65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DO CURSO DE LETRAS DO PARFOR/AP: PRIMEIROS DELINEAMENTOS A PARTIR DA VISÃO DOS PROFESSORES-ACADÊMICOS.
Dina do Socorro Paiva Borges - Universidade Federal do Amapá -UNIFAP
Romualdo Tavares de Oliveira - Secretaria de Educação do Estado do Amapá – SEED
Isabel Cristina dos santos - Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife - SEEL
Klívia Renata Pacheco Bruno - Universidade Federal do Amapá -UNIFAP
Santana de Jesus Miranda Melo - Secretaria de Educação do Estado do Amapá – SEED
INTRODUÇÃO:
Atualmente, no Brasil, milhares de professores estão atuando em diversas áreas do conhecimento nas escolas públicas do país sem a devida formação exigida pelas muitas transformações ocorridas no mundo do trabalho, na sociedade e na própria legislação. O Plano Nacional de Formação dos Professores do Magistério da Educação Básica (PARFOR) tem procurado contribuir nesse processo por meio da oferta gratuita de educação superior para professores em exercício na rede pública de educação básica cuja formação não atenda a LDBEN. Entretanto, é importante frisar que o objetivo central do PARFOR é de que esta formação ocorra dentro de um rigor de qualidade. Desse modo, é importante conhecer esse processo de formação a partir da ótica desses docentes que retornaram à sala de aula, visando se adequarem às novas exigências sociais, econômicas e legais. Conhecer a ação dos docentes que atuam no PARFOR por meio da ótica de seus alunos contribui para que as instituições públicas envolvidas repensem esse processo de formação, visando à garantia da qualidade do mesmo. Para Freire (2006) o professor não pode desprezar a análise que os alunos fazem de sua prática, porque a maneira como estes o percebem tem importância extrema para o desempenho do docente e, neste caso, para a qualidade da formação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral: investigar a visão dos professores-acadêmicos do curso de Letras do PARFOR/AP sobre a prática pedagógica de seus professores. Objetivos específicos: averiguar o curso que os professores-acadêmicos realizam; a relação professor-aluno; a metodologia; os recursos didáticos e os 03 instrumentos de avaliação mais adotados e; a concepção que fundamenta a ação dos docentes no curso.
MÉTODOS:
Participaram dessa pesquisa 25 alunos (professores-acadêmicos) do curso de Letras do PARFOR/AP ofertado na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Foi aplicado um questionário com cada um dos participantes, onde responderam a questões fechadas. Esses instrumentos, após a aplicação junto aos professores-acadêmicos, foram tabulados e analisados por categoria numa abordagem quantitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a tabulação das informações, verificou-se 76% dos professores-acadêmicos estavam cursando a 1ª licenciatura e; 24% a 2ª licenciatura. Sobre a relação professor-aluno, 80% dos entrevistados afirmaram que esta relação era boa; 12% disseram que era excelente e; 8% indicaram que era regular. Com relação à metodologia mais utilizada pelos professores do PARFOR/AP, 51% disseram que era o seminário; 19,5% indicaram a aula expositiva; 12,1% apontaram o debate de textos; 7,3% falaram que eram os debates; 4,8% disseram que eram as resenhas e; 4,8% indicaram outras metodologias. Quando indagados sobre os três recursos didáticos mais utilizados, 36,9% disseram que eram os textos/Xerox; 33,8% apontaram o retroprojetor digital (datashow); 24,6% indicaram o quadro/pincel; 3,07% falaram que eram os livros e; 1,5% apontaram outros recursos. Com relação aos três instrumentos de avaliação mais adotados, 35,2% indicaram o seminário; 30,8% a prova escrita; 16,1% o resumo; 7,3% o debate e; 4,4% a resenha. Sobre a concepção pedagógica que fundamenta a ação dos docentes do PARFOR/AP, 44% disseram que era a tradicional; 28% a construtivista e; 28% a sócio-interacionista.
CONCLUSÕES:
Após análises das informações, verificou-se que a prática dos professores do PARFOR/AP que atuam no curso de Letras, segundo o olhar dos professores-acadêmicos, ainda reproduz práticas tradicionais dos cursos regulares de formação superior. É importante perceber que a maioria desses professores que estão atuando no ensino da Língua Portuguesa nas escolas da rede pública de ensino do Amapá está cursando a sua primeira graduação. Daí, a importância do rigor nesta formação. Também, é preciso ressaltar que os docentes do PARFOR/AP precisam compreender a necessidade de superar as formas tradicionais de mediação do conhecimento. Visto que esses professores-acadêmicos já possuem um saber construído a partir das relações com seus pares e do seu percurso profissional. Portanto, faz-se necessário que professores e instituições mantenedoras do curso de Letras do PARFOR/AP reflitam sobre o processo de ensino-aprendizagem no curso para que a qualidade do mesmo não fique comprometida.
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Formação Docente, PARFOR.