65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
PREVALÊNCIA DE DOENÇA ULCEROSA PÉPTICA NÃO RELACIONADA À INFECÇÃO POR Helicobacter pylori OU AO USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS
Sofia Laura Rohde - Curso de Medicina - UFSM
Caroline Mayara Kavalco - Curso de Medicina - UFSM
Rafael Cardoso Pires - Curso de Medicina - UFSM
Renato Borges Fagundes - Prof. Dr. /Orientador – Depto. Clínica Médica - UFSM
INTRODUÇÃO:
A infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) foi identificada como a principal causa de úlcera péptica na década de 80, desde então sua erradicação tem sido o tratamento de escolha da doença ulcerosa péptica (DUP). Dados recentes demonstram que as taxas de incidência de DUP, assim como as taxas de prevalência da infecção pela H pylori vem se reduzindo progressivamente ao longo das últimas décadas, especialmente nos países industrializados, enquanto que os dados sobre a prevalência da DUP associada ao uso de antiinflamatórios não esteroidais (AINES) sugerem um aumento da prevalência desta associação.
Apesar da queda da incidência da DUP associada ao H. pylori, esta infecção ainda é considerada a causa mais freqüente de DUP, seguida pelo uso de AINES, no entanto a incidência de DUP não relacionada à infecção pelo H. pylori ou ao uso de AINES, é sugerida por alguns estudos, ter aumentado na última década, representando cerca de 20-40% dos casos de úlcera péptica.
O presente estudo visou identificar em uma população de ulcerosos, em períodos com intervalo de dez anos, a prevalência dos fatores associados à DUP e as tendências destas associações ao longo do tempo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
a) Investigar a prevalência da associação da DUP com H. pylori e com AINES em uma população de ulcerosos comparando dois períodos com intervalo de 10 anos. b) Investigar a prevalência de DUP não relacionada à infecção pelo H. pylori ou ao uso de AINES na mesma população nos dois períodos; c) Estimar a tendência temporal das associações da DUP com os fatores de risco mencionados.
MÉTODOS:
Foi utilizado delineamento transversal onde o fator de estudo foi o diagnóstico de DUP e o desfecho, a presença de H pylori e/ou uso de AINES. Através da análise retrospectiva dos registros dos pacientes, foram coletados dados referentes a freqüência da DUP em uma amostra constituída por pacientes atendidos no Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário de Santa Maria, nos anos de 1997 e 2007. Foram incluídos todos os pacientes maiores de 18 anos com DUP. Uma vez identificados estes pacientes foi registrada a freqüência da infecção pelo H. pylori pela análise dos laudos anatomopatológicos e uso do uso AINES pela revisão dos prontuários. Pacientes com laudos endoscópicos e anatomopatológicos inconclusivos e prontuários incompletos foram excluídos. Os dados foram armazenados no programa Epi-Info, e a análise estatística conduzida com o programa SPSS v11. As variáveis qualitativas foram descritas em percentuais e as variáveis quantitativas em termos de média e DP. A significância da associação dos fatores de risco com a DUP e a diferença entre os dois períodos estudados, foram acessadas através do teste do qui-quadrado, com nível de significância de alfa=0,05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram revisados registros de 1232 pacientes em 1997 e 822 em 2007. DUP foi identificada em 12,74% dos casos em 1997 e em 8,76% em 2007, com uma redução dos casos de DUP em 2007 (p=0,005). A infecção por H. pylori esteve presente, em 1997, em 112 (71,34%) pacientes; em 2007 em 24 (33,34%) (p<0,01). Uso de AINES em 1997, ocorreu em 11 (7,01%) casos; em 2007, igualmente em 11 (15,27%) pacientes (p=0,05). Associação concomitante deH.pylori e AINES em 1997, ocorreu em 21 (23,37%) pacientes e em 2007 em 19 (26,39%) (p=0,02). Negativos para infecção por H. pylori e para uso de AINES foram 13 (8,28%) casos em 1997 e 18 (25%) em 2007 (p=0,001).
A prevalência da DUP associada com H. pylori diminuiu neste intervalo de 10 anos, assim como a infecção se tornou menos freqüente. O oposto ocorreu com o uso de AINES, fator de risco importante para DUP. DUP teve uma redução na sua prevalência possivelmente em conseqüência da erradicação do H. pylori, melhora das condições sanitárias e uso de inibidores de bomba de próton. A prevalência de casos DUP não relacionados com H. pylori, e uso de AINES aumentou, sugerindo que outros fatores estão implicados na patogênese da DUP, sugerindo mudança nos fatores de risco para DUP.
CONCLUSÕES:
Concluímos que no intervalo estudado, houve uma redução da prevalência de Doença Ulcerosa Péptica, assim como houve da associação dessa doença com a H. pylori. Em contrapartida, observamos aumento dos casos de ulcera péptica associada ao uso de AINES. Apesar do aumento da freqüência da DUP associada a essa classe de medicamentos o fator H. pylori continua sendo o de maior prevalência. DUP não associada à infecção por H. pylori e uso de AINES teve um aumento significativo em sua frequência no intervalo estudado, demonstrando uma possível mudança nos fatores de risco para doença ulcerosa péptica.
Palavras-chave: Doença ulcerosa péptica, AINES, H.pylori.