65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Entomofauna associada a colônias da macrófita aquática Eichhornia azuerea (Pontederiaceae) na Floresta Nacional Caxiuanã, Pará, Brasil
Ana Lúcia Nunes Gutjahr - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Renan Augusto Lima Ferreira - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Carlos Elias de Souza Braga - Universidade do Estado do Pará - UEPA
INTRODUÇÃO:
As macrófitas aquáticas são plantas aquáticas comumente encontradas nos rios amazônicos. Possuem alta plasticidade morfológica e fisiológica que lhes permitem, em casos extremos, sobreviver de forma modificada, fixas ao solo em locais sombreados e úmidos. Muitos invertebrados e pequenos vertebrados vivem associados à estas plantas, das quais possuem especificidade hospedeira, alimentar e de oviposição principalmente, endofíticas,. Entretanto, a fauna de insetos, reúne grandes populações que desenvolvem seus ciclos vitais associados às colônias dessas plantas. As colônias de macrófitas, constituem ambientes favoráveis para abrigar insetos aquáticos e semi-aquáticos e toda influencia sofrida por estas plantas reflete de forma direta nos organismos à elas associados. Por isso, qualquer estudo que identifique os grupos de insetos que vivem associados às macrófitas aquáticas, é de grande importância para o bom entendimento das dinâmicas de sobrevivência destes animais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é realizar um inventário dos insetos que vivem associados às colônias de Eichhornia azurea na FLONA Caxiuanã.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado na Floresta Nacional Caxiuanã, município de Melgaço, Pará em colônias de E. azurea, nos meses de Fevereiro, Abril, Junho, Setembro e Novembro de 2006. Nas plantas coletou-se 8m³ de área foliar, que foram amostradas aleatoriamente. Para a delimitação da área de 1m³ e captura dos insetos foi utilizada uma gaiola telada e com estrutura em alumínio (100x100x100 cm) que foi arremessada 8 vezes sobre as colônias de E. azurea. A gaiola possuía portas superiores e sua porção inferior era aberta para facilitar sua penetração nas colônias de E. azurea. Nos cantos inferiores estavam fixados blocos de isopor para impedir a submersão da gaiola. Para a captura dos insetos no interior da gaiola, se utilizou aspiradores entomológicos e pequenas redes entomológicas. Os espécimes capturados foram introduzidos em sacos plásticos identificados com os dados da coleta e foram transportados ao laboratório em caixa térmica. No laboratório os insetos foram triados, tratados, quantificados e identificados ao nível de ordem e família. O material coletado foi incorporado ao acervo da Coleção de Invertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o período de coleta foram capturados 1902 insetos pertencentes a 11 ordens e 31 famílias. Entre as ordens de insetos coletadas Coleoptera e Hemiptera apresentaram maior número de famílias (8 e 12 famílias respectivamente). A ordem Hymenoptera foi representada por apenas pela família Formicidae (formigas) que foi a mais abundante entre todas as famílias de insetos identificadas (n=1304 espécimes), e representou 68,35% de todos os insetos coletados em E. azurea, durante o estudo. Esse resultado era esperado visto que durante a amostragem a gaiola de coleta, capturou alguns ninhos de formigas, possibilitando a apreensão de muitos indivíduos simultaneamente. Observou-se que a abundância dos insetos foi maior no mês de fevereiro (n=1293 espécimes) e a menor foi registrada no mês de novembro (n=78 espécimes), ressaltando que em fevereiro é um mês bastante chuvoso na região norte, enquanto que novembro é um mês bastante seco. Não foi possível a identificação de 221 espécimes (11,62 %) em nível de família, devido a alguns caracteres importantes que não puderam ser visualizados em decorrência de encontrarem-se muito danificados, impossibilitando a identificação dos mesmos. O número de ordens e famílias foi variável para cada mês de coleta, sendo maior no mês de Abril/2006 quando foram identificadas 11 ordens e 21 famílias.
CONCLUSÕES:
1 – Os insetos associados às colônias de E. azurea na FLONA Caxiuanã estão representados por animais pertencentes a 11 ordens e 32 espécies.
2 – Entre os insetos a maior abundância foi da ordem Hymenoptera com ampla representação da família formicidae.
3- Neste estudo as ordens de Insecta que apresentaram a maior riqueza de famílias foram Coleoptera e Hemiptera.
Palavras-chave: Entomofauna, Amazônia, Eichhornia azurea.