65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A UTILIZAÇÃO DE BOLETIM INFORMATIVO “A GENÉTICA NO COTIDIANO” COMO INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE GENÉTICA EM UMA ESCOLA NO MUNICIPIO DE CORRENTES, AGRESTE DE PERNAMBUCO
Ricardo Bento de Almeida - Discente de Zootecnia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Gabriel Miranda Macambira - Discente de Zootecnia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Amanda Jucelene Alves Pereira - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Elvis Prudêncio de Araújo - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Júlia Kuklinsky-Sobral - Profa.Dra./Orientadora – Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
INTRODUÇÃO:
O DNA(ácido desoxirribonucleico) está presente em todos o seres vivos, sejam eles animais, vegetais ou micro-organismos, inclusive em algumas espécies de vírus. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm a informação genética necessária para o desenvolvimento dos seres vivos e também sugere o mecanismo de variabilidade genética, o que por sua vez possibilita a diferenciação das espécies. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) “o desenvolvimento da Genética e da Biologia Molecular, das tecnologias de manipulação do ácido desoxirribonucléico (DNA) e de clonagem traz à tona aspectos éticos envolvidos na produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico, chamando à reflexão sobre as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade”. Assim, a compreensão dos princípios básicos da Genética é fundamental para que nossos estudantes estejam preparados para opinar de modo consciente frente às inovações introduzidas pela ciência na sociedade, colaborando com o exercício da sua cidadania. Logo, métodos alternativos de intervenção didática podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da Genética.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Utilizar o boletim informativo “A Genética no Cotidiano” como ferramenta de intervenção didática em uma turma de 2º ano do ensino médio da Escola de Referência Augusto Lúcio, localizada no município de Correntes, estado de Pernambuco, e avaliação analítica dos efeitos nos alunos durante e pós atividade.
MÉTODOS:
A primeira etapa do trabalho foi o desenvolvimento do boletim informativo “A Genética no Cotidiano” de número 17, da UAG/UFRPE. O boletim foi confeccionado utilizando o software Microsoft Publisher 2010, contendo informações sobre Genética, tais como: Importância do DNA para o desenvolvimento dos seres vivos, estrutura do DNA e RNA e um jogo de palavras cruzadas relacionadas à genética, para que os alunos trabalhassem após a leitura das informações. A segunda etapa do trabalho foi a intervenção didática realizada com 27 alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio Escola de Referência Augusto Lúcio, localizada no município de Correntes, estado de Pernambuco. O boletim foi aplicado em sala de aula, onde os alunos foram divididos em três grupos. Houve discussão dentre e entre os grupos de alunos sobre os pontos abordados e o jogo de palavras cruzadas foi realizada entre os grupos. Após a atividade, aplicou-se um questionário com a finalidade de avaliar a utilização do Boletim como instrumento pedagógico e mediador do processo ensino-aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a análise dos questionários observou-se que 96% dos estudantes já possuíam algum conhecimento com relação à genética, como, por exemplo, estrutura da molécula do DNA, replicação, sequencia de bases nitrogenadas e sua importância para o desenvolvimento dos seres vivos, o que possibilitou uma maior interação dos estudantes durante a atividade e também contribuiu para uma maior assimilação das informações que lhes foram repassadas. Para 96% dos estudantes, o boletim informativo contribuiu para que os mesmos compreendessem melhor a importância do DNA na vida dos seres vivos. Dos alunos avaliados 66% afirmaram ter aprendido muito durante a atividade e 100% dos estudantes afirmaram ter gostado de participar da atividade.
No livro Percepção Pública da Ciência, Vogt & Polino (2003) apontam que um dos principais obstáculos para a participação dos cidadãos em questões de ciência e tecnologia é a falta de conhecimentos básicos destas populações para exercer tais práticas. Neste aspecto, a capacidade de relacionar algo de cunho científico com acontecimentos diários, estimula a manipulação das informações pelos leitores. Foi observado que o Boletim propiciou a relação de termos técnicos relacionados à Genética ao dia-a-dia de cada aluno, sugerindo que a intervenção didática com o uso do “Boletim Informativo: A Genética no Cotidiano” estimulou as atividades cognitivas e propiciou que os estudantes identificassem a ciência em sua vida, despertando interesses na área, ou áreas afins.
CONCLUSÕES:
A utilização de atividades lúdicas como o boletim informativo “A Genética no Cotidiano” se mostrou como uma alternativa interessante no processo de ensino-aprendizagem da Genética, de uma forma mais simples e atrativa, de forma que possibilite aos alunos quebrarem um pouco da rotina da sala de aula.
Palavras-chave: Atividade lúdica, Ensino de Biologia, Processo ensino-aprendizagem.