65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
DENGUE: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NECESSÁRIA EM UMA SALA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kíria Lúcia de Carvalho - Depto. de Educação – UFV
Wanessa de Assis - Depto. de Educação – UFV
Maria Aparecida Ferreira Fontes - Profa. da Rede Municipal de Viçosa/MG – Supervisora do PIBID
Silvana Claudia dos Santos - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Educação – UFV
Aline de Oliveira Martins - Depto. De Economia Doméstica – UFV
INTRODUÇÃO:
A cidade de Viçosa, assim como outras da região da Zona da Mata Mineira, se encontra em situação de alerta, pois o número de casos de Dengue neste ano já são alarmantes. No município de Viçosa, por exemplo, já foram notificados mais de 50 casos da doença. A escola, então, compreendida como extensão da sociedade e formadora de cidadãos é espaço fundamental para auxiliar na propagação de informações sobre a doença e de conscientização. A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti e seus principais sintomas são: febre alta, dor nos olhos, cansaço, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo e perda de apetite. A principal forma de combate a essa doença é a eliminação do mosquito transmissor. A minha atuação enquanto bolsista PIBID, junto à professora regente, de elaborar este pequeno projeto e colocá-lo em ação, visa a conscientização de familiares, alunos e de toda comunidade escolar para a ação! Para mudarmos esta realidade é necessário acabar com os criadouros do mosquito, eliminando locais que possam acumular água limpa e parada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar os resultados de um projeto sobre a Dengue desenvolvido com uma turma de 1º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede Municipal de Viçosa/MG por uma bolsista do PIBID Pedagogia nesta instituição. O projeto objetivava conscientizar, a comunidade escolar e a família, que o combate à dengue é a erradicação do mosquito Aedes Aegypti.
MÉTODOS:
Devido à ocorrência de casos de dengue na cidade se fez necessário uma intervenção pedagógica na escola para o combate a essa doença. Para a realização do trabalho, elaborei e ministrei junto com a professora regente e supervisora do PIBID planos de aula tendo como tema a Dengue. Foi proposta em um primeiro momento uma roda de conversa com os educandos acerca da doença, depois foi ministrada uma aula expositiva apresentando aos alunos informações importantes como: a transmissão da doença, mitos e verdades, os sintomas, o tratamento, as características do mosquito transmissor e a forma de combate. Posterior a este momento, foi proposta uma atividade para identificar em uma imagem os possíveis focos do mosquito e como agir para eliminá-los. Além disso, foi confeccionada uma máscara com os dizeres “Fique de olho” e o desenho do Aedes Aegypti. Como meio de envolver a família, foi proposto aos alunos como atividade para casa, um passeio pelos quintais de suas casas e arredores à procura de criadouros do mosquito, o que deveria ser feito com o acompanhamento de responsáveis e que juntos deveriam eliminar os mesmos. Durante a semana foram exploradas algumas notícias publicadas no jornal sobre os casos de dengue em Viçosa e a leitura de cartilhas e livros que abordavam o tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentro da sociedade atual, onde muitas vezes a escola é o lugar que as crianças passam mais tempo, é imprescindível acrescentar no cotidiano escolar reflexões sobre a realidade, as discussões e os desafios que vivenciam nossos educandos fora e dentro do ambiente da escola. A escola deve ir além das abordagens de conteúdos curriculares, deve proporcionar aos seus alunos uma formação que contemple aspectos cognitivos, culturais, sociais e que os instrumentalize para uma atuação consciente na sociedade. À luz destas perspectivas o presente projeto de intervenção pedagógica em uma turma de 1º Ano do Ensino Fundamental visou à conscientização dos alunos quanto à Dengue. O diálogo construído junto ao educandos possibilitou uma troca de saberes, de modo que a partir do que eles já conheciam foi possível compartilhar novas informações sobre a doença, a forma de contágio, e o Aedes Aegypti. Durante as aulas ficou perceptível a motivação e o interesse dos alunos pelo tema, quando os alunos puderam observar um exemplar da espécie Aedes Aegypti e notar suas características como o tamanho e as listras brancas. Desse modo, tornou-se mais real ainda a necessidade de agir para combater esta doença e evitar a transmissão.
CONCLUSÕES:
A escola é o espaço que as crianças têm para se desenvolver, para se expressar, para descobrir, para aprender e construir junto conhecimento, por isso, questões que envolvam a família, saúde, higiene, política, meio ambiente, cidadania e valores humanos devem ser incorporadas ao currículo. A realização desta intervenção pedagógica sobre a dengue possibilitou que os alunos não apenas obtivessem mais informações sobre a doença, mas que pudessem perceber que ações simples e cotidianas podem ser realizadas por eles, tais como: lavar a vasilha de água e comida dos animais de estimação, colocar areia nos pratinhos das plantas ou simplesmente jogar lixo no lixo, demonstrando que, ao agirem com responsabilidade podem contribuir de forma significativa para o combate ao mosquito transmissor. Um exemplo de como esse trabalho repercutiu de forma positiva é a fala de um aluno após fazer a atividade proposta para casa: “Tia, eu e minha irmã vimos que a caixa d’água está destampada e já falei pro meu pai, pode tampar se não vai dar Dengue”. Esta é a proposta que a escola deve buscar em suas práticas, que o conhecimento transcenda o ambiente escolar, que possa ser utilizado no dia-a-dia de forma significativa e que aluno se perceba como sujeito do processo educativo.
Palavras-chave: Conscientização, Saúde Pública, Práticas Educativas.