65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Micro-lixo: descarte inadequado de bitucas de cigarro, uma amostragem dos hábitos dos fumantes analisados em 3 bairros da cidade de São Paulo/SP.
Diego Moreira de Souza - ETEC Guaracy Silveira, Centro Paula Souza - São Paulo
Enzo Patrício Vichietti - ETEC Guaracy Silveira, Centro Paula Souza - São Paulo
Fábio Baena dos Santos - ETEC Guaracy Silveira, Centro Paula Souza - São Paulo
Moara Souza Barreira - ETEC Guaracy Silveira, Centro Paula Souza - São Paulo
Pedro da Rocha Lucas Bueno - ETEC Guaracy Silveira, Centro Paula Souza - São Paulo
Maria de Lourdes Silva Serodio - Profa. Dra./Orientadora - ETEC Guaracy Silveira, Centro Paula Souza - São Paulo
INTRODUÇÃO:
O homem, ao decorrer de sua história, altera o meio em que vive e o adapta as suas necessidades momentâneas. Esta alteração, além de gerar o produto final esperado, acaba originando resíduos, que nada mais são do que as sobras deste processo, nascendo assim o lixo. O problema em questão não é a extinção do lixo, já que todo o processo de transformação do meio ambiente gera algum tipo de resíduo, mesmo este sendo mínimo (WALDMAN, 2010) Uma simples bituca, guimba, toco, ponta ou filtro de cigarro pode parecer ridículo perto de outras fontes que poluem uma paisagem urbana. Mas é impressionante o número de restos de cigarro que podem ser encontrados rolando livremente nas calçadas de ruas e avenidas de grandes metrópoles.
Boa parte destes consumidores de tabaco, ao descartar de forma inadequada uma bituca que pesa 0,4g, acabam gerando toneladas deste micro lixo. Este problema adquire dimensões ainda maiores se levar em conta que uma bituca leva, em média, cinco anos para se decompor no meio ambiente (NAPOLI, SIEBRA, GEISHOFER, 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo analisar o comportamento dos fumantes em relação ao modo como descartam suas bitucas em vias públicas da cidade da cidade de São Paulo, e se a organização e responsabilidade de um bairro, pode influenciar os atos de um fumante, e o levantamento do conhecimento das consequências negativas que este ato causa, tanto no meio urbano como em qualquer outro ambiente.
MÉTODOS:
Foram aplicados cento e cinquenta questionários em três bairros da cidade de São Paulo: Jardins, Pinheiros e Campo Limpo, sendo distribuídas porta-bitucas cedidos pela empresa Recicleiros, parceira do grupo durante o trabalho. Foi realizada também, coletas de bitucas nos 3 bairros para posterior pesagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O bairro de Pinheiros apresentou uma estimativa de 720 bitucas, seguidas de 631 do Campo Limpo e 559 do bairro dos Jardins. Com relação ao questionário não houve muita diferença nos resultados analisados, sendo que isso pode ter ocorrido pelo fato do questionário ter sido realizado com pessoas que passavam pelo local, podendo não ser morador do bairro. Mas observou-se maior quantidade de bitucas coletadas no bairro de Pinheiros, podendo este resultado estar relacionado por ser um bairro comercial e de passagem para utilização de ônibus e metrô. O Jardins por ser um bairro residencial de classe alta e possuir estabelecimentos voltados para uma clientela seleta, pode ter medidas ambientais melhores implementadas. As bituqueiras foram observadas em maior número nesse bairro.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que a organização do local e a responsabilidade social interferem no comportamento inadequado do fumante ao descartar suas bitucas, que também é influenciado pela falta de educação ambiental em relação aos problemas causados pelo descarte inadequado das bitucas.
Palavras-chave: bituca de cigarro, micro lixo, bituqueira.