65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
VARIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DA ÁGUA DO RIO PINDARÉ NO MUNICÍPIO DE BURITIRANA – MA.
Francisco de Assis de A. da Conceição - Pós-graduando em Ciências Biológicas – UEMA/CESI
Viviane Pereira Mesquita - Curso de Ciências Biológicas – UEMA/CESI
Francisco Geovanny Negreiros Mendes - Prof. Esp. - Dpto. de Química e Biologia – UEMA/CESI
Dalila de Deus Sousa Henrique - Curso de Ciências Biológicas – UEMA/CESI
Juliana de Sousa Leita - Farmácia Generalista - Faculdade de Imperatriz - FACIMP
Marcelo Francisco da Silva - Prof. Esp./ Orientador – Dpto. de Química e Biologia – UEMA/CESI
INTRODUÇÃO:
A água é um dos recursos naturais mais intensamente utilizados, é fundamental para a existência e manutenção da vida e, por tanto, deve está presente no ambiente em quantidade e qualidade apropriada. Apesar disso, a ação antrópica sobre o meio promove constantecente a degradação deste recurso. Dentre as ações consideradas de risco aos corpos hídricos destacam-se a supressão das matas ciliares, o despejo de resíduos sólidos e efluentes e a ocupação desordenada de áreas de proteção. Ações essas capazes de promover alterações na qualidade físico-química de águas superficiais, afetando diretamente toda biota associada a este.
Os rios no estado do Maranhão, em especial na região sul do estado, drenam áreas onde a atividade econômica se baseia principalmente na agropecuária e, mais recentemente, culturas intensivas de soja e empreendimentos florestais, que levam a supressão da vegetação nativa em grandes áreas e expõe o já vulnerável solo do cerrado marginal Maranhão-Piauí a ações erosivas que por consequências afetam diretamente os corpos hídricos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Caracterização de alguns parâmetros físico-químicos de qualidade da água no rio Pindaré, principal afluente do rio Mearim, importante rio que interliga a região sul do estado do Maranhão a baixada maranhense.
MÉTODOS:
As amostragens dos parâmetros físico-químicos das águas superficiais foram realizadas em 10 pontos de coleta distribuídos ao longo de 47 Km do sistema hidrográfico do rio Pindaré, na divisa entre os municípios de Amarante e Buritirana, nos meses de dezembro de 2010, período chuvoso, e maio de 2011, período seco.
As medições foram tomadas in situ, sendo o Oxigênio Dissolvido (OD), Saturação de OD (%OD) e a temperatura da água medidos com o oxímetro de campo Lutron modelo MO-900, o potencial hidrogeniônico (pH) foi mensurado com o pHmetro Instrutherm modelo PH-1800, as medições de condutividade elétrica (Cond) foram tomadas através do condutivímetro Instrutherm modelo CD-880 e a turbidez (Turb) pelo turbidímetro Plus AlfaKit.
Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software Mystat 10.0.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os valores médios de pH variaram de 6,5 em dezembro a 7,0 no mês de maio, com maiores valores obtidos nas coletas dos pontos intermediários, onde ocorre proximidade a agrupamentos humanos que realizam o lançamento de efluentes domésticos. Os teores médios de oxigênio dissolvido - OD nos dois períodos sempre se encontraram próximos ao limite citado pela literatura para a manutenção da vida aquática, com baixos valores de saturação de OD. A condutividade elétrica apresentou maiores médias no período chuvoso, fato este explicado pela lixiviação do solo exposto ao longo da bacia que ocorre durante este período.
CONCLUSÕES:
As análises realizadas permitem comparar a qualidade da água do rio Pindaré, no trecho estudado, com um corpo hídrico de classe 3, segundo a portaria nº 357 do CONAMA.
O arraste de sedimentos no período chuvoso, e a concentração destes durante a estiagem tem sido um dos principais causadores do assoreamento no alto Pindaré. A supressão da vegetação nativa e a expansão da atividade agropecuária promove no período chuvoso o carreamento de materiais orgânicos e inorgânicos ao leito do rio que geram alterações nos parâmetros físico-químicos de suas águas.
Palavras-chave: Pindaré, Qualidade da água, Monitoramento Ambiental.