65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Ensino de química e justiça ambiental em três escolas do entorno da Refinaria Duque de Caxias (REDUC)
Marcia Olivieri de Souza - Mestrado em Ensino das Ciências - UNIGRANRIO
Cleonice Puggian - Profa. Dra/Orientadora - Mestrado em Ensino das Ciências - UNIGRANRIO
Wilma Clemente de Lima Pinto - Profa. Dra/Co-orientadora - Mestrado em Ensino das Ciências - UNIGRANRIO
Jefferson Lima da Silva - Iniciação Científica, Licenciatura em Biologia - UNIGRANRIO
Manoella Ribeiro de Oliveira - Iniciação Científica, Licenciatura em Biologia - UNIGRANRIO
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado sobre a relação entre ensino de química e refino de petróleo em três escolas localizadas no entorno da Refinaria Duque de Caxias (REDUC), Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Considerou-se na elaboração deste estudo a natureza transversal das injustiças ambientais, assim como seus aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais. Partiu-se do pressuposto de que estes aspectos devam ser contemplados no currículo, promovendo a formação da consciência ambiental entre alunos do ensino fundamental e médio. Observou-se também as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC,1995), cujo texto destaca que os mais variados valores humanos não são alheios ao aprendizado científico. Deste modo, a ciência deve ser apreendida em suas relações com as demais questões sociais e ambientais, por intermédio da escola, através de processos participativos e democráticos, voltados para a qualidade de vida e a consolidação de uma nova relação sociedade-natureza. A realização desta pequisa foi ainda motivada pela necessidade de investigar como as escolas do entorno da Refinaria Duque de Caxias (REDUC) abordam as questões ambientais no ensino de química.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos desta pesquisa foram: 1) investigar a abordagem do refino do petróleo e seus impactos no meio ambiente no ensino de ciências em três escolas do entorno da Refinaria Duque de Caxias; 2) elaborar, em colaboração com alunos e professores do ensino fundamental, um blog para compartilhar informações sobre o ensino de química.
MÉTODOS:
Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo exploratória, realizada com alunos e professores do nono ano do ensino fundamental no período de agosto de 2011 a março de 2013. Dados foram coletados através de observação participante, entrevistas semi-estruturadas com nove docentes de ciências, três grupos focais (total de 45 alunos) e questionários (107 alunos). O referencial teórico apoiou-se na literatura sobre justiça ambiental, educação ambiental crítica, ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) e química do petróleo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dados coletados através dos grupos focais, entrevistas e questionários revelaram que o ensino da química do petróleo e seus impactos ambientais se realiza de forma insipiente nas escolas pesquisadas. As iniciativas registradas foram fundamentalmente ações pessoais, empreendidas por professores de geografia e biologia. Durante o ano de 2011 e 2012 não foram registrados projetos de educação ambiental ou ensino de ciências sobre esta temática promovidos pelas escolas, REDUC ou organizações locais. Os projetos de educação ambiental dedicaram-se a temáticas como reciclagem, horta e preservação ambiental. Preocupou-nos o fato de que, em caso de acidentes na refinaria, apenas 41 alunos (de uma amostra de 107), seguiriam as orientações do processo APELL. Este dado indica fragilidades na educação dos alunos que vivem nas “áreas quentes”, ou seja, áreas de alto risco em caso de acidentes. Os alunos relataram ainda a existência de desigualdade na distribuição dos recursos hídricos da região, afirmando que falta água para o abastecimento das residências e escolas, enquanto há água em abundância para o abastecimento da REDUC. Um dado positivo é que 80 alunos possuem acesso à internet. A partir da interação com eles, concebeu-se um blog intitulado: “Quimic@: promovendo a justiça ambiental na escola”, produto final deste trabalho, disponibilizando um novo espaço para o diálogo sobre o tema.
CONCLUSÕES:
Em conclusão, parece oportuno reproduzir um comentário deixado no blog no dia 03 de março de 2013: “Moro em Campos Elíseos. Rua xxxxxx (muitos chamam de favelinha), apesar de eu ter apenas 14 anos, eu conheço bem alguns dos meus direitos e a Petrobrás deveria tomar mais cuidado, e ter iniciativa de asfaltar essa rua, estamos com falta de água porém usamos água do poço, que é muito suja, [...] então eu peço ajuda principalmente à Petrobrás, mas também pedimos ajuda a cedae e a prefeitura... (OBS: moramos ao lado da Fasfduc [fábrica de asfalto] e eles fingem que não estão vendo). [...]. O relato do aluno, associado aos dados apresentados por este estudo, permite concluir que o ensino das ciências nas escolas da região e, mais especificamente, a química do petróleo, pode contribuir significativamente para a formação da consciência ambiental e a vivência da democracia. Indica também que os saberes científicos são essenciais para fundamentar uma vivência cidadã, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades.
Palavras-chave: Educação básica, Meio Ambiente, Baixada Fluminense.