65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
MAPEAMENTO DO ENSINO DE ARTE NA REDE MUNICIPAL DE OLINDA.
Roberta de Paula Santos - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais das Universidades Federa
Maria Betânia e Silva - Prof.ª Dra. / Orientadora e Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ar
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata-se do resultado da pesquisa de campo realizada nas 14 escolas da rede municipal de Olinda que oferecem os anos finais do ensino fundamental. A partir deste resultado poderá ser investigado como se dá o uso da contextualização no ensino de arte praticado na citada rede. A contextualização é um dos eixos da Abordagem Triangular de ensino, sistematizada por Ana Mae Barbosa, e composta por mais duas ações mentais/sensoriais básicas: o fazer artístico e a leitura de imagem. As três ações se complementam formando um todo inseparável, não se deve estabelecer hierarquia, ordem de aproveitamento de cada uma delas nem as considerações a serem levadas em conta no momento da contextualização; se histórica, social, psicológica, geográfica etc. Sendo este o objetivo central da pesquisa que abrange o mapeamento em tela: investigar as compreensões e usos da contextualização no ensino de arte. E o mapeamento a fonte numérica da formação dos professores que lecionam a disciplina de Arte, da estrutura oferecida pela rede para a concretização do ensino de Arte, da relação entre os professores de Arte e o livro didático.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar entre o total de unidades educacionais da rede municipal de Olinda, quantas e quais atendem aos anos finais do Ensino Fundamental. Nessas escolas, alistar os professores que lecionam a disciplina de Arte, verificar qual a real estrutura fornecida pela rede para o trabalho desses docentes e destacar os professores regentes licenciados em Educação Artística e/ou Artes Visuais.
MÉTODOS:
O mapeamento foi executado através de consultas à Secretaria de Educação do município para a comunicação do andamento da pesquisa, localização, autorização e encaminhamento às Escolas; aplicação de questionários junto aos membros da direção das escolas e aos professores responsáveis por ensinar a disciplina de Arte. Foram percorridas 93% das 14 escolas que oferecem o Ensino Fundamental completo, entre os meses de agosto e dezembro de 2012. Em apenas uma escola, a pesquisa não pôde ser aplicada. Os questionários respondidos por membros da direção das escolas estavam divididos em quatro blocos: Dados de identificação; Estrutura Física, relacionada às características do imóvel e de sua localização na cidade; Condições de Funcionamento, informações como os níveis e horários de ensino da escola. E Ensino de Arte, que identifica o conceito da direção da escola em relação a critérios utilizados pelos professores de Arte da escola. Os questionários destinados aos docentes responsáveis pela disciplina no período do mapeamento permitiram a observação de que, nesse período, o número de professores lecionando Arte chega a 20, sendo 05 possuidores da licenciatura em Educação Artística. Além de conferir a real estrutura disponibilizada pela Prefeitura, para o ensino de Arte na rede municipal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A variedade de questões respondidas pelo mapeamento viabiliza várias consultas acerca do ensino da rede municipal de Olinda. Por exemplo, podemos utilizar informações coletadas sobre o ano de fundação das escolas, para analisar se estes correspondem ao período ditatorial vivido pelo país, entre 1964 e 1985. Dado que fundamenta a tendência pedagógica utilizada pela rede municipal. E, de acordo com o resultado obtido, a filosofia adotada pelas escolas da rede coincidiria com a tão apregoada pela Prefeitura de Olinda, gestão democrática, já que a maioria das escolas, 46%, foi fundada a partir de 1985, quando, no Brasil, se inicia a Nova República e é promulgada a Constituição de 1988. Esse número amplia-se para 69%, já que 8% não sabe a data de sua fundação e 15% foi fundado antes do período ditatorial. Em compensação, ao consultar informações cedidas pelos professores, percebemos falhas na democracia, pois o percentual de professores que alegam recorrer a vias pessoais para obter material didático para as suas aulas é de 39% e 18% obtém através de pedido aos alunos. Assim, 57% dos professores de Arte não possuem o menor apoio em material didático para a realização de seu planejamento, precisando investir parte de seus rendimentos pessoais para viabilizar o seu processo de trabalho.
CONCLUSÕES:
O mapeamento da situação do ensino de arte na rede municipal de Olinda nos proporciona um balanço positivo. Foram treze escolas participantes da pesquisa, todas elas com a disciplina de Arte contemplada por professores regentes em sala de aula. Até mesmo nas três unidades em que os professores lotados para ministrar o componente curricular estavam em afastamento temporário, estas contavam com professores substitutos. A regência do ensino de Arte nos anos finais do ensino fundamental na rede registrou, no período, 90% de professores concursados, e todas as turmas estabelecidas em escolas sede. Do total das escolas, 77% funcionam em prédios próprios, e 62% possuem mais de 10 salas de aulas. Estas unidades apresentam bom estado de conservação, a maioria é situada em áreas residenciais, com acesso a linhas de ônibus e todas as treze, em ruas com iluminação pública e coleta de lixo. Como aspecto negativo encontrado, podemos citar a formação dos professores entrevistados, o número chega a 20 docentes, sendo apenas 05 possuidores da licenciatura em Educação Artística, o requisito para ingresso no cargo através de concurso público. Sendo ainda admitidos profissionais com Licenciatura em Artes Visuais (Artes Plásticas), Expressão Gráfica (Desenho e Plástica) e Teatro (Artes Cênicas).
Palavras-chave: Arte/educação, Pesquisa de campo, Ensino Fundamental.