65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR NO ENFRENTAMENTO À RESISTÊNCIA DO ACOMPANHANTE DURANTE O TRATAMENTO DE PACIENTES FORA DE SEUS MUNICÍPIOS.
Carla Ribeiro dos Reis Barbosa - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social
Andrea Milenny dos Santos Correa - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social
Lidia Luany Palheta Souza - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social
Michele Elane de Sá Monteiro - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social
Sandra Helena Salgado de Morais - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social
Vanessa Cristina Campos da Silva - Universidade Federal do Pará- UFPA. Faculdade de Serviço Social
INTRODUÇÃO:
O trabalho discutiu teoricamente os aspectos sociais que envolvem paciente e acompanhante em um hospital de referência, na cidade de Belém, durante o tratamento de morbidades que exigem uma especificidade médica que transcende os recursos oferecidos pelo município de origem do usuário. Tal fator pode ser um facilitador ou um problema, dependendo da forma como o assistido e a família compreenderão o processo curativo, haja vista, nos casos mais graves o usuário necessita de um tempo maior para o término do mesmo. É difícil para o paciente estar longe de casa, da família, dos amigos, da vida social da qual estava habituado e se torna mais desagradável, quando o familiar transparece essa inquietação também. O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Regionalização, busca a efetivação do acesso a esse direito fundamental. E enfatiza a humanização dos profissionais no ambiente hospitalar para um melhor atendimento. Assim, procurou-se por meio do estudo de caso compreender a importância da interdisciplinaridade na garantia de um tratamento tranquilo ao paciente, considerando o trabalho do Assistente Social junto à equipe de multiprofissionais do hospital.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva destacar a importância da ação interdisciplinar na garantia do direito à saúde, aproveitando a equipe multiprofissional existente no hospital investigado. Destacando o processo de humanização dos profissionais e a sensibilização do acompanhante durante o tratamento do paciente.
MÉTODOS:
Por se tratar de um estudo de caso, durante o estágio supervisionado, buscou-se uma investigação qualitativa, cujo foco era a atuação da equipe multiprofissional realizando ações na busca da efetivação do direito à saúde. Realizou-se uma pesquisa documental a respeito do assunto, acrescida das informações empíricas durante o atendimento social. Para uma investigação a respeito da relação paciente/familiar, observou-se a atuação dos profissionais de Psicologia e Serviço Social quanto ao processo de sensibilização do acompanhante quanto à permanência deste com o adoecido e humanização da equipe para o acolhimento de ambos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em abril de 2012, durante um curso de qualificação profissional realizado pelo próprio hospital universitário, uma enfermeira reiterou que “a fragmentação do atendimento dificulta a realização da multidisciplinaridade [...] A interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”. É notória a necessidade de uma equipe multiprofissional, mas que, principalmente, esta atue de forma interdisciplinar e humanizada, junto à demanda apresentada diariamente, trabalhando-se a sensibilização do acompanhante no processo de recuperação e cura dos pacientes de outros municípios. Pois o simples fato do acompanhante/visitante aceitar com insatisfação o tempo que permanecerá longe de sua vida social, dificulta até mesmo a continuidade do tratamento recebido pelo paciente durante a internação. Com a humanização do SUS, a medida visa o bem-estar do usuário e de sua família também.
CONCLUSÕES:
Diante desta problemática que pode contribuir para uma regressão no tratamento do usuário, observou-se a importância de se preconizar a interdisciplinaridade como enfrentamento à resistência acompanhante em permanecer junto ao usuário durante seu tratamento no SUS, quando este necessitar de uma internação fora de domicílio e de seu município de origem, o que requer, consequentemente, o apoio emocional da família durante a internação. Na intenção de um atendimento psicossocial que proporcione o mínimo de tranquilidade e conforto na recuperação do usuário contribuindo para melhora no quadro clinico. E a presença de uma equipe, a qual de forma humanizada soma os conhecimentos de cada profissional dentro de seu campo de estudo, fortalecendo a integração no trabalho e oportunizando a efetivação do direito à saúde com qualidade.
Palavras-chave: Humanização, Sensibilização, Apoio familiar.