65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Experimentando Experimentos fáceis de física no CEGEL
Rosemary Nogueira Leão - Profa. Esp./Supervisora-SEDUC/MA
Fábio Henrique Silva Sales - Profo. Dr./Orientador-Depto de Física- IFMA
Caroline Véras Garcia - Graduando de Física/PIBID-IFMA
Leandro Santos Castro - Graduando de Física/PIBID-IFMA
Ricardo Waldrean Melo da Silva - Graduando de Física/PIBID-IFMA
Wellington Azevedo Assunção - Graduando de Física/PIBID-IFMA
INTRODUÇÃO:
O programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID) visa incentivar a formação de profissionais conscientes e determinados a seguir a profissão de docente, sendo assim inseridos desde cedo na escola, conhecer a profissão e o futuro ambiente de trabalho, bem como contemplar de maneira significativa a sua formação acadêmica. Esse programa é uma parceria entre o governo federal (CAPES/IFMA) e o governo estadual (escola estadual).
Ensinar não é uma tarefa fácil, experimentar muito menos, é por isso que professores-pesquisadores procuram cada vez mais diminuir a distância entre teoria e prática, tentando enriquecer suas práticas pedagógicas e incentivar futuros docentes, tentando fazer a diferença, apesar de todos os obstáculos encontrados nas escolas da rede pública de ensino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O programa tem como objetivos: incentivar os futuros docentes a exercer atividades de sala de aula no Ensino Fundamental e no ensino Médio; Produzir material didático para utilização nas escolas de educação básica do Estado do Maranhã; proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
MÉTODOS:
Aplicou-se um questionário diagnóstico no intuito de investigar o andamento do Ensino-aprendizagem de Física na escola. Um voltado para o professor: 9 questões: qual o nível de formação, se leciona a disciplina para qual foi habilitado, como é o ensino de Física na escola, se elabora aulas experimentais em seu planejamento, sua opinião sobre a importância de aulas experimentais, se sentem o gosto dos seus alunos pela disciplina, se o ensino na escola está adequado, qual melhor lugar para realizar aulas experimentais, o que poderia melhorar no processo de Ensino-aprendizagem ao qual está submetido. Um voltado para o aluno: 8 questões: Qual sua série, sua idade, como é o Ensino de Física na escola em que estuda, se existem aulas experimentais, como você participa delas, gosta das aulas de física, acredita que o ensino de Física ao qual está submetido está adequado, como melhorar o ensino-aprendizagem na sala de aula, você usa a física em seu dia-dia. Esses questionários foram aplicados nos turnos matutino e vespertino, nas 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As aulas de Física são, predominantemente teóricas e expositivas. No entanto, algumas são experimentais. Espera-se que o programa contribua com a problematização e contextualização dos conteúdos, fixação de conceitos científicos importantes, tornando as aulas atraentes, divertidas e fascinantes.
CONCLUSÕES:
O programa dá oportunidade aos futuros docentes de entrar em contato com a realidade das escolas públicas e perceberem os desafios que a carreira docente enfrenta, bem como a criação de material didático como estratégia em diversas situações e momentos de aprendizagem.
Palavras-chave: PIBID, aprendizagem, ensino.