65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Fabiano Araujo Nunes - Prof. do Ensino Fundamental/ Aluno do curso de Licenciatura em Química – IFPI
Vilmara katryne Prado Silva - Aluna do curso de Licenciatura em Química – IFPI Parnaíba
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências naturais, na maioria das escolas, tem sido conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível para os alunos que não conseguem reformular os conhecimentos do senso comum com o saber sistematizado, ou seja, o conhecimento científico. E isto, acaba tornando o ensino e aprendizagem de Ciências como contrário ao que se propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais onde enfatizam que é essencial considerar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, relacionado à suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, e os diferentes significados e valores que as Ciências Naturais podem ter para eles, para que a aprendizagem seja significativa (PCN, 1998 p. 27).
Dessa forma, o ensino de Ciências apenas por meio de definições e classificações onde os alunos devem decorá-las acaba tornando o processo avaliativo como um meio de verificação de conteúdos memorizados. Nessa perspectiva, a avaliação assume uma função apenas somativa e uma abordagem tradicional, deixando de assumir sua função essencial que é diagnosticar e regular o processo de ensino e aprendizagem de Ciências.
A pesquisa mostra-se relevante para que haja uma mudança na concepção dos alunos e professores sobre a mudança de uma concepção de avaliação classificatória e excludente para uma concepção de avaliação numa perspectiva construtiva, diagnóstica e processual.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a concepção que os alunos têm sobre a avaliação, sua importância na aprendizagem, bem como refletir sobre as implicações resultantes de uma prática avaliativa inadequada.
MÉTODOS:
O presente trabalho discute a concepção dos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, de uma escola pública municipal em Parnaíba – Piauí, sobre o processo de avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências. O trabalho foi conduzido através da pesquisa bibliográfica e de campo onde o pesquisador se envolveu no contexto da pesquisa a fim de coletar dados com maior riqueza de detalhes. Foram feitas duas observações em cada série, do 6º ao 9º ano, sendo do momento da aula e da aplicação da avaliação escrita. A segunda etapa da pesquisa ocorreu através da aplicação de questionário para dois alunos de cada série observada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após as observações, análise e interpretação dos dados coletados evidenciou-se que, embora os educandos tenham uma concepção de que a avaliação esteja associada à aprendizagem, consideram-na apenas como uma forma do professor verificar a aprendizagem com uma função somativa deixando de lado a função diagnóstica da avaliação durante todo o processo de ensino. Todos os sujeitos da pesquisa responderam que é importante fazer a avaliação e que este instrumento serve como meio motivador para os estudos. A maioria deles acredita que a avaliação contribui para a sua aprendizagem.
Outro aspecto evidente é o impacto que a avaliação causa no aspecto emocional dos alunos, pois no momento da aplicação da prova escrita percebeu-se que os alunos estavam bastante ansiosos.
CONCLUSÕES:
Um dos grandes problemas enfrentados no processo de avaliar é que ele é feito de uma forma desvinculada dos demais elementos que compõem o processo de ensino-aprendizagem. A instituição exige um resultado e o professor passa a preocupar-se com a avaliação apenas com a função de controle. Neste enfoque, avalia-se para obter um resultado e o aluno estuda para obter uma nota. Os alunos têm consciência da importância da avaliação e sua relação com a aprendizagem, no entanto, ainda é concebida apenas como um momento final, e não como um processo.
A pesquisa foi importante porque possibilitou a reflexão sobre as questões que envolvem a relação entre avaliação e aprendizagem e que se realizada de forma inadequada causa sérios problemas emocionais nos alunos como ansiedade, medo e nervosismo e isso irá interferir na aprendizagem.
Palavras-chave: avaliação, aprendizagem, ensino.