, 30 ou 60 minutos, os animais foram avaliados no teste do claro-escuro onde quantificou - se a latência para a primeira entrada no compartimento escuro, o número de cruzamentos entre os dois compartimentos e o tempo total gasto na parte clara da caixa.
Para o estudo do efeito dose-resposta, o F-DPS foi administrado nas doses de 1, 10 e 50 mg/kg (i.g.) e, 30 minutos depois, os animais foram avaliados no teste do claro-escuro. A fim de descartar o efeito do composto sobre a atividade locomotora, os animais foram testados usando um monitor de atividades, onde avaliou - se o número de cruzamentos, a distância percorrida, a velocidade média e o número de elevações durante um período de 4 minutos.
Os resultados foram analisados por meio de análise de variância (ANOVA) de uma via, seguido do teste de Newman-Keuls. Para essas análises, utilizou-se o programa estatístico GraphPad Prism Software. Valores de p menores que 0,05 foram considerados estatisticamente significantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O tratamento agudo com F-DPS (50 mg/kg, i.g.), administrado 30 minutos antes do teste, causou um aumento significativo na latência para a primeira entrada no compartimento escuro. Além disso, em todos os tempos de pré-administração, o F-DPS aumentou significativamente o tempo de permanência dos animais no compartimento claro, em comparação ao grupo controle. Nenhuma alteração no número de cruzamentos totais foi evidenciada, em nenhum dos tempos de pré-tratamento. Uma vez que o composto apresentou um efeito do tipo ansiolítico mais pronunciado no tempo de 30 minutos, este tempo foi escolhido para a realização da curva dose-resposta.
A análise estatística revelou que o composto, administrado 30 minutos antes do teste, aumentou de modo significativo a latência para a primeira entrada no compartimento escuro apenas na dose 50 mg/kg. Além disso, a partir da dose de 10 mg/kg, o composto foi capaz de aumentar significativamente o tempo de permanência dos animais no compartimento claro de maneira dose-dependente. O número de cruzamentos entre os compartimentos não foi alterado significativamente em nenhuma das doses testadas.
O tratamento com F-DPS não causou alteração significativa em nenhum dos parâmetros analisados quando os animais foram observados no monitor de atividades.
CONCLUSÕES:
No presente estudo, demonstrou-se que o F-DPS apresentou ação do tipo ansiolítica em camundongos avaliados no teste do claro-escuro. Além disso, os resultados obtidos indicam que o F-DPS não induz alterações locomotoras inespecíficas.
Juntos, estes resultados sugerem que este composto pode ser promissor no desenvolvimento de uma terapia efetiva para o tratamento da ansiedade. Entretanto, são necessários outros estudos para incrementar esta proposta e explorar o mecanismo envolvido na ação ansiolítica do F-DPS.
Palavras-chave: ansiedade, selenofenos, teste do claro-escuro.