65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
ANÁLISE DOS ADITIVOS ALIMENTARES ENCONTRADOS NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE REFRESCOS INSTANTÂNEOS EM PÓ DE UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL, NO MUNICÍPIO DE ALEGRETE – RS.
Diego Emerson Bruno Correia - Graduando em Tecnologia em Agroindústria no Instituto Federal Farroupilha, IFF.
Maria Fernanda da Silveira Cáceres de Menezes - Profª. do Curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal Farroupilha
Talita Diogo Vasconcelos3 - Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Fortaleza, UNIFOR.
Sabrina de Oliveira Garcia - Graduanda em Tecnologia em Agroindústria no Instituto Federal Farroupilha, IFF
INTRODUÇÃO:
Em virtude do desenvolvimento tecnológico, é vasto o número de substâncias químicas empregadas no decorrer de todo o processo de produção de alimentos. A indústria alimentícia passou a utilizar um grande número de aditivos visando especialmente à conservação dos alimentos. Em geral, melhorar e manter a qualidade, aprimorar o valor nutricional, fornecer e aperfeiçoar a funcionalidade, facilitar o processamento e a aceitação do consumidor são consideradas funções aceitáveis dos aditivos alimentares. Para conservar e tornar os preparos para refresco visivelmente mais atraentes são adicionados a eles diversos aditivos químicos que, sob o ponto de vista tecnológico, são de grande importância para as indústrias, pois além de aumentarem a estabilidade dos refrescos, fornecem condições essenciais ao seu processamento e industrialização. No Brasil, as indústrias estão incluindo aditivos para a elaboração de diferentes tipos de produtos alimentícios, dentre eles o refresco em pó. Este trabalho teve por objetivo verificar quais os aditivos estão presentes em 10 diferentes refrescos em pó comercializados em um estabelecimento no município de Alegrete-RS.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento dos aditivos alimentares utilizados na produção de refrescos em pó. Por meio da análise da composição dos aditivos presentes em 10 marcas, realizada em um estabelecimento comercial do município de Alegrete-RS, foi possível identificar um total de 20 aditivos alimentares. Demonstrando a necessidade e importância da utilização destes nesse produto.
MÉTODOS:
Esta pesquisa é de natureza quantitativa, traduzem em números as informações coletadas a partir da rotulagem de dez diferentes marcas de refrescos instantâneos em pó obtidos do comércio de Alegrete - RS. O universo deste estudo é composto por vinte aditivos alimentares, encontrados na composição química de dez refrescos instantâneos em pó, de acordo com suas respectivas embalagens. Cada produto foi identificado por uma letra do alfabeto (a, b, c, d, e, f, g, h, i, j), com o intuito de manter em sigilo as empresas produtoras dos refrescos que participaram desta pesquisa. O período de coleta de dados foi realizado no mês de janeiro de 2013, em um estabelecimento comercial localizado no centro da cidade de Alegrete – RS. Primeiramente o buscou-se o conhecimento de todas as marcas dos refrescos comercializados naquele estabelecimento. Em seguida, foi feito levantamento dos aditivos utilizados na fabricação dos refrescos utilizados nesta pesquisa. Concluída a fase de coleta de dados, teve início à organização e análise do material para obtenção dos resultados. A incidência com que apareceram os aditivos nos refrescos foi transformada em porcentagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi encontrado na composição de 10 refrescos em pó, um total de 20 aditivos alimentares. Os mais utilizados foram ácido cítrico, aspartame, acessulfame – k, citrato de sódio, dióxido de titânio e fosfato tricálcico, cada um em 100% da amostra. Identificaram-se também os seguintes aditivos: goma xantana em 80% carboximetilcelulose em 70%, ácido ascórbico, amarelo crepúsculo, ciclamato de sódio, e tartrazina em 60% da amostra; sacarina em 50%; azul brilhante em 20% e ácido fumárico, beta caroteno, dioctil sulfoccinato, cúrcuma, natural caramelo, vermelho 40 em 10% das amostras. Dos aditivos alimentares encontrados, foram identificadas nove classes: edulcorantes, corantes, antioxidantes, umectantes, acidulantes, antiumectantes, estabilizantes, espessantes, reguladores de acidez. O período de coleta de dados ocorreu no mês de janeiro de 2013, em um estabelecimento comercial, na cidade de Alegrete – RS. Buscou-se o conhecimento de todas as marcas de refresco comercializado naquele estabelecimento. Em seguida, foi feito o levantamento dos aditivos utilizados na fabricação dos refrescos em pó utilizados nesta pesquisa. Concluída a fase de coleta de dados, iniciou-se à organização e análise do material para a obtenção dos resultados, os quais foram apresentados em porcentagem conforme a sua incidência nos refrescos em pó.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que o uso de aditivos alimentares nos refrescos instantâneos em pó é fundamental devido à sua contribuição para a qualidade e melhoria das características organolépticas do produto, visando aumentar sua aceitação no mercado consumidor. Diante disso, percebemos que os refrescos instantâneos em pó, é um produto que necessita de ingredientes em sua composição que não os descaracterize, conferindo-lhe características adequadas.
Palavras-chave: refresco, instantâneo, aditivos.