65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
AVALIAÇÃO DO PLANO GESTOR: CONHECENDO A REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA PERIFERIA
Eugênia Maria da Silva Morais - Instituto de Educação - UFMT
Alessandra Silva de Souza - Instituto de Educação - UFMT
Terezinha Ferreira Dias - Instituto de Educação - UFMT
INTRODUÇÃO:
A gestão escolar constitui-se em um dos grandes instrumentos de gerir o sistema de ensino e podemos encontrar diversas delas. Neste sentido, este trabalho é fruto de um estágio supervisionado de gestão escolar. Nossa investigação pauta-se na avaliação do plano de gestão de uma escola municipal instalada em um bairro periférico, situado em Cuiabá/MT. Na mesma, observamos aspectos de como, com qual objetivo e por quem a avaliação é realizada, desta forma, também propomo-nos a analisar se a instituição observada propõe uma gestão democrática para o ensino público. Dentro do processo de gestão democrática há a necessidade de participação da comunidade escolar interna e externa e também de organizar-se na perspectiva de avaliação contínua para que haja transparência desta administração. Deste modo, cremos que a avaliação contínua deve ser realizada conjuntamente com todos os seus envolvidos, com o intuito de reformular o plano de gestão e nortear o trabalho pedagógico para a melhoria da qualidade do ensino e do funcionamento da escola em todos os seus âmbitos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho busca conhecer a realidade de funcionamento da gestão escolar em uma escola pública, procurando averiguar se a mesma trabalha em prol da comunidade e do ensino democrático. Para além dos objetivos citados, ainda tomarmos conhecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, observando como o mesmo é utilizado e a dimensão avaliativa da gestão implantada na escola.
MÉTODOS:
Este trabalho é um recorte do relatório de estágio em gestão escolar realizado por acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Com o objeto de pesquisa definido fomos a campo, realizamos entrevista com a diretora da escola, e perguntamos: Como o seu plano gestor contempla as políticas educacionais estabelecidas no PME de Cuiabá? Qual a concepção de avaliação presente no plano de gestão? O plano de gestão é avaliado pela comunidade escolar? Quais os instrumentos dessa avaliação? Como o plano de gestão é elaborado? Qual o objetivo dessa avaliação? Nossa metodologia ainda consistiu em observação na escola, nas leituras do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, do Plano Municipal de Educação (PME 2010-2020) de Cuiabá, Lück, Paro, e em análises da convergência dos aparatos legais com a gestão encontrada na escola, especialmente no que tange a avaliação do plano gestor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A entrevista com a diretora da escola nos proporcionou conhecer a realidade da gestão escolar em uma escola pública, a qual percebemos que ainda enfrenta muitos percalços. Também por meio da entrevista pudemos compreender que a diretora e a equipe pedagógica da escola, procuram trabalhar a gestão escolar na perspectiva democrática. Entretanto, encontram algumas adversidades, como por exemplo, a falta de interesse dos pais em participar ativamente nos processos de tomada de decisões da escola. Neste sentido, Paro afirma que “na medida em que se conseguir a participação de todos os setores da escola [...] haverá melhores condições para pressionar os escalões superiores a dotar a escola de autonomia e recursos” (PARO, 2006, p. 12). Por meio da observação e das leituras efetuadas, verificamos que essa escola possui uma gestão escolar concernente às diretrizes e políticas educacionais. Contempla as orientações da lei da gestão democrática e da LDB 9394/96, no entanto, quanto ao PME de Cuiabá, não ha menção direta. No PPP da escola o PME não é citado diretamente como um referencial, tampouco no plano gestor. Ainda que, possa ser percebido indiretamente no discurso da gestora e nos seus planos de ações.
CONCLUSÕES:
Sob os aspectos estudados e pesquisados, pudemos identificar que a avaliação realizada na escola é contínua e completa, respeitando e valorizando as opiniões e sugestões de toda a comunidade ligada à escola. Além disso, encontra-se em consonância com o PME (2010-2020) quando em seu PPP e na entrevista com a diretora, constatamos que a avaliação é uma forma da equipe gestora juntamente com a comunidade escolar interna e externa rever e buscar reelaborar o plano de gestão, para que o mesmo contemple a melhoria da qualidade da educação em um processo democrático. Embora a equipe gestora procure trabalhar a gestão democrática na escola, coadunando-a com os documentos legais de forma a reorientar o plano gestor, a mesma passa por algumas dificuldades no estabelecimento de seus objetivos. Contudo, percebemos que a diretora não mede esforços para manter a gestão democrática na escola em busca de uma transformação social e educacional na comunidade.
Palavras-chave: Gestão democrática, Dimensão avaliativa, Políticas educacionais.