65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
INFLUÊNCIA DO TIPO DE BIOFERTILIZANTES NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CUPUAÇÚ
Derisvaldo de Jesus Leal - Aluno do curso Técnico em Agropecuária /IF Baiano, Campus Uruçuca
Itaiara Francisca Arcanjo Santos - Técnica em Agropecuária/IF Baiano, Campus Uruçuca
Juliete Nathiéle dos Santos - Técnica em Agropecuária/IF Baiano, Campus Uruçuca
Anapaula de Paula Cidade Coelho - Professora MSc/Orientadora - NUAPE IF Baiano, Campus Uruçuca
INTRODUÇÃO:
Embora os avanços científicos e tecnológicos tenham permitido enormes progressos, o desenvolvimento da atividade agrícola, pela própria natureza, perturba de alguma forma o meio ambiente, havendo necessidade de buscar alternativas menos impactantes, direcionada a uma agricultura sustentável, com promoção de estilos alternativos de agricultura ou a implementação de técnicas dentro dos sistemas já existentes, no sentido de garantir a viabilidade agrícola sob seus diversos aspectos.
A EMBRAPA (2010) afirmou que o biofertilizante é um adubo orgânico líquido que funciona como complementação da adubação orgânica do solo, e quando aplicado via pulverização foliar ou junto com a irrigação fornece nutrientes fundamentais para as plantas, auxiliando no controle de doenças e insetos e, propiciando uma resposta mais rápida do que os fertilizantes químicos.
Este biofertilizante é produzido em um biodigestor que é uma câmara fechada, livre do contato com o ar atmosférico, onde os materiais orgânicos são fermentados e decompostos anaerobicamente (Oliver et al.,2008)
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo avaliar três tipos de biofertilizantes (esterco bovino, pupunha e a mistura 1:1 de esterco bovino e pupunha) no desenvolvimento de mudas de cupuaçu após 60 dias de aplicação.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no Campus do IF Baiano/Uruçuca-Ba, no viveiro de produção de mudas, utilizando três tambores de plástico de 200 litros com tampa rosqueada e 150 mudas de cupuaçu.
Inicialmente foram preparados os biofertilizantes de esterco bovino, de pupunha e o da mistura na proporção 1:1 (esterco bovino e pupunha) e colocado nos tambores, deixando um espaço de 20% do volume dos tambores, equivalente a 40 litros, para armazenar o gás produzido da fermentação. Os tambores foram deixados no viveiro em local ventilado por um período de 45 dias. Durante este período, foram selecionadas as mudas de cupuaçu, escolhendo mudas com 10 meses de idade e em mesmas condições de desenvolvimento, foram separadas em três lotes com 50 mudas, correspondente aos tratamentos.
Após aberto os tambores, o conteúdo foi peneirado, coado e armazenado em litros de garrafa pet, em seguida iniciou a pulverização dos três tipos de biofertilizante nos três lotes com 50 mudas, respectivamente, usando pulverizador costal. Foram feitas uma aplicação por semana durante um período de 60 dias, totalizando sete aplicações. Para avaliação das mudas foi utilizado o sistema R, observando a altura das mudas, espessura do caule e número de folhas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A altura da muda de cupuaçu utilizando o biofertilizante de esterco bovino é influenciada, havendo um acréscimo em média de 2,25cm, porém, o maior acréscimo foi em média de 2,5cm quando utilizou o biofertilizante da mistura 1:1 do esterco bovino e pupunha. Cavalcante et al.,(2010) observou influência no crescimento durante a formação das mudas de maracujazeiro amarelo com o uso de biofertilizantes de esterco bovino. Do contrário, a altura da muda de cupuaçu não houve influência quando utilizado o biofertilizante de pupunha.
Quando avaliado o número de folhas nas mudas de cupuaçu com o uso do biofertilizante de esterco bovino e da mistura 1:1, houve um acréscimo de 3 folhas, enquanto que, o biofertilizante de pupunha não teve diferença significativa. Para a espessura do caule o uso de biofertilizante não foi influenciado.
CONCLUSÕES:
O uso de biofertilizante de esterco bovino contribui para o aumento na altura da muda de cupuaçu, bem como o número de folhas, porém, o biofertilizante de pupunha não influencia na altura da muda e no número de folhas.
A espessura do caule não é influenciada pelo uso de nenhum tipo de biofertilizante, seja ele de esterco bovino, de pupunha ou da misturado na proporção 1:1 de esterco bovino e pupunha.
Palavras-chave: Cupuaçu, Produção de mudas, Biofertilizante.