65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CRIATIVO E SENSÍVEL NO RESGATE DE MEMÓRIAS AGRADÁVEIS E DESAGRADÁVEIS
Priscylla Renata Fernandes Nogueira - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Luiza Jamila Silva da Costa - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Livia Pinheiro Mesquita - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Jordana Rodrigues Moreira - Universidade Estadual do Ceará - UECE
Ana Claudia de Souza Leite - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Enfermagem - UECE
INTRODUÇÃO:
Os estudos desenvolvidos para a produção de tecnologias de avaliação da dor tem se expandido enormemente no Brasil e no mundo. O processo criativo é essencial para a inovação tecnológica na área de saúde. A Enfermagem adquiriu, ao longo dos anos, novas formas de abordagem ao paciente, devido ao aumento do número de estudos os quais ressaltam a importância da mudança da forma de lidar com os pacientes. Os enfermeiros são profissionais com grande responsabilidade na avaliação da dor, pois estes possuem conhecimento científico que permite a realização da mesma. A dor é hoje conceituada como um fenômeno complexo e multifatorial, que envolve aspectos orgânicos e psicossociais. Para os profissionais de saúde, a expressão da dor de um paciente é relevante para o estudo e acompanhamento do quadro álgico, posto que este sintoma é multidimensional e subjetivo, existente quando o paciente diz que a possui. Dentre os métodos utilizados pela enfermagem, tem-se o método criativo e sensível, que utiliza a arte. Ela é veículo importante para a comunicação e a expressão, principalmente quando as palavras não são suficientes. Logo, tem sido utilizado na área de saúde para identificar reações a sofrimentos internos, identificar crenças, sentimentos, atitudes e representações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se identificar experiências agradáveis e desagradáveis por meio da criação de formas em argila já vivenciadas ou presentes em videntes.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo qualitativo, pois utilizou-se análise subjetiva de relatos dos participantes. É um recorte da Pesquisa intitulada “Tecnologia Multidimensional para Avaliação Tátil da Percepção da Dor Crônica - Estudo experimental sobre as respostas nociceptivas de mecanoreceptores à estimulos táteis da textura”. Foi realizada uma oficina de criação coletiva com 14 acadêmicos de Enfermagem da UECE. No momento da oficina, foi solicitado aos participantes para vendar os olhos e depois formar objetos agradáveis e desagradáveis, de acordo com suas memórias. Foi possível analisar as emoções vivenciadas pelos sujeitos durante um momento de criação, ao formar, com os olhos vendados, objetos com argila que representassem experiências agradáveis e desagradáveis. A dinâmica foi filmada e foi realizada uma análise das falas dos sujeitos. Para esta dinâmica, utilizou-se o método criativo e sensível. Ao analisar o valor da criatividade e sensibilidade em um método de pesquisa, considera-se o que o sujeito é um ser pessoal e social ao mesmo tempo, portanto a sua subjetividade se manifesta no coletivo. O método criativo e sensível tem suas bases fundadas na tríade: discussão de grupo, observação participante e dinâmicas de criatividade e sensibilidade/ produção artística.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pela análise das falas dos sujeitos, percebeu-se que a liberdade é uma sensação agradável bastante relatada pelos sujeitos, sendo relatada por quatro participantes, seguido da espiritualidade, representada aqui através dos relatos de lembrança do amor pela família e a fé, representada por objetos como coração, casa, pássaro, borboleta. Em relação à sensação desagradável, muitos dos sujeitos criaram objetos que remetem à memória de um ente querido, como uma cruz, uma face triste e um túmulo. A dor é um sentimento sempre associado à perda, a uma lembrança de trauma, ou a outro momento de tristeza na vida dos sujeitos. Os relatos dos sujeitos emanaram diversas interpretações e manifestações da dor, mostrando que ela não tem apenas causa somática, mas psíquica. Isso é importante quando se está cuidando de pessoas. As memórias agradáveis, em sua maioria, remeteram a momentos bons vividos junto à família, ou relacionados a alguma conquista durante a vida. Estas foram representadas pelo coração, elementos da natureza, muitos associados à sensação de liberdade e ao sentimento amor. Essa experiência representou uma vivência única para cada participante, que pôde manifestar seus sentimentos e revelar momentos desagradáveis e prazerosos, e torná-los palpáveis e visíveis.
CONCLUSÕES:
De acordo com os relatos dos pesquisados, conclui-se que fatores como a dor da perda e da ausência são importantes no tocante à avaliação da saúde pelo enfermeiro, principalmente porque esta é uma profissão que tem como objetivo promover o cuidado integral. Na experiência dolorosa, a interpretação do fenômeno é individual, até mesmo por isso, que enfatizamos ser algo subjetivo, pertencente à individualidade de cada um. Os objetos formados e as justificativas relatadas representavam, subjetivamente, sensações desagradáveis e prazerosas: medo, tristeza, saudade, felicidade, sentimentos que foram resgatados desde lembranças da infância até a vida adulta. Dessa forma, é revelada uma nova estratégia de cuidado, que pode atender à suas necessidades emocionais e afetivas dos pacientes, como uma técnica que se afasta de intervenções de enfermagem rotineiramente empregadas.
Palavras-chave: Arteterapia, Dor, Grupo operativo.