65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
POÉTICAS DE UMA NAÇÃO: CANTOS E ENCANTOS
Daniela paula de Lima Nunes Malta - Secretaria de Educação de Serra Talhada - Col. Mul. Cônego Tôrres
Adriana Pessoa F. de Souza - Secretaria de Educação de Serra Talhada - Col. Mul. Cônego Tôrres
Auda Maria de Souza Godoy - Secretaria de Educação de Serra Talhada - Col. Mul. Cônego Tôrres
Cláudia Aguiar - Secretaria de Educação de Serra Talhada - Col. Mul. Cônego Tôrres
Josecleide Bezerra Barros - Secretaria de Educação de Serra Talhada - Col. Mul. Cônego Tôrres
Maria Enide de Melo Santos - Secretaria de Educação de Serra Talhada - Col. Mul. Cônego Tôrres
INTRODUÇÃO:
O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda. Os princípios teóricos que norteiaram este projeto literário, estão pautados na teoria sócio-interacionista da linguagem. Para Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano: ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal. Os indivíduos não recebem pronta para ser usada; eles penetram na corrente da comunicação verbal; ou melhor, somente quando mergulhamos nessa corrente é que sua consciência desperta e começa a operar.(...) Os sujeitos não adquirem sua língua materna: é nela e por me o dela que ocorrer o primeiro despertar da consciência. ( Bakhtin.1992,) O trabalho poético para Bakhtin está inteiramente interelacionado ao contexto social,” O poeta, afinal, seleciona palavras não do dicionário, mas do contexto da vida onde as palavras foram embebidas e se impregnaram de julgamentos de valor” (Bakntin, apoud Freitas, 1992, p. 127). Assim, os gêneros discursivos, por mobilizarem diferentes esferas da atividade humana, representam unidades abertas da cultura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• Despertar o interesse pela literatura por meio das letras de músicas cívicas; • Despertar o prazer pela leitura literária • Perceber a especificidade da linguagem poética em contraposição a de outros tipos de textos; • Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas;
MÉTODOS:
A emoção flui em cada ser humano de forma diferente e aproximando essa emoção da linguagem poética, procuramos fazer com que o aluno interagisse efetivamente ao ambiente escolar.
Este projeto nasceu da necessidade de inserir poesias de forma significativa para os alunos do ensino fundamental II(6º ao 9º ano), com a finalidade de registrar oficialmente o Hino do Colégio Municipal Cônego Tôrres de autoria dos Professores José Luiz Dos Santos e Maria da Penha Carvalho. Texto escrito durante o jubileu de 50 anos de fundação da Colégio em 2004, que ora encontrava-se esquecido.
Sua metodologia baseia-se no estudo preliminar dessa tipologia, na discussão do gênero com cada grupo de aluno, na leitura, escrita e apresentação do resultado obtido com o projeto de poesias, além de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia; bem como subsidiar os professores e todo o grupo escolar sobre a importância da poesia no desenvolvimento cultural e intelectual do aluno.
As atividades desenvolvidas no projeto visaram relacionar poemas e hinos conhecendo através de uma observação mais apurada os elementos com as quais as palavras se entrelaçam em uma poesia, oportunizando o acesso à linguagem poética.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em um país que, lamentavelmente, não existe um programa de valorização do hinos e canções, exige-se uma tomada de posição por parte dos educadores. Pois os alunos não percebem a beleza poética da palavra, não conseguem valorizar uma rima bem feita, às vezes, pela falta de tempo de o (a) professor (a) realizar atividades que estimulem a criação de poesias.Os resultados do projeto surpreenderam, confirmando o encanto da linguagem poética e, principalmente, a responsabilidade que nós professores de língua portuguesa tivemos ao incentivar nossos alunos em relação ao papel da poesia em sala de aula. Foi por meio de várias interpretações e releituras dos hinos e canções que todas as discussões em torno de como concluir o projeto se procederam. Para se obter um resultado de um projeto desse porte, várias discussões enfocando o trabalho de organização de um hino, as diferenças entre hino e canção, foram realizadas para que se conseguisse refinar o processo de leitura literária dos alunos. Observou-se que enquanto os alunos elaboravam seus comentários a concentração foi importante, o ambiente colaborou muito, pois, a sala necessitou de um cenário diferente do normal. Isso foi imprescindível para que a audição e declamação dos textos conseguissem o efeito necessário - despertar a criatividade e a sensibilidade dos escritores, afim de que pudessem elaborar seus textos. O envolvimento dos alunos e a própria compreensão do que estava sendo pedido reportou aos objetivos do projeto.
CONCLUSÕES:
A poesia nasce do chão histórico e social que a suporta. Assim, no decurso do tempo, nos deparamos com fazeres poéticos diversos, que se constelam, traçando um desenho dos caminhos da arte e da sociedade. Partindo desse pressuposto, o intuito primeiro do projeto foi mostrar, por exemplo, que os modelos de ensino de línguas pode representar, através das poesias, um salto transformador então concebidos como novas formas de se conscientizar sobre a função da linguagem poética. A cultura estética e o respeito pelos hinos, canções e símbolos nacionais que se fizeram presentes no produto final do projeto – a oficialização do Hino do Colégio Municipal Cônego Tôrres – retrataram literalmente a própria linguagem da Literatura. Para a comunidade em geral, o projeto demonstrou que é possível, dentro de um contexto literário, oportunizar espaços significativos e culturais para alunos desenvolverem a força interpretativa e literária que existe em cada pessoa humana. Esperamos que esta reflexão sobre as grandes classes de problemas e desafios que são enfrentados por projetos relacionados à Literatura e, em especial ao ensino de construção e de consolidação da Língua Portuguesa. Neste trabalho procurou-se, não somente realizar uma reflexão teórica, mas também, a partir da experiência de ordem prática in loco que foi vivenciada por alunos e a comunidade escolar da instituição selecionada para a execução, procurou –se desenvolver um senso crítico e positivo.
Palavras-chave: Letramento literário, Leitura, poesia.