65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
O BLOG COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS
Mayara Cruz Albuquerque - Universidade Estadual do Ceará
Maria Valdenia da Silva - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Letras - FECLESC
INTRODUÇÃO:
Os blogs tornaram-se um dos possíveis caminhos para aqueles que procuram na web mais uma forma de contato com o texto literário. As características de acessibilidade e gratuidade contribuíram para a proliferação de blogs, culminando no que se pode chamar de "blogosfera literária", ou seja, um mundo de blogs que se interligam com o objetivo de discutir e difundir literatura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O nosso objetivo no presente trabalho é relatar as experiências com a oficina de leitura "Literária na Tela" realizada na Escola de Ensino Fundamental José Jucá, localizada no município de Quixadá, no período de 26 de setembro a 07 de novembro de 2011, com carga horária de 60 h/a.
MÉTODOS:
Utilizou-se como ferramenta o blog "Leituras Temperadas", criado em 2010, o qual fazia parte do projeto de pesquisa "A formação de leitores no ciberespaço", que envolvia o planejamento e a execução das atividades de leitura por meio da construção e funcionamento de um blog com textos literários. A metodologia se deu através da leitura e discussão de textos literários postados no blog, como também da escrita de comentários na própria ferramenta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos responderam de forma positiva as oficinas, alguns relataram no questionário de avaliação que as oficinas melhoraram a sua "compreensão dos textos literários".
CONCLUSÕES:
Com esta experiência, podemos concluir que o ciberespaço pode ser uma grande instrumento para a formação de leitores, pois os alunos já estão inseridos no mundo virtual e adoram estar conectados. Para a abordagem teórica do presente relato utilizou-se os estudos de Lucas (2001), Jaus (1979), Lévy (1999), dentre outros.
Palavras-chave: blog, literatura, formação de leitores.