65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DE MUDAS DE Swietenia macrophylla King SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS.
Layse de Nazaré Gonzaga Braga - Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
Antonia Benedita da Silva Bronze - Profa./Orientadora – UFRA
Denes de Souza Barros - Prof./Orientador – UFRA
Gyslane Ferreira Moraes - Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
Charles Bruno Oliveira - Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
Wilkson Antonionne Sá Lima - Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
INTRODUÇÃO:
A espécie arbórea Swietenia macrophylla King, pertence à Família Meliaceae, conhecida por diversos nomes vulgares, entre este os mais comuns são mogno, mogno-brasileiro, aguano. É uma espécie que apresenta ampla distribuição geográfica, estendendo-se desde o sul da península de Yucatã, ao sul do México e em alguns países da América Central e até a América do Sul, sendo encontrada na Amazônia brasileira, nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins e parte de Goiás.
O mogno encontra-se atualmente na lista das espécies ameaçadas ou em perigo de extinção, o que vem acarretando em uma alta pressão sobre a população natural, principalmente pelo processo de extração e comércio ilegal.
Devido a sua grande exploração e à baixa regeneração natural, têm se procurado implantar projetos de reflorestamentos com esta espécie, surgindo assim à necessidade de um melhor conhecimento do processo de produção e qualidade de mudas em viveiros florestais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas de Swietenia macrophylla King. em diferentes substratos alternativos da região de Paragominas/PA.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado durante os meses de novembro de dois mil e doze a janeiro de dois mil e treze em viveiro de mudas instalado no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia, no município de Paragominas-PA. As sementes de mogno foram coletadas de matrizes localizadas no município de Paragominas, em novembro de dois mil e doze e colocadas para germinar em recipientes com areia branca peneirada e, posteriormente, lavada. O transplante para os sacos com substratos ocorreu aos quarenta dias da germinação. O experimento teve a duração de quarenta e cinco dias a partir do transplante, o qual foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: testemunha (TI), esterco de gado (TII), esterco de bode (TIII) e cama aviária (TIV), todos sob nível de sombreamento de trinta por cento de insolação. Os substratos foram produtos da mistura de três porções de areia preta para cada porção de substrato (exceto testemunha com cem por cento de terra preta). Cada parcela foi composta por quinze plantas. As avaliações foram feitas a cada quinze dias, a partir do transplante, até atingirem quarenta e cinco dias perfazendo um total de quatro avaliações. Os parâmetros analisados foram: altura da planta (cm), o diâmetro do coleto (cm) e o número de folhas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As médias de cada tratamento foram submetidas à análise de variância e aplicação do teste F. Após esse procedimento verificou-se diferença significativa entre os parâmetros analisados para número de folhas e altura das plantas, sendo que não houve diferença para o diâmetro do coleto. E, para comparação das médias dos tratamentos que diferiram estatisticamente para as variáveis altura da planta e número de folhas aplicou-se o teste de Tukey. Os tratamentos TII, TIII e TIV foram semelhantes entre si para o parâmetro altura da planta, sendo que o TII obteve maior média para este parâmetro. O TI diferiu-se estatisticamente dos demais tratamentos com menor média para altura da planta, havendo semelhança estatística com TIII.
Os valores referentes ao diâmetro do coleto (DC) não diferiram estatisticamente entre todos os tratamentos sendo o tratamento TII o que apresentou maior média para esta variável.
Para o parâmetro número de folhas, os tratamentos TII, TIII e TIV foram semelhantes estatisticamente entre si, sendo que o TII apresentou maior média quando comparado aos demais tratamentos, já o TI apresentou menor valor para este parâmetro.
CONCLUSÕES:
Na avaliação de mudas de Swietenia macrophylla os substratos utilizados não interferiram no parâmetro diâmetro do coleto, sendo eficientes estatisticamente na avaliação da altura da planta e número de folhas, nos quais se destacam o esterco de gado com maior média para todos os parâmetros analisados.
Palavras-chave: Paragominas, Mogno, Qualidade.