65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
OBTENÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DA SEMENTE DE SERIGUELA (Spondias purpurea L.) E SEU EMPREGO NO PROCESSO ADSORTIVO DO CORANTE VERMELHO DIANIX CC
Mateus Pereira Flores Santos - Engenharia de Alimentos - UESB
Neura Mendes da Silva - Engenharia Ambiental - UESB
Elys Rayssa Neres Lima - Química com Atribuições Tecnológicas - UESB
Cristiane Martins Veloso - Profa. Dra./Orientadora – Departamento de Ciências Naturais –UESB
INTRODUÇÃO:
O carvão ativado é o principal adsorvente utilizado para remoção de vários compostos orgânicos e íons metálicos. Este material é empregado industrialmente no tratamento de água, efluentes líquidos e gases de exaustão, seu desempenho está relacionado com suas características químicas e estrutura porosa (PUPIM, 2005). Devido à grande diversidade e quantidade de materiais lignocelulósicos existentes, intensificam-se os estudos para a produção de carvão ativado de diversas fontes, como vegetais, os quais podem levar a obtenção de materiais adequados e de alta qualidade no emprego como adsorventes (DI BERNADO, 2005). Como existe um crescente interesse na busca de materiais alternativos de baixo custo que possam ser utilizados na sua produção e que proporcionem uma melhor relação custo/beneficio e eficiência no tratamento de efluentes, que o carvão ativado comercial, além da minimização nos impactos ambientais. Uma das alternativas é a utilização de matéria-prima proveniente de resíduos agroindustriais (BORBA, 2006). A seriguela possui uma produção bastante acentuada no NE do país, principalmente no Ceará, produzindo uma safra de até 9000 t/ano, chegando a obter 1400 t/ano de semente, se tornando um excelente precursor para o carvão devido a sua disponibilidade (EMBRAPA 2001).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Obtenção de carvão ativado a partir da semente de seriguela analisando o rendimento, teor de cinzas e umidade. Além do teste de eficiência e estudo de massa, do carvão para a adsorção do corante Vermelho Dianix CC.
MÉTODOS:
Para síntese do carvão ativado, inicialmente secou-se o caroço da seriguela em estufa a 110ºC por 24 horas. O material seco foi triturado em processador e peneirado, até obter partículas de até 1,70 mm. Após este processo, impregnou o resíduo com H3PO4, aquecendo a 80°C, por 30 min, logo em seguida, levou-o a estufa por 24 horas à 110ºC. Após este período, levo-o a mufla por 1h a 550ºC, logo em seguida, emergiu o carvão em uma solução de HCl 0,1M, sob agitação constante por 20min. O carvão foi lavado com água destilada, até atingir a neutralidade, seco em estufa a 80°C por 8 horas. O rendimento do carvão (%) foi obtido dividindo-se a massa do carvão obtido (g) pela massa do farelo do precursor (g). A análise de cinzas e umidade foi feita conforme metodologia do Instituto Adolfo Lutz (1985). Os testes de eficiência e estudo de massa do carvão ativado obtido foram feitos com solução alcoólica (5 % v/v) do corante Vermelho Dianix em pH 7.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O carvão obtido apresentou um teor de umidade de 5,5%, o qual ficou dentro do esperado, pois quando menor for o teor de umidade, melhor sua eficiência (PEREIRA, 2012). Comparando com os valores obtidos por Rocha (2006), que obteve 10,2%, pode-se afirmar que a etapa de secagem foi eficiente. Para o teor de cinzas (1,5%), pode-se observar que está dentro dos padrões para o carvão ativado, que varia de 1 a 2%, segundo (GOMES, 2006). Já para o rendimento, obteve-se aproximadamente 21,4%, estando este dentro dos padrões, assemelhando-se aos resultados do rendimento para os carvões feitos por Gonsalves (2006), o qual obteve aproximadamente 25% de rendimento. Deve-se levar em consideração que o rendimento foi considerado alto, pois não se utilizou em atmosfera inerte no processo de síntese. Em relação ao estudo de massa verificou-se que a massa ideal para a adsorção do corante (200 ppm) foi de 0,09g, o qual apresentou uma eficiência de 97,73%.
CONCLUSÕES:
Ao longo dos testes realizados, foi possível a obtenção do carvão ativado a partir do farelo da semente de seriguela com um rendimento do processo considerado alto. O processo de síntese foi considerado eficiente, pois o material obtido, carvão ativado, apresentou teor de cinzas e umidade dentro do esperado, podendo concluir que a seriguela é um ótimo precursor, devido ao seu alto teor de carbono, além de grande disponibilidade no NE brasileiro. O carvão obtido apresentou uma eficiente alta para o processo de adsorção do corante Dianix Vermelho CC para uma massa relativamente pequena.
Palavras-chave: Adsorção, Carvão Ativado, Resíduos.