65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
TURISMO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS, MARANHÃO.
WELLINGTON ROMÃO OLIVEIRA - Graduando do Curso de Geografia - UECE
LUZIA NEIDE MENEZES TEIXEIRA CORIOLANO - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Geografia - UECE
INTRODUÇÃO:
As Unidades de Conservação (UCs) têm significativa relevância na manutenção do equilíbrio ambiental e pesquisa cientifica, sendo essas áreas protegidas pelo poder público a partir de legislações específicas. A lei federal nº. 9.985/00 define duas categorias de manejo de UCs: as de Uso Sustentável e as de Proteção Integral. Na última categoria estão inseridos os Parques Nacionais - PARNAS. Criado em 2005, o PARNA da Chapada das Mesas localizado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no Sul do Maranhão. Sua criação tem como objetivo preservar ecossistemas naturais que possuem grande relevância ecológica, além da beleza cênica, possibilitam a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, e recreação em contato com a natureza através do turismo ou ecoturismo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa é analisar a atividade turística na área do PARNA da Chapada das Mesas e entorno, levando em consideração os impactos que a atividade gera, a partir dos atrativos visitados e analisadas as especificidades dos mesmos.
MÉTODOS:
Optou-se por uma metodologia critica que não fique na mera descrição, mas busque as determinações, conheça os conflitos e contradições. Inicialmente o levantamento bibliográfico deu o suporte teórico para a análise do empírico, considerando as categorias turismo, relação sociedade-natureza e Unidades de Conservação. O trabalho de campo foi essencial para chegar ao levantamento de alguns questionamentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apesar de criado em 2005, o Parque ainda não possui plano de manejo, o conselho consultivo está formado, mas ainda não tomou posse. As regulamentações fundiárias ainda não foram implementadas, famílias continuam a morar dentro da área do PARNA e a realizar atividades normalmente, entre estas a atividade turística. Maior parte dos atrativos na área encontra-se dentro de propriedades particulares, sendo assim, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, não tem como restringir o acesso, só realiza a fiscalização para que novas áreas não sejam exploradas. A principal ação do ICMBio é a prevenção e combate a incêndios na área do PARNA.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a partir da criação do plano de manejo e feitas as regulamentações fundiárias, pode haver maior controle por parte dos órgãos competentes, minimizando os impactos decorrentes do uso indevido seja pelos residentes ou turistas.
Palavras-chave: TURISMO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, CHAPADA DAS MESAS.