65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
Comportamento luminescente de um complexo inédito contendo íons Eu3+
Thaís Meira Menezes - Estudante do curso de Licenciatura em Química – DQ – UFRPE
Maryene Alves Camargo - Docente/pesquisador do Departamento de Química Fundamental – CCEN – UFPE
INTRODUÇÃO:
O estudo de complexos contendo íons lantanídeos destinados a sua aplicação luminescente tem sido amplamente desenvolvido, pois consiste num relevante avanço na área de materiais no tocante à preparação de Dispositivos Moleculares Conversores de Luz (DMCL). Estes dispositivos tem a função de demonstrar luminescência sob determinadas condições, que ocorre via conversão de energia, onde os ligantes atuam eficientemente como “antenas”, captando energia na região ultravioleta e transferindo essa energia para o íon lantanídeo, sendo possível observar emissão de luz na região do visível. Sendo assim, estes complexos podem atuar como sensores químicos luminescentes, amplificadores ópticos poliméricos, lasers, diodos emissores de luz (OLED’s), entre outros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho consiste no estudo luminescente de um complexo contendo íons európio calculando o seu rendimento quântico absoluto, a fim de verificar uma possível atividade do composto como sonda luminescente.
MÉTODOS:
A 0,08g do ligante H2L2 (2,5-bis{[(2-hidroxibenzil)(2-piridilmetil)amino]-metil}-1,4-dimetoxibenzeno), pré dissolvido em 30 mL de acetonitrila, adicionou-se uma solução metanólica de nitrato de európio - Eu(NO3)3.6H2O (0,2734g, 0,5 mmol). Deixou a mistura resultante em agitação e aquecimento a 40°C durante 2 horas. No fim da reação, se observou um precipitado branco em suspensão o qual foi separado da mistura por filtração. Após alguns dias adicionou-se 10 mL de água à mistura ocasionando a precipitação de um sólido branco o qual foi separado. O complexo foi caracterizado por espectroscopia de infravermelho e análise termogravimétrica (TGA), onde a estrutura proposta para o complexo apresenta concordância com os resultados das análises. Para realizar o estudo luminescente do complexo, o espectro de excitação foi registrado à temperatura ambiente, na faixa entre 250 nm e 450 nm com emissão monitorada na transição hipersensível do íon európio (613 nm). A leitura do espectro de emissão (615 nm) se fez fixando o comprimento de onda de excitação em seu pico de máxima intensidade. Para os estudos de rendimento quântico utilizou-se a metodologia de esfera integradora descrita na literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A estrutura proposta para a molécula consiste num íon európio coordenado ao ligante polidentado H2L2, com a presença de 2 contra-íons nitrato e 1 água coordenada em sua primeira esfera, tendo como fórmula a seguinte representação: [EuL2(H2O)](NO3)2. O espectro de excitação apresentou um pico de máxima intensidade em 321 nm. O espectro de emissão evidenciou bandas relativas às transições f-f do íon európio (5D07F1, 2, 3, 4), também foi possível verificar a presença de um pico com máxima intensidade de emissão em 615 nm referente à transição hipersensível do íon európio 5D07F2. Tais resultados indicam a possível transferência de energia intramolecular do ligante para o lantanídeo. No rendimento quântico do complexo obteve-se um valor de 8,73, valor satisfatório se comparado com complexos de íon európio contendo ligantes similares descritos em literatura.
CONCLUSÕES:
O novo complexo de íons Eu3+ obtido apresenta interessantes propriedades luminescentes o que faz do mesmo um promissor agente luminescente.
Palavras-chave: európio, luminescente, complexo.