65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
POLÍTICAS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA E. M. DE 1º GRAU PROFESSOR AMAURI RIBEIRO DA SILVA – BARAÚNA/ RN
Cierneide Freitas Alves - IFRN
Márcia Maria Andrade De Assis - IFRN
Marcos Atenildo Gomes Nogueira - ULGT
Sale Mário Gaudêncio - UFPB
INTRODUÇÃO:
Apresenta as temáticas políticas e programas de desenvolvimento da escola pública, fomentados pelo Governo Federal, especificamente a Escola Municipal de Primeiro Grau Professor Amauri Ribeiro da Silva de Baraúnas/ RN. De modo a descrevê-los e analisá-los como inerentes a reflexão e ação de sua implantação e desenvolvimento junto aos agentes educacionais. Fundamentamos nossa pesquisa nas contribuições de Libâneo (2003); Paro (2008) Salerno (2007) Compreendendo que nossa história é demarcada por avanços e retrocessos em nossas conquistas sociais que refletem em nosso sentido político, sendo nosso conceito de educação atrelado as nossas concepções ideológicas, destacamos a apropriação do saber como valor universal e um direito inquestionável de todas as camadas sociais. Embasados no FNDE, como também no P.P.P. da escola referida, discorremos nosso construto por meio de entrevistas como instrumento de análise junto a equipe gestora, tendo em vista um melhor aproveitamento e desenvolvimento do que nos é oferecido como direito, que nos permita um ensino público de boa qualidade que de acordo com a LDB- Lei de Diretrizes e Bases tem-se tentado favorecer uma legislação que se aproxime da população brasileira, sendo justa e equânime.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Ampliar a discussão em torno da melhoria educacional por meio dos programas e políticas públicas, na rede de ensino, junto a seus agentes. Suscitando um conhecimento mais aprofundado e consequentemente uma melhor aplicação desses recursos, observando assim a postura gestora frente a essa realidade administrativa e pedagógica.
MÉTODOS:
Constituem a metodologia instrumentos como: Pesquisa bibliográfica e entrevista elaborada a partir do conhecimento, implantação e desenvolvimento dos programas oficiais do Governo Federal de financiamento a educação básica. O universo da pesquisa é a Escola Municipal de Primeiro Grau Professor Amauri Ribeiro da Silva de Baraúnas/ RN e o público alvo os Gestores da mesma escola (Direção e Supervisão) que são denominados pelas siglas G1 (Gestor 01: Diretor); G2 (Gestor 02: Vice diretor); G3 (Gestor 03: Supervisor). O cronograma de execução respeitou, respectivamente, aos seguintes ações: Orientações para pesquisa do trabalho, como fundamentação teórica e caracterização da pauta da entrevista; aplicação das entrevistas aos gestores; Tabulação e análise dos dados; estruturação e sistematização da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a tabulação e a análise dos dados, percebe-se uma convergência de entendimento quanto aos programas existentes na escola conforme as respostas dos gestores, porém, percebe-se uma visão minimizada em alguns desses programas quando se ressalta um elemento isolado sem a pertença ao programa. Nota-se que o primeiro gestor avaliou os programas de forma técnica, porém com algumas incoerências, já o segundo e o terceiro gestor apresentam semelhanças em suas falas, abordando a apresentação prática dos programas. O gestor 1 aborda a importância dos programas com insatisfação quanto a execução. O gestor 2 não apresentou sua resposta. Entretanto, o terceiro aborda de forma clara e objetiva. Percebe-se que há uma dificuldade em identificar o desenvolvimento dos programas, dadas a respostas do gestor 1, gestor 2 e gestor 3. Não há domínio na apropriação dos termos adequados, em se tratando das nomenclaturas, como também, quanto às ações concernentes aos programas. Entende-se que há uma intenção dos três gestores mostrarem através de suas falas que a participação dos membros da escola no desenvolvimento desses programas estão sendo trabalhadas, mesmo que haja um entendimento dissociado quanto algumas questões da pesquisa.
CONCLUSÕES:
Esse trabalho desencadeou em nós, uma série de questionamentos, especialmente no processo de planejamento, supervisão, controle, execução e avaliação, que por sua vez, está ligado a um modelo de gestão que deve primar pela eficiência, eficácia e efetividade organizacional de uma instituição. Concluímos que é cada vez mais nítida a necessidade da equipe ter conhecimento do todo organizacional. É predicado de uma gestão conhecer as particularidades dos programas e políticas educacionais. Entretanto, é também de suma importância, que a equipe gestora encontre as condições viáveis para fazer com que, ela e todo o corpo técnico, docente e a comunidade, tenham conhecimento das ações que ocorrem na unidade educacional. Assim, o sucesso de toda e qualquer ação educativa se dará pelo envolvimento de todos que estão ligados ao processo de ensino e aprendizagem, seja qual for o seu nível funcional ou colaborativo. Como recomendação aos gestores e demais interessados nessa temática, sugerimos que não olhem para essas iniciativas governamentais como “cartilhas fechadas” ou “pacotes intransponíveis” obstantes da realidade educacional. A nobreza do compromisso está intimamente atrelada ao envolvimento e sentimento de pertença no desejo de empreender
Palavras-chave: Políticas educacionais, Programas educacionais, Gestão escolar.