65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A MÚSICA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA A COMPREENSÃO DA LITERATURA AMAZONENSE.
Maria Noemia dos Reis Seixas - Mestranda em Educação pela Universidad de Los Pueblos de Europa - Consorcio Univ
Milton Melo dos Reis Filho - Orientador Doutorando - PPGSCA-UFAM
INTRODUÇÃO:
A música é um dos instrumentos educativos para a compreensão da literatura Amazonense. Ela é indispensável e necessária para o desenvolvimento das práticas pedagógicas porque se faz presente nas diferentes manifestações culturais dos lugares. É através dela que se fortalecem os laços sociais. A relevância do nosso estudo atribui-se às novas práxis no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Por meio da música, percebemos o gosto pela literatura Amazonense na sala de aula. A metodologia está ancorada nos clássicos que tratam da literatura amazonense, cujo propósito, é discutir e aprofundar a temática da música como instrumento educativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Motivar o uso da música em sala de aula para a apreensão do gosto pela literatura Amazonense.
MÉTODOS:
O projeto foi desenvolvido em três momentos. O primeiro referiu-se a elaboração do Projeto de Pesquisa e a construção do Referencial Teórico; o segundo foi destinado às reuniões de grupo e pesquisa de campo, momento em que foram aplicados questionários (abertos e fechados) a 05 professores do Ensino Fundamental e 05 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e o terceiro e último momento destinamos a análise dos dados coletados e a aplicação do Projeto na Escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos, por meio da efetivação do projeto, que a música desencadeou o interesse acentuado dos alunos pelo gosto e pelo prazer da literatura amazonense, habilitando-os para a construção de novos saberes.
A pesquisa aponta que a música é um dos instrumentos pedagógicos capaz de ser usado em outras disciplinas. Por meio desse instrumento é possível resgatar o prazer da leitura para melhor compreensão da literatura Amazonense. Sant’ Anna (1978, p. 99) esclarece que os textos da música popular brasileira passaram a ser estudadas rotineiramente nos cursos de Literatura de Nossa Faculdade de Letras, a partir de 1967.
Isto se deveu a uma expansão da área de interesses dos professores, e a uma conferencia entre música e poesia que cada vez mais se acentua desde que os poetas como Vinícius de Morais voltaram-se com força total para a música popular e que autores como Caetano e Chico se impregnaram da literatura.
A literatura Amazonense e a música contribuem no desenvolvimento emocional e cognitivo do ser humano, e uma forma de expressão e entendimento de ver e viver e viajar no mundo da literatura possibilitando o desenvolvimento do pensamento criativo e prazeroso no gosto de ler e refazer novas literaturas musicais.
A música pode ser utilizada com a finalidade de pensar o processo de transformação social bem como elemento fundamental nas elaborações de conceitos fundamentais para a área do conhecimento.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa sugere a necessidade de que o ensino de literatura busque meios de persuadir o aluno-leitor a encontrar, na leitura de texto, um espaço lúdico de reconstrução de sentidos, em que a imaginação do leitor possa ser guiada pelos indícios textuais no ato dinâmico da leitura.
Sem dúvidas, o texto torna-se espaço intermediário para atividades diversas que não consideram a polissemia da obra literária. Somos de acordo com Lajolo (apud. AMARAL, 1986, p. 05) quando propõe uma “educação para a literatura” que desperte o aluno para a compreensão do texto enquanto multiplicidade de significados dentro das esferas cultural, ideológica, social, histórica e política.
Enfim, a música popular brasileira reporta-se as questões históricas e sociais, porque tende a constatar os fatos que envolvem lutas políticas por uma sociedade mais justa, igual e humana, dentro de um contexto local, regional e global.
Palavras-chave: Música, Educação, Leitura.