65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS E A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA REFLETIDAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE NO NORTE DO TOCANTINS
Fabíola Andrade Pereira - Pedagogia - UFT
Timothy Denis Ireland - Prof. Dr./Orientador - PPGE- UFPB
INTRODUÇÃO:
O presente texto versa sobre a Educação de Jovens, Adultos e idosos e a aprendizagem ao longo da vida. Trata-se de uma tentativa de reflexão teórico-metodológica acerca de um estudo de caso desenvolvido junto a UMA - Universidade da Maturidade no norte do estado do Tocantins. O enfoque dado à UMA, surge como um desafio, pois tentar-se-á utilizar esta experiência para formular interpretações e disseminar o conhecimento construído no entrelaçamento de muitas ideias e concepções por ela trazidas. Fazer a conexão com o vivido (nesta experiência) e o apreendido (por meio deste estudo de caso) será o esforço empreendido nesta caminhada. A UMA será levada a cabo nessa reflexão por se constituir enquanto espaço educativo que concebe aprendizagem como elemento fundamental para a qualidade de vida e o bem-estar dos jovens, adultos e idosos que dela fazem parte. Um espaço que incrementa uma organização curricular, saberes, práticas, conhecimentos teóricos, vivencias e experiências, e cuja proposta educacional é tida como um empreendimento social que referencia uma filosofia de vida e uma concepção de educação e velhice.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Em busca de um entendimento mais amplo acerca do que nos propomos discutir, é preciso explicitar para o leitor os nossos objetivos. O texto busca apresentar a UMA, situando-a, dentro de um contexto histórico, e, além disso visa refletir a educação de jovens, adultos e idosos e aprendizagem ao longo da vida a partir desta experiência.
MÉTODOS:
O objeto de estudo foi tratado a partir de uma abordagem qualitativa enfatizando os sujeitos envolvidos neste processo. Homens e mulheres ( 60 ao total) que vão para a universidade com crenças e valores já constituídos e com a esperança de aprender ainda mais. Pessoas que vivem no mundo do trabalho, com responsabilidades econômicas, familiares, com princípios éticos e morais formados a partir da experiência, do ambiente, da realidade cultural em que estão inseridos. Optou-se pelo de estudo de caso por ser este uma forma de se fazer pesquisa empírica dentro de um contexto de vida real, em situações em que as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não estão claramente estabelecidos Yin (1989). Assim, a coleta de dados aconteceu centrada nos seguintes instrumentos: Entrevistas; observações e análise de documentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados preliminares desta pesquisa revelam que a UMA no Tocantins traz à tona uma nova categoria de sujeitos já presentes na Educação de Jovens e Adultos: os idosos, o que reflete uma tendência, pois o segmento etário acima dos 60 anos tem expandido em todo mundo. No Tocantins esta experiência tem inicio em 2006 com 56 alunos (cujas idades são superiores aos 45 anos) na cidade de Palmas, sendo sem seguida disseminada em várias cidades (Arraias, Gurupi, Porto Nacional, Miracema e região e Tocantinópolis). Em Tocantinópolis cidade onde realizou-se este estudo, suas atividades tem inicio no ano de 2009, com 60 alunos entre homens e mulheres. A UMA é construída em torno de 05 eixos que sustentam sua proposta pedagógica: o entendimento do ato de envelhecer; de educação, que traz como elemento central as reflexões sobre educação ao longo da vida; a concepção de Pedagogia Social; de aprendizagem; e a concepção de ensino. Esses 05 eixos se constituem como balizas e alimentam o curso que tem duração de 360 horas, distribuídas em 03 semestres letivos. Sua matriz curricular abarca disciplinas que procuram trabalhar questões ligadas ao campo da Educação gerontológica sendo estas ministradas por um conjunto de profissionais da área da educação e da saúde.
CONCLUSÕES:
A sociedade atual requer uma educação capaz de dar resposta a um amplo leque de necessidades formativas em múltiplos contextos e para diferentes grupos humanos ao longo da vida. Assim, existem inúmeras e variadas alternativas que permitem aos jovens, adultos e aos idosos complementarem sua formação, recuperá-la ou mesmo adquiri-la pela primeira vez, em qualquer momento de sua existência. Para melhorar a qualidade de vida é necessário que as pessoas tenham possibilidade de adquirir e aprimorar seus conhecimentos, adequando-os a seu trabalho e experiência de vida. Neste sentido, um olhar atento sobre a experiência da UMA no Tocantins e em especifico àquela realizada em Tocantinópolis, nos instiga a uma análise renovada, sobre o ato de envelhecer, pois a velhice é pensada como um tempo de ser e de construir novos espaços de existência. Esta experiência tem se tornado para os jovens, adultos e idosos tocantinopolinos uma alternativa concreta para enamorá-los com a escola que certa vez os excluiu. Assim, a universidade é para eles um espaço de busca do saber, do conhecimento, de liberdade e autonomia para pensar e agir
Palavras-chave: EJA, Universidade da Maturidade, Aprendizagem ao longo da vida.