65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA: O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Dayana Junqueira Ayres - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Francine Alves Gonçalves - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Paloma Maraisa Oliveira Carmo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Denise Aparecida Brito Barreto - Profa. Dra./ Orientadora - Depto.de Estudos Linguísticos e Literários – UESB
INTRODUÇÃO:
Estudos têm discutido a relevância do trabalho com gêneros em sala de aula, fundamentada em parte na teoria dos gêneros discursivos de Bahktin (1997) e releituras realizadas por outros autores, tais como Marcuschi (2008), Dolz et al (2004) e Lopes-Rossi (2011). Este trabalho justifica-se pela necessidade imprescindível de práticas letivas que criem condições para que os alunos possam “apropriar-se de características discursivas e linguísticas de gêneros diversos, em situação de comunicação real” (LOPES-ROSSI, 2011, p.71) e para tanto, esperamos que o projeto desenvolvido motive profissionais da área a elaborarem novos projetos nessa perspectiva.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com base nas discussões realizadas por esses autores, o presente trabalho tem por objetivo expor como ocorre o procedimento sequências pedagógicas e de que forma essa metodologia contribui para o ensino/aprendizagem de leitura e escrita em sala de aula.
MÉTODOS:
Tendo em vista o conceito de sequências didáticas, buscou-se a elaboração de um projeto pedagógico a ser aplicado que tivesse em vista a leitura e a produção escrita de gêneros discursivos – o gênero selecionado para leitura e apreensão das características foi o gênero receita culinária: os alunos apreenderam as características do gênero por meio de leituras de livros de receita e também prática, onde foram levados a colocarem a “mão na massa” e a fazerem a receita Biscoito de Trigo. Após esta etapa, eles produziram textos de receita, no entanto, estes foram retextualizados para o gênero receita poética. O projeto foi aplicado numa escola da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista – BA, numa turma de 7º ano com 28 alunos frequentes e teve por base o esquema, das etapas de desenvolvimento de projetos pedagógicos, realizada por Lopes-Rossi (2011, p.72). Após a aplicação do projeto fez-se uma entrevista com 5 (cinco) dos alunos envolvidos nas sequências didáticas e buscou-se apreender em que medida a atividade realizada contribuiu para o aprendizado desses alunos e como é trabalhar com um gênero que considera uma situação real de produção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho desenvolvido em sala de aula com base nas sequências didáticas proporcionou, conforme previa Lopes-Rossi (2011, p.71), “o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de leitura e produção textual”. Os alunos relatam, de modo geral, que o primeiro contato com as atividades é fundamental para conhecer o gênero trabalhado e a sua funcionalidade; afirmam que ao serem inseridos em práticas reais de produção o aprendizado torna-se mais prazeroso – o que de certa forma, contribui para ativação dos conhecimentos no momento da produção escrita. Além disso, eles relatam sobre a satisfação e orgulho que sentem ao verem suas produções divulgadas ao público, ou seja, reunidas em livro que foi posto na biblioteca da escola a fim de que toda comunidade escolar tivesse acesso.
CONCLUSÕES:
O objetivo desse trabalho foi expor como se dá o procedimento sequências pedagógicas e de que forma essa prática pedagógica contribui para o ensino/aprendizagem em sala de aula por meio de um projeto pedagógico desenvolvido e aplicado numa escola do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A aplicação do projeto, com base nas sequências didáticas, e o relato dos alunos esclarecem o quanto as atividades propostas contribuem para o aprendizado dos mesmos, que conseguem apreender de forma significativa o uso e as funções do gênero receita e do gênero poema e como se dá a escrita e circulação social desses textos.
Palavras-chave: Gêneros textuais, Ensino, Sequências didáticas.