65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
NATAÇÃO COMO TERRITÓRIO DE PESQUISA
Isis Santos Moreira - Licenciada em Educação Física- UNEB
Augusto Cesar Rios Leiro - Prof. Dr./Orientador – UNEB / Faculdade de Educação – UFBA
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é parte de uma investigação matricial desenvolvida no Departamento de Educação do campus II da Universidade do Estado da Bahia, intitulado "Ordenamento Legal e Políticas Públicas em Lazer e Esporte". Acolhe subprojetos e estuda a gestão e o exercício do direito constitucional ao esporte e lazer no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano (Território 18).
O presente subprojeto "Natação como território de pesquisa", move-se pelo entendimento acerca do direito constitucional ao esporte e lazer e a responsabilidade dos entes federativos em garantir o acesso a essa politica social. Trata-se de um dever do Estado, requer atenção institucional no âmbito federal, estadual e municipal. Com a ampliação de cursos de formação crítica em Educação Física, a crescente visibilidade midiática e a afirmação do esporte e lazer como vivência intergeracional agregam-se relevância teórica e experiência comunitária ao tema.
Tomando as políticas públicas em esporte e lazer como espaço de promoção da cidadania com sustentabilidade e possibilidade de elevação das referências culturais das comunidades, analisar o papel das cinco prefeituras representativas do Território 18 e reconhecer as politicas públicas, notadamente ás que se ocupam da natação foram os desafios à pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diagnosticar através dos governos eletrônicos e de observações sistemáticas a existência de equipamentos públicos que propiciem a prática da natação à população das cidades que compõem o território 18.
MÉTODOS:
Este estudo resulta de uma pesquisa de Iniciação Cientifica e foi desenvolvida na perspectiva das ciências sociais aplicadas, caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória de campo, que de acordo com estudos de Gil (2002), objetiva proporcionar uma maior familiaridade com o problema, de modo a torná-lo mais explicito, com mais flexibilidade no planejamento, possibilitando considerar os mais variados aspectos relativos ao fato estudado.
Visando estabelecer a mediação entre as questões teórico-metodológicas e realidade empírica, para o levantamento de informações tomou-se a entrevista, a observação sistemática e presencial e o levantamento documental como principais procedimentos metodológicos. Os E-govs foram também tomados como fontes de informações, por serem compreendidos a partir de Leiro e Senna (2009) como documento dinâmico de veiculação e divulgação das ações públicas e interação com a sociedade civil. O recorte amostral abrangeu os municípios de Alagoinhas, Catu, Entre Rios, Mata de São João e Pojuca por terem características diferentes no âmbito do território estudado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Território, equipamentos públicos e natação formaram o fio condutor gerador das reflexões. Território constitui-se, no chão da população, isto é, sua identidade, o fato e o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. É à base do trabalho, da residência, das trocas materiais e espirituais e da vida Santos (2000). Desta forma, realizou-se um recorte dos municípios mais representativos do território 18 para a pesquisa em foco, tendo como critérios as questões culturais, políticas, territoriais, a representação populacional e orçamentária.
Os equipamentos compreendem aos objetos que organizam os espaços em virtude de determinadas atividades remete-se à instalações que proporcionam atividades de lazer de um modo geral, exercendo estreita relação com espaços no cenário das ações de esporte e lazer.
Nos governos eletrônicos buscou-se fontes que proporcionassem informações acerca do espaço e tempo da natação, esporte este que nas antigas civilizações tinha o caráter de sobrevivência foi se transformando e adquirindo função social, por poder proporcionar prazer, gerar boas experiências e desenvolvimento integral do individuo Vasconcelos( 1994).
CONCLUSÕES:
A necessidade de políticas mais efetivas de construção e manutenção de equipamentos esportivos é perceptível, dos cinco municípios estudados apenas Pojuca conta com o equipamento piscina em efetiva utilização popular, porém a pratica da natação não é garantida.
Levantando as informações junto aos governos eletrônicos foi notório o abismo entre a transparência pública e direito a informação, os sites oficiais carecem de atualizações. No campo da virtualidade, apenas no E-gov da cidade de Entre Rios foi reconhecida uma noticia de um projeto sobre a natação, reafirmando a urgência de utilização dos E-govs como indicador de desenvolvimento democrático relativo às gestões municipais de interesse coletivo.
As políticas públicas representam o fazer do Estado na esfera governamental e devem marcar suas ações pelo atendimento das demandas populares. Desta forma as cidades precisam pensar para além das quatro linhas e superarem a monocultura do futebol que historicamente vem ocupando o conjunto majoritário das políticas públicas de esporte e lazer na região. A natação enquanto cultura corporal e direito constitucional necessita de mais espaço no cenário esportivo dos cinco municípios, visto que as vivências aquáticas tem importância pedagógica e contribui para qualidade de vida.
Palavras-chave: Educação Física, Politicas Públicas, Natação.