65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURAS PARA A PRODUÇÃO DE SUBPRODUTOS.
Adriano Derceu Prudente - Graduando do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental - IFRO
Viviane Kaim Horn - Profª/Orientadora - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
Rafael Norberto de Aquino - Profº/Orientador - Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
INTRODUÇÃO:
A preocupação em minimizar os impactos ambientais aliados à capacidade de gerenciar a reintrodução de produtos na cadeia de produção é de grande importância à economia e a conservação ambiental. Pesquisas bibliográficas demonstram que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água, quantidade cabível para o consumo de um ser humano durante 14 anos. Uma vez presente no meio ambiente de forma inadequada, o óleo, de menor densidade que a água, permanece na superfície, fazendo assim uma camada que inibe a entrada de luz e a oxigenação, danificando assim a alicerce da cadeia alimentar aquática podendo causar enchentes se este óleo atingir o leito do rio fazendo o impermeabilizar. Além disso, pode obstruir as tubulações das estações de tratamento de esgotos nos grandes centros impedindo que as águas residuárias cheguem até as estações de tratamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Quantificar e verificar a disposição final do óleo de fritura gerado pela cantina e o refeitório do Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, assim como sua respectiva disposição final.
MÉTODOS:
O check-up foi executado no IFRO - Campus Colorado do Oeste com base em perguntas objetivas sobre a reutilização do óleo e também sua destinação. Foi aplicada nos setores atinentes a alimentação com embasamento em frituras e seu possível reaproveitamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que o volume semanal em média é de 80 a 100 litros de óleo utilizado para frituras. Este é armazenado em lugares propícios, que posteriormente é recolhido por um voluntário e destinado à produção de sabão em seu domicílio. Fato inusitado é que os responsáveis pelas frituras e descartes do material acreditam na conscientização de todos para que não haja o descarte inadequado e assim uma preservação do meio ambiente. Prova disto é que esse caso de doação não ocorre somente na instituição, mas sim em suas residências.
CONCLUSÕES:
É evidente que há alternativas viáveis ao aproveitamento de resíduos produzidos na área da culinária, para isso é necessário elevar o grau de consciência das à questão ambiental. Podemos concluir que, com pequenas iniciativas, de maneira simples é possível ser sustentável. A utilização dos subprodutos poderia ser no próprio campus para a lavagem de utensílios, diminuindo os gastos com produtos de limpeza e supostamente a não poluição do Meio Ambiente em geral.
Palavras-chave: Reutilização, Impactos Ambientais, Óleo.