65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PLANTAS MEDICINAIS DE ORIGEM AFRICANA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO CONTEÚDO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CARNEIRO, JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE.
Fernanda Alves Ribeiro - Msc.Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG/PE
Eliane Alves Pantaleão - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG/PE
Mônica Alves Coelho dos Santos - Profa. Dr/ Orientadora-Coordenadora Educacional de Ciências-SEE/PMJG/PE
Sueli Tavares de Souza Silva - Prof. Msc/ Orientadora- Coordenadora Educacional de Ciências- SEE/PMJG/PE
INTRODUÇÃO:
O homem aprendeu a conhecer as plantas medicinais e valer-se de suas propriedades para sanar suas enfermidades desde tempos mais remotos da civilização (Paes et al 2012). Além disso, nas últimas décadas, a população, em geral, tem passado por um processo de mudança cultural, social e econômica, embora tenha persistido o uso de plantas para diversos fins (Roman e Santos, 2006). A Escola Municipal José Carneiro, situada em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes- PE, pelo perfil de seus alunos, é constituída predominantemente por afrodescendentes. Durante o horário das aulas, alguns estudantes, comentavam sobre o uso que faziam de medicamentos caseiros, provenientes dessas plantas. Percebeu-se que a utilização das mesmas, era realizada com base apenas no conhecimento empírico de seus familiares, passado de geração a geração, não tendo os estudantes e familiares outros conhecimentos relevantes sobre as potencialidades dessas plantas. Diante dessa situação, percebeu-se a necessidade de abordar essa temática, como forma de ampliar os conhecimentos destes estudantes e consequentemente dos seus familiares e comunidade local, uma vez que hoje dispomos de pesquisas que comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, atestando, em alguns casos, sua eficiência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os diferentes tipos de plantas medicinais, de origem africana, mais utilizada pelos alunos, familiares e comunidade local bem como seus benefícios (indicações e forma de administração no combate a doenças) reconhecendo a importância das plantas medicinais para a vida dos discentes.
MÉTODOS:
O conteúdo foi vivenciado com os estudantes do 6º ano da Escola Municipal José Carneiro no período de 05 a 16 de novembro de 2012, na quarta unidade durante três aulas, perfazendo um total de seis horas/aula. Este tema faz parte do projeto desenvolvido pela escola para comemoração do dia da Consciência Negra (20 de novembro). A partir da pedagogia de projetos, a pesquisa foi desenvolvida didaticamente, nas seguintes etapas: inicialmente os alunos foram divididos em equipes e questionados sobre que plantas medicinais, de origem africana, eram mais utilizadas em sua residência e em sua comunidade; em seguida, foi solicitado que os alunos fizessem pesquisas em livros, na internet e com pessoas mais idosas de sua comunidade para saber quais as plantas mais utilizadas por eles, o benefício delas para as suas vidas descrevendo o processo de elaboração de alguns chás e sua importância na cura de algumas doenças. Finalmente, a pesquisa foi sistematizada e socializada, na forma de cartazes, murais e degustação de chás, em 20 de novembro de 2012, dia em comemoração a Consciência Negra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As plantas medicinais foram utilizadas pelos alunos e comunidade, principalmente na forma de chás. Foram elas: Boldo, erva-doce, camomila, alcachofra, gengibre e babosa. Dessas plantas foram relatados os seguintes usos: Babosa- planta utilizada como cosmético através de cremes para a pele e cabelos, também possui valor cicatrizante; Gengibre - usada para combater gripes, resfriados, tosse, rouquidão, bronquites, dores reumáticas; Camomila - conhecida como erva de ação calmante, foi também identificada como erva utilizada no combate a inchaço do rosto, rugas, olhos cansados, queimaduras de sol e para iluminar cabelos claros, tendo função cosmética; Alcachofra - utilizada no tratamento de psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, diabetes, icterícia, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo; Boldo - erva de ação digestiva, calmante e diurética do chá; Erva-doce - erva usada como estimulante das funções digestivas, para eliminar gases, combater cólicas, geralmente na forma de infusão. Em fim, por sua natureza peculiar e por sua importância cada vez mais evidente nos dias atuais, pode-se destacar que as plantas medicinais apresentam comprovada eficácia, tornando-se alvo de pesquisas constantes.
CONCLUSÕES:
O uso de plantas medicinais é passado de geração em geração. Os alunos apresentaram um conhecimento popular das propriedades terapêuticas das plantas medicinais. As plantas medicinais de origem africana: Boldo, erva-doce, camomila, alcachofra, gengibre e babosa, foram as mais utilizadas pelos alunos. Os alunos as utilizam como medicamentos, principalmente, pelo seu baixo custo.
Palavras-chave: Plantas Medicinais, Estratégia Didática, Pedagogia de Projetos.