65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EXPERIMENTANDO AS CIÊNCIAS NATURAIS E A MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
ANDRÉIA DA SILVA PEREIRA FRANCESCHETTO - Professora da Educação Básica, Seduc/MT.
MAURINA LUZIA DE OLIVEIRA - Professora da Educação Básica, Seduc/MT.
CAROLINE APARECIDA MARTINS FIALHO - Professora da Educação Básica, Seduc/MT.
RUTH MENDES DE SOUZA SANTOS - Professora da Educação Básica, Seduc/MT.
INTRODUÇÃO:
Partindo do pressuposto que estamos imersos em uma sociedade de constantes mudanças, no que concerne à escola, enquanto instituição mobilizadora de saberes é auxiliar na promoção de novas competências e habilidades. Dito isto, a presente proposta está apoiada no sentido de continuidade dos ciclos de formação humana, pois, busca estabelecer uma dinâmica intermitente do ir e vir necessário á construção de um saber significativo e emancipatório. Ainda, no bojo desta afirmação, reside a intenção de elevarmos a importância do processo de investigação e produção científica para a prática educativa, já que são características inerentes á função docente e em muito contribui para o campo das práticas tanto educativas como sociais. Com intuito de promover o contato com a prática científica e observação dos fenômenos e processos naturais, este projeto da área das ciências naturais e matemática, buscou a construção de um conjunto de materiais para o estudo dos mais diferentes aspectos relacionados á esta área, de maneira a subsidiar a prática pedagógica e aguçar a curiosidade dos estudantes, tendo em vista sua preparação para as fases do ciclo seguinte e consequente contato do profissional com outras ferramentas, seja ele pedagogo ou da área de ciências da natureza e matemática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Auxiliar a prática docente através da produção e aquisição de material didático-experimental para integrar ao processo de ensino aprendizagem, realizar oficinas para construir de materiais de apoio para o processo de ensino aprendizagem, além de produzir e divulgar os conhecimentos acerca do impacto dos recursos didáticos no processo ensino e aprendizagem.
MÉTODOS:
A presente experiência foi realizada em uma escola pública do estado de Mato Grosso, no município de Pontes e Lacerda, envolvendo alunos do ensino fundamental. A primeira etapa do projeto envolveu a investigação das temáticas a serem desenvolvidas, de maneira que foi realizada uma pesquisa juntamente aos professores da ultima fase do primeiro ciclo (3° ano) e na primeira e segunda fase do segundo ciclo (4º e 5º ano) do ensino fundamental, para apontamento das dificuldades no trabalho pedagógico na área das ciências da natureza e matemática. A segunda etapa consistiu na analise dos dados obtidos para embasar a construção de uma proposta metodológica de intervenção. A etapa seguinte foi o momento de construção da proposta que culminou na realização de uma oficina com os professores regentes das turmas envolvidas para posterior aplicação e avaliação dos resultados obtidos. Para finalizar realizamos avaliação da relevância no processo de ensino aprendizagem e posterior socialização das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula pelos professores participantes do projeto. Culminando assim, na realização de um encontro aberto á comunidade escolar para a socialização das práticas pedagógicas e divulgação das oficinas e materiais produzidos durante o desenvolvimento do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas oficinas pedagógicas baseadas no diagnóstico preenchido pelos participantes do projeto, através do qual identificamos os temas a serem trabalhados. Nestas oficinas foram propostas ações didáticas que envolveram desde á realização de práticas experimentais, lúdicas, a utilização dos jogos (cooperativos ou eletrônicos) e outras atividades práticas, bem como o uso dos recursos tecnológicos, materiais audiovisuais e outras ferramentas como criação de quebra cabeças temáticos. Buscamos com estas ações, desenvolver habilidades como criação de estratégia, formulação de hipóteses, conjecturas, capacidade de observação e registro, bem como a integração com o vivido, culminam num processo significativo e proporcionando novas indagações e criando curiosidades e interesse nos processos científicos e na perseguição continua do conhecimento. Destacamos ainda, o material didático desenvolvido para o ensino da área abordada, através da produção de um manual de experiências, enquanto uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem. O mesmo foi divido em módulos (unidades didáticas), integrado entre si pela possibilidade da prática experimental através do diálogo interdisciplinar.
CONCLUSÕES:
O manual produzido com intuito de ser apoio ao trabalho do professor discute tanto o conteúdo específico como elementos metodológicos para o desenvolvimento das atividades propostas, sendo que todos os participantes receberam um kit composto pelo manual, cd com vídeos, jogos, material audiovisual, apresentações e indicações bibliográficas e webliográficas. Percebemos a importância deste projeto para o incentivo de práticas experimentais e lúdicas, bem como a atualização do profissional sobre conceitos e temas emergentes na área abordada, contribuindo para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Ainda pretendemos realizar a divulgação do projeto e dos resultados obtidos nas outras unidades escolares, bem como incentivar a participação dos professores envolvidos em eventos através da publicação dos trabalhos realizados. Através da avaliação da prática realizada pelos docentes, concluímos ainda que os estudantes se envolveram nas atividades e que houve uma influência direta na pratica docente, contribuindo para que as aulas não privilegiassem apenas livros-textos que, por vezes, são descontextualizados do entorno sociocultural dos alunos. Para finalizar, realizamos a montagem de kits que permanecerão na escola e que auxiliarão a realização das atividades propostas.
Palavras-chave: Ludicidade, Mediação, Prática docente.