65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
Inclusão Digital para Idosos – Conexão Melhor Idade
Naiara Conceição de Carvalho - Curso de Manutenção e Suporte em Informática - IFBaiano
Sara Soares Costa Mamona - Depto. Técnica em Assuntos de Dessenvolvimento Educacional
INTRODUÇÃO:
As novas ferramentas tecnológicas tem permitido a troca de informações em velocidades impressionantes, porém há no Brasil um número grande de excluídos tecnológicos. Dentre esses excluídos das novas tecnologias encontram-se as pessoas da terceira idade, faixa etária em que há perdas de desempenho e estímulo, carecendo assim de uma atenção especial. Não é diferente com os idosos do município de Governador Mangabeira-Bahia. Que além de comporem as estatísticas da exclusão digital, em muitas vezes possuem também baixa escolaridade, conforme dados coletados através de questionário. Onde dos trinta e seis alunos matriculados, vinte e dois tinham o ensino médio completo e quatorze o ensino fundamental incompleto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Integrar a população de idosos de Governador Mangabeira e cidades circunvizinhas na inclusão digital. Desenvolver atividades básicas do hardware. Utilizar as ferramentas da tecnologia da informação como acesso a web sites, redes sociais, jogos virtuais familiarizando os idosos às novas tecnologias.
MÉTODOS:
Avaliação Diagnóstica: Questionário respondido no primeiro dia de aula para avaliar o nível de conhecimento dos idosos; Acompanhamento por monitor: Cada aluno/idoso foi acompanhado por um monitor, aluno regular do curso de informática do Campus de Governador Mangabeira, com o objetivo de ajudar o aprendizado do idoso; Materiais: Neste curso foi oferecido uma apostila impressa, ilustrativa, para que os alunos estudassem em casa sem a ajuda de terceiros, camisa de identificação do projeto juntos, pasta do aluno com apostila e caneta; Aulas práticas: aulas totalmente praticas duas vezes por semana; Carga horária total de 40 horas; Transporte: Foi ofertado transporte para que os alunos se deslocassem do centro da cidade até o Campus, mediante convênio com a Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira que entendeu a importância do projeto para a população idosa de seu município.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi desenvolvido um curso de informática básica voltado para atender as necessidades dos idosos da região, que é usar os computadores para o seu lazer ou para alguma atividade laborativa que porventura executem. Inicialmente foi aplicado um questionário para identificar o nível de conhecimento dos alunos, e com base nas informações coletadas pode-se trabalhar melhor as suas necessidades.
Os idosos tiveram conhecimento básico do hardware dando ênfase no controle do mouse, utilizando ferramentas para melhorar a coordenação motora; conheceram as funções básicas do teclado e técnicas de digitação para facilitar a sua utilização, manipulação básica do sistema operacional MS-Windows, editoração de textos usando o BrOffice Writer, jogos eletrônicos educacionais e de entretenimento, acesso a internet e as redes sociais (MSN, Facebook).
CONCLUSÕES:
Através da curiosidade, promoveu-se o bem estar, a troca de saberes e experiências, propiciando novos métodos de integração no meio digital à população da terceira idade.
Foram matriculados efetivamente trinta e seis alunos-idosos, acima de cinquenta e cinco anos de idade, que frequentaram as aulas no Campus Governador Mangabeira do Instituto Federal Baiano – IF Baiano. As aulas aconteciam nas quartas-feiras e sexta-feira, por duas horas-aula/ dia.
Ao final do percurso formativo, houve a certificação de trinta idosos que participaram regularmente do curso e que estavam aptos a utilizar o computador com suas funcionalidades básicas além de acessar a internet com os recursos que ela oferece.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Terceira Idade, Informática.