65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA PELOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE TEFÉ/AM.
Jonylla Pontes Silva - Autora - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Ana Maria Lopes Carneiro Cruz - Voluntária - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Alex Izuka Zanelato - Prof. Msc/Orientador - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Augusto Izuka Zanelato - Prof. Msc/Coorientador - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
A água potável para o consumo não pode conter substâncias dissolvidas em níveis tóxicos e nem apresentar em sua composição microrganismos patogênicos capaz de provocar doenças. A avaliação da qualidade da água de consumo é realizada por meio de análises físico-químicas e microbiológicas, esses resultados devem seguir padrões de qualidade que assegurem e protejam a saúde pública e o meio ambiente. A Portaria n.º 2914, de 12 de Dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, estabelece: “Toda a água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita à vigilância da qualidade da água”. Então, por lei, temos o direito de saber a qualidade da água que estamos consumindo, se está ou não dentro dos padrões aceitáveis de potabilidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar um diagnóstico da qualidade da água consumida pelos moradores do município de Tefé, por meio de: Análise microbiológicas como coliformes totais e coliformes termotolerantes e análises físico-químicas tal como temperatura, cor, turbidez, pH e sólidos totais dissolvidos.
MÉTODOS:
As amostras foram coletadas na rede de distribuição pública que é realizada através de poços artesianos ou poços tubulares (PT), amostras essas que foram coletas da torneira da saída do poço e encaminhadas ao LAQUA/IDSM (Laboratório de Qualidade de Água/Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá). A coleta foi realizada com a utilização de frascos de vidro erlenmeyer esterilizadas na autoclave, com isso, buscando evitar contaminações de meios externos. Nas analises físico-química, a valor de pH, turbidez, cor e temperatura foram determinados utilizando-se pHmetro, turbidímetro, espectrofotômetro e termômetro a laser, respectivamente. A análise microbiológica foi realizada aplicando-se o método de determinação da presença do grupo coliformes com o uso do reagente Aquatestcoli. Para a realização deste teste foi adicionado o reagente em 100 ml da amostra contida no frasco, após a adição do reagente agitou-se o frasco para homogeneizar a solução e em seguida foi levada à estufa bacteriológica a temperatura de 35°C, por um período de 24 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os resultados obtidos dos 21 poços artesianos ativos analisados apresentaram-se dentro dos padrões de potabilidade, tanto físico-químico, quanto microbiológico, com exceção de um dos poços, o PT 09, que apresentou presença de coliformes totais, resultados estes que foram de conhecimento do órgão público Vigilância Ambiental.
CONCLUSÕES:
Portanto, os resultados obtidos indicaram que as análises das amostras físico-químicas coletadas dos poços tubulares do município de Tefé estão dentro dos padrões aceitáveis de potabilidade, quanto as análises microbiológica estão dentro dos padrões aceitáveis de potabilidade de água para consumo humano, com exceção do PT 09, segundo a portaria n° 2.914/11 do Ministério da Saúde.
Palavras-chave: Análise físico-química e microbiológica da água, padrões de potabilidade, Município de Tefé.