65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO DE POPULARIZAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sabrine Lino Pinto - Mestranda Programa EDUCIMAT, IFES
Carlos Alberto Nascimento Filho - Mestrando Programa EDUCIMAT, IFES
Antonio Donizetti Sgarbi - Prof. Dr./Orientador Programa EDUCIMAT, IFES
INTRODUÇÃO:
A popularização da ciência é um movimento que tem ganhado força nas últimas décadas, com o objetivo de tornar a ciência um assunto mais atrativo e contextualizado com a realidade dos estudantes. Um dos meios de se fazer isso é por promover a alfabetização científica mediante periódicos de circulação nacional e de consolidação editorial. O presente estudo propõe a análise de uma prática de ensino de ciências para crianças a partir da Revista Ciência Hoje para crianças, destacando a forma como se dá a divulgação científica e a abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente (CTSA) nos artigos utilizados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar, à luz das perspectivas da divulgação científica (LORDÊLO; PORTO, 2012) e da filosofia do movimento CTSA (SANTOS; AULER, 2011), a apropriação que é feita por uma professora do ensino fundamental da “Revista Ciência Hoje para Crianças” nas atividades de planejamento e de regência de suas aulas numa escola do interior do Estado do Espírito Santo no período de 2009 a 2011.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso onde se entrevistou uma professora de ciências que ministra aulas há vinte anos para o ensino fundamental e que utiliza a revista Ciência Hoje para Crianças há quase quinze anos. A entrevista enfatizou a identidade do professor, a realidade na qual trabalha, tempo em que utiliza a revista, temas mais discutidos, impressões do professor quanto à aprendizagem dos alunos. Os artigos mais utilizados em sala de aula, pela referida professora, foram analisados à luz dos eixos do Movimento CTSA (cidadania, contextualização; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) para sabermos como a filosofia deste movimento esteve presente na referida experiência.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A professora entrevistada leciona para alunos dos sétimos e oitavos anos de uma escola pública municipal da cidade de Aracruz no Estado do Espírito Santo. Ela é assinante da Revista Ciência Hoje para Crianças desde 2001 e a usa em seu planejamento desde 1998 nas atividades da abordagem de conceitos acerca de um tema específico. Na sala de aula, explora as imagens para o conhecimento prévio dos alunos e promove a dimensão investigativa e reflexiva dos mesmos. Nos últimos três anos, os temas mais trabalhados foram astronomia, diversidade dos seres vivos, alimentação e uso da energia solar, havendo uma “preferência” pela seção de animais ameaçados. A aprendizagem das crianças é percebida na construção da investigação do tema proposto, tornando-o mais acessível aos alunos e numa linguagem compreensível para eles. Visto que o livro didático é limitado, a revista se firma como excelente fonte de pesquisa à informação científica. A maior dificuldade encontrada pela professora no uso dos artigos da revista é a leitura dos textos por parte dos alunos devido à sua falta de interesse e motivação ao ato de ler. Os artigos possibilitam a interdisciplinaridade, pois contempla a história da ciência, a astronomia, a química, as artes, a matemática, a física, a biologia e o meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Essa pesquisa comprovou que o uso da Revista Ciência Hoje para Crianças serve como ferramenta para o ensino de ciências, contextualizando, propondo alternativas de investigação e reflexão e divulgando o movimento CTSA na educação de crianças, despertando-as para a realidade que as cerca e contribuindo para sua formação crítica e autônoma. Os artigos foram utilizados de forma a levantar seus conhecimentos prévios acerca de um determinado tema e, também, mediante as ilustrações e textos contidos, complementaram conteúdos teóricos, levantaram discussões reflexivas e auxiliaram em atividades investigativas que, muitas vezes, não são contemplados no livro didático o qual é caracterizado, por isso, deficiente no ensino de ciências. Conclui-se que o uso de artigos periódicos científicos favorece a alfabetização científica e, por conseguinte, a popularização da ciência.
Palavras-chave: Movimento CTSA, Alfabetização científica, Divulgação científica.