65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CONFECÇÃO DE DESENHOS E MODELOS NAS AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA COMO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DO PIBID
Geraldo Espíndola Sarmento Neto - Curso de Licenciatura em Ciências Biológica – UFPE
Augusto Tiago de Azevedo Moraes - Curso de Licenciatura em Ciências Biológica – UFPE
Débora Teixeira de Carvalho - Curso de Licenciatura em Ciências Biológica – UFPE
Quézia Leila Barbosa Jesus - Curso de Licenciatura em Ciências Biológica – UFPE
Wanessa Maria de Almeida Santos - Curso de Licenciatura em Ciências Biológica – UFPE
Isaíras Pereira Padovan - Profa. Dra. / Orientadora – Dept. de Histologia e Embriologia – UFPE
INTRODUÇÃO:
O ensino da biologia pode ser trabalhado de diversas maneiras, tanto na educação básica quanto na superior, para atender, de forma mais fácil, dinâmica e específica, toda uma gama de alunos, inclusive aqueles portadores de necessidades especiais. A equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFPE - Biologia, desenvolveu estratégias para o desempenho de atividades práticas, visando complementar as aulas teóricas, que foram registradas no livro - PIBID SEMENTES DE ESPERANÇA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS (PADOVAN e col.,2010). Diversas são as formas de linguagem utilizadas para comunicar e passar o conhecimento, expor opiniões e pensamentos (VIGOTSY, 1991). Dentre as várias modalidades já utilizadas, o desenho tem sido muito útil, prático, econômico e rápido para o aluno fixar conceitos e demonstrar sua compreensão sobre o que está sendo transmitido, partindo-se de observações microscópicas ou “in vivo”. Para os alunos portadores de deficiência visual, ou na ausência de microscópios ópticos, o desenho é substituído por modelos tridimensionais, feitos com massa de biscuit, com base nas imagens dos microscópios, óptico, as fotomicrografias e eletrônico, as eletromicrografias. A comprovação da eficiência da técnica também pode ser avaliada e quantificada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar a eficácia da utilização do desenho em aulas práticas de biologia. Garantir o aprendizado do aluno com aproveitamento sobre o assunto abordado. Diversificar as formas de trabalho em uma aula prática de biologia.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido em uma das escolas públicas participantes do PIBID, onde foram selecionadas duas turmas do ensino médio (1º ano A com 27 alunos e o 1º ano B com 25 alunos). Levamos cada turma ao laboratório de biologia da escola em seus respectivos horários de aula. A cada turma foi dada a aula prática sobre histologia, onde estavam expostas nos microscópios ópticos, as preparações com alguns cortes histológicos dos órgãos em estudo. Sendo que, na turma do 1º ano A, foi dado como exercício uma folha de papel para que eles desenhassem uma parte de cada amostra daquela que estava sendo exposta. Na turma do 1º ano B não foi desenvolvido o trabalho do desenho. Posteriormente, após a aula prática de cada turma e cada assunto, foi aplicado um mesmo questionário avaliativo para as duas turmas correspondente a aula prática. A análise comparativa desses questionários revelou o aproveitamento de cada aluno de acordo com o assunto ministrado e o exercício do desenho. Ficou acordado que acima de 6,0 o aluno teria conseguido aproveitar a aula prática e abaixo, ele não obteria esse sucesso. Então a partir disso queríamos observar se o desenho faria com que ele conseguisse um melhor aproveitamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a resolução dos questionários pelos alunos todos foram corrigidos, avaliados e separados de acordo com a turma e o exercício que foi feito na aula prática. Foi notável a eficácia dos desenhos nas aulas em que os mesmos foram realizados. Os alunos do 1º ano A tiveram notas superiores se comparado as dos alunos do 1º ano B. Os alunos do 1º ano A tiveram uma média de 8,4 mesmo tendo sido descartadas as duas notas mais altas, já que a turma do 1º ano A estava em maior quantidade. A turma do 1º ano B teve uma média de 7,3. As médias das duas turmas demonstram que os alunos conseguiram melhor aproveitamento das aulas práticas. Ficou claro que a turma do 1º ano A teve maior facilidade com o questionário devido ao auxilio dos desenhos, que ajudaram, além do aprendizado e fixação do conteúdo, a memorização das estruturas estudadas. Tais resultados sugerem que, os alunos, a partir dos desenhos, vão criar uma visão e pensamento sobre aquelas estruturas, facilitando o seu entendimento e formando conceitos mais precisos sobre o que cada um estudou e desenhou, podendo assim refletir nas notas obtidas após esse exercício, corroborando as observações de DERDYK (2003).
CONCLUSÕES:
Pudemos constatar que os objetivos do trabalho foram alcançados, de maneira que foi possível afirmar que os desenhos tiveram um papel de grande importância para o conhecimento, compreensão e fixação dos assuntos trabalhados nas aulas de biologia. Através dele é que foi possível obter um maior aproveitamento do assunto que foi abordado. E claro, a biologia é uma área muito complexa, então é necessário à diversificação de métodos para repassar os conteúdos programados de forma que o aluno aproveite o máximo do que foi ensinado. E o desenho é uma forma agradável, diferente e de baixo custo para obter um bom rendimento dos alunos.
Palavras-chave: Linguagem, Exercício, Conteúdo.