65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A Relatividade de Galileu no Ensino Médio: Como os tópicos são abordados?
Tatiana Miranda de Souza - Depto. Física – PET-Física - UFRRJ
Débora Moreira dos Santos - Depto. Física – PET-Física - UFRRJ
Frederico Alan de Oliveira Cruz - Prof. Dr./Tutor - Depto. Física – PET-Física – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
Os conteúdos de Física apresentados nas turmas de ensino médio, das escolas brasileiras, na maioria das vezes não estavam relacionados com as mudanças científicas e tecnológicas ocorridas ao longo dos anos. Com a necessidade de produzir uma nova visão sobre os temas de Física, a Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) trouxe uma nova proposta de reorientação curricular inserindo dentro do contexto escolar temas de Física Moderna e Contemporânea, além de tópicos ligados aos avanços tecnológicos dos últimos anos. Para as turmas de primeiro ano do Ensino Médio os bimestres ganharam temas a serem discutidos, na seguinte ordem: 1º bimestre - Cosmologia – Movimento ; 2º bimestre – Forças; 3º bimestre - Relatividade restrita e geral ; e 4º bimestre - Impulso, momento linear e conservação do momento. Nesses quatro bimestre a proposta fundamental é que o aluno seja capaz de compreender o conhecimento científico e tecnológico, como uma construção humana de saberes. A grande questão que se apresenta nessa mudança é se as bases conceituais são apresentadas de forma coerente, afim de produzir uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar se os conceitos ligados a Relatividade de Galileu são apresentados de forma coerente, dentro da nova proposta curricular apresentada pela SEEDUC-RJ, favorecendo o entendimento dos diversos assuntos que fazem uso dos princípios abordados nesse tema.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no seguinte conjunto de etapas, que são descritas a seguir: (1) Inicialmente avaliamos a nova organização curricular, dos conteúdos de Física, para as turmas de Ensino Médio, proposta pela SEEDUC-RJ, buscando quais os temas envolvidos estão relacionados com os princípios fundamentais da Relatividade de Galileu, tais como: inércia, velocidade relativa e movimento relativo; (2) Avaliamos se nos livros tradicionalmente usados nas escolas de Ensino Médio, na cidade do Rio de Janeiro, existem comentários explícitos aos princípios mencionados pela Relatividade de Galileu ou se eles são apresentados sem que ocorra uma apresentação formal desses conceitos; (3) Analisamos se a ordem de apresentação dos conceitos basilares para entendimento da Teoria da Relatividade, são coerentes e possibilitam um encadeamento de ideias que construam uma aprendizagem real sobre o tema e não apenas a memorização de um conjunto de fórmulas abstratas; (4) Finalmente, foi discutido se o atual cenário de formação dos professores é favorável para a apresentação de tais conteúdos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação ao novo currículo foram encontrados quatro tópicos relacionados aos princípios da relatividade de galileu: 1) Compreender a relatividade do movimento; 2) Compreender o conceito de inércia.; 3) Compreender que a Teoria da Relatividade constitui um novo modelo explicativo para o Universo e uma nova visão de mundo; 4) Reconhecer a conservação do momento linear e, por meio dela, as condições impostas aos movimentos. Nos livros de ensino médio os tópicos 2) e 4) são apresentados, mas sem que exista qualquer referência a relatividade de Galileu, enquanto os tópicos 1) e 3) são pouco abordados e quando isso ocorre é realizada apenas uma apresentação pouco elucidativa do fenômeno. Na mecânica clássica, por exemplo, os referenciais inerciais são particularmente importantes pois neles as equações do movimento tomam sua forma mais simples como “F = ma” ou até mesmo “s = s0 + vt”. Em relação a ordem de apresentação dentro do novo currículo, consideramos que este não apresenta sequência clara e objetiva que favoreça o entendimento do assunto abordado, que nesse caso é a Teoria da Relatividade.
CONCLUSÕES:
Apesar de não ser vista de forma mais abrangente no ensino médio, normalmente nas primeiras aulas já são apresentados conceitos básicos e muito importantes para a compreensão da Relatividade de Galileu. A grande questão está em não ser explícito o uso do termo “Relatividade de Galileu”, não permitindo que o aluno tenha um entendimento dos conceitos básicos da “Teoria da Relatividade”, tais como: mudança de referencial, movimento relativo e relatividade temporal. Um outro ponto que poderá dificultar, em primeiro momento o estabelecimento dessa nova reorientação curricular, está na bibliografia utilizada, que pela sua superficialidade pode não fornecer um material de apoio aos alunos que favoreça o entendimento dos fenômenos apresentados a eles. Finalmente, será importante que os professores sejam amparados com materiais de apoio atualizados e de fácil linguagem, visto que muitos deles não são oriundos dos curso de Licenciatura em Física e podem trazer limitações sobre o tema.
Palavras-chave: relatividade, Galileu, Ensino Médio.