65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
OTIMIZAÇÃO DE ÁREAS DE PASTAGENS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA
Leandro Henrique Correia - Bacharelado em Informática - IFG Câmpus Inhumas
Gustavo Cunha Cintra - Bacharelado em Informática - IFG Câmpus Inhumas
Maria Socorro Duarte da Silva Couto - Profa. Dra. /Orientadora - Depto. de Áreas Acadêmicas - IFG Câmpus Inhumas.
Ole Peter Smith - Prof. Dr. /Co-orientador - Instituto de Matemática e Estatística (IME) - UFG
INTRODUÇÃO:
Hoje, o Brasil é o detentor do maior rebanho bovino comercial do mundo, o qual possui aproximadamente 150 milhões de hectares de pastagens cultivadas, as quais se concentram principalmente no bioma Cerrado. A pastagem cultivada é responsável por aproximadamente 68% de toda a área já ocupada do bioma, bem como por grande parte da conversão em curso.
Neste caso, a adoção de critérios objetivos, como os métodos matemáticos e computacionais, torna-se fundamental para a seleção ecologicamente mais sustentável das áreas de pastagens, contribuindo, desta forma, com a preservação da vegetação remanescente.
Tendo em vista que os métodos matemáticos e computacionais de otimização constituem-se em importantes subsídios técnicos aos problemas de ordenamento e/ou redistribuição de uso de áreas de forma mais eficiente e rápida, desenvolveu-se, neste trabalho, ferramentas que permitiram no modelo proposto por Couto et al. (2013): organizar de forma mais inteligente a entrada de dados; obter um número n de valores no intervalo definido para cada parâmetro, facilitando a análise da variação dos mesmos; calcular a diferença das soluções obtidas pela variação de cada parâmetro; automatizar a saída de informações e o preparo da solução ótima para gerar cenários.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como intuito desenvolver ferramentas que permitirão: organizar de forma mais inteligente a entrada de dados; obter n de valores no intervalo definido para cada parâmetro, facilitando a análise da variação dos mesmos; calcular a diferença das soluções obtidas pela variação de cada parâmetro; automatizar a saída de informações e o preparo da solução ótima para gerar cenários.
MÉTODOS:
Este trabalho tem como área de estudo a Região Metropolitana de Goiânia.
O conjunto de dados primários da área de estudo é composto por dados cartográficos, temáticos, censitários, orbitais e econômicos.
Procurou-se organizar o conjunto de dados primários de forma que as variáveis, através do algoritmo simplex, fossem separadas em arquivos de acordo com suas características. Estes arquivos foram automatizados para produzir saídas em formato .csv (comma-separated values), o qual é compatível com o software ArcGis 9.0, utilizado na criação dos mapas para visualizar as soluções do problema.
Implementou-se uma ferramenta para fazer uma variação sistemática dos parâmetros selecionados dentro de um intervalo especificado, que execute o algoritmo e gere uma sequência de arquivos output, dos quais criam-se também uma sequência de cenários.
O modelo matemático de programação linear desenvolvido por Couto et al. (2013), nessa área de estudo, tem como unidade de aplicação 227 polígonos de pastagens, que busca fazer o ordenamento do uso das áreas de pastagens de forma que identifique as áreas prioritárias para intensificação da pecuária, expansão sucroalcooleira, restauração de paisagens naturais, ou expansão sucroalcooleira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Tendo em vista que as tarefas mecânicas de um banco de dados são sempre feitas com melhor qualidade por máquinas (DATE, 2003), os dados foram reorganizados em arquivos separados, de acordo com suas características, para facilitar a manipulação dos mesmos.
Com a implementação da ferramenta que varia sistematicamente os parâmetros selecionados da função-objetivo (dentro de um intervalo especificado), executa o algoritmo e gera uma sequência de arquivos output, dos quais se criam uma sequência de cenários, facilitou muito o trabalho de análise sobre a natureza e a sensibilidade das soluções do modelo de programação linear estudado.
Por meio da variação dos parâmetros foi possível encontrar uma variedade maior de soluções diferentes e mais significativas para a gestão territorial. Por exemplo, obtive-se uma solução ótima que mostra que os polígonos de pastagens destinados à maior lotação de gado estão concentrados mais ao norte da área de estudo, ao remanejamento de cana-de-açúcar encontram-se mais próximos à usina sucroalcooleira no município de Inhumas, e à restauração da vegetação natural estão concentrados na proximidade do Parque Altamiro Pacheco, que é uma unidade de conservação natural.
CONCLUSÕES:
A criação de ferramentas agilizou e tornou mais eficiente o trabalho com o banco de dados e a análise dos parâmetros do modelo proposto por Couto et al. (2013), os quais foram importantes no desenho de novos arranjos espaciais, ecologicamente mais sustentáveis das áreas de pastagens, bem como na identificação de áreas prioritárias para restauração de paisagens naturais, intensificação da pecuária ou expansão sucroalcooleira, a qual tem na área de estudo as suas principais áreas alvos.
Considerando as áreas de pastagem em estudo são influenciadas pela presença de frigoríficos, é possível perceber, a partir da solução ótima, que esta região de estudo tende a permanecer com uma maior área ocupada por pastagens. Porém, tendo o pleno conhecimento de que os recursos naturais são essenciais à vida, as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade devem ser sempre levadas em consideração pelos gestores, não permitindo que o desenvolvimento econômico comprometa a continuidade de tais recursos.
Em fato, o estudo da variação de parâmetros é importante para se obter soluções diferentes, as quais resultam em alternativas de maior viabilidade para criação e gestão, seja de novas unidades de conservação ou mesmo cultivo de outras culturas, tanto no aspecto biológico quanto no econômico.
Palavras-chave: Problemas de ordenamento, Programação Linear, Conservação.