65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
VULNERABILIDADE À EROSÃO COSTEIRA E CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DAS PRAIAS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE – BRASIL
Lara de Arruda Quinamo - Depto. de Pós Graduação em Geociências - UFPE
Karlla Emmanuelle Cunha Arruda - Depto. de Pós Graduação em Geociências - UFPE
Patrícia Pereira de França - Depto. de Pós Graduação em Geociências - UFPE
INTRODUÇÃO:
As regiões costeiras possuem uma intensa dinâmica natural, com complexas interações entre os processos oceânicos, costeiros e continentais que resultam em erosão, transporte e deposição de sedimentos. O mar atua alterando a forma e a configuração do continente. No final do século passado, o litoral pernambucano, tornou-se uma área de intensa especulação turística e imobiliária, com acelerada ocupação urbana e aumento de atividades econômicas desenvolvidas nesta área, que comprometem o meio ambiente. Jaboatão dos Guararapes está localizado a sul da cidade do recife, litoral sul de Pernambuco, é composto pelas praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. São praias arenosas, constituídas principalmente de areias quartzosas terrígenas. Suas praias encontram-se com trechos que experimentam fortes problemas de erosão, contendo inúmeras obras de contenção ao longo da costa. A caracterização ambiental e o estudo da vulnerabilidade à erosão costeira desenvolvidos neste trabalho irá gerar subsídios relevantes para a análise de situações referentes aos processos costeiros atuantes na área de estudo, os quais são indispensáveis como ferramentas para novos estudos ambientais no qual oferecerão diretrizes de gerenciamento costeiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos deste estudo é fazer um levantamento referente aos aspectos ambientais das praias do município de Jaboatão dos Guararapes com ênfase na erosão costeira e acúmulo de sedimentos, assim como indicar pontos mais vulneráveis à erosão costeira.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido em duas etapas: levantamento bibliográfico e trabalhos de campo. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir de inventários e levantamentos de trabalhos realizados no município de Jaboatão dos Guararapes, como também trabalhos referentes ao tema estudado em demais regiões. Foram realizadas visitas ao campo no mês de outubro de 2012 em oito pontos pré-estabelecidos ao longo da linha de costa, com equidistância entre eles de um quilômetro. Estas visitas tiveram o objetivo de realizar observações visuais para a caracterização ambiental das praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, a partir do preenchimento de uma tabela de acordo com os métodos utilizados por (QUINAMO, 2011). Para a observação do grau de vulnerabilidade à erosão, foi seguida a classificação proposta por Dal Cin & Simeoni (1994), que indica três graus de vulnerabilidade: Baixo – praia bem desenvolvida, sem obras de contenção; Médio – frágil estabilidade de praia, com obras de fixação na área de pós-praia; Alto – praia reduzida, sem área de pós-praia e forte presença de obras de proteção.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O tipo de orla abrigada, presente em mais de 50% dos pontos estudados, indica que as praias estudadas são predominantemente protegidas contra ação de ondas e correntes, estando menos vulneráveis à erosão provocada por fatores naturais. Essa proteção é proveniente de bancos de areia, recifes de arenito e beach rocks, e também por obras de contenção (presente em quase todos os pontos, exceto nos pontos sete e oito). Os tipos de obras de contenção encontradas podem ser citados: enrocamento aderente, molhes e diques paralelos e perpendiculares à costa e muros de arrimo. Tendo como matéria prima rochas e concreto, que sendo implantadas de maneira irregular, podem acelerar o processo erosivo, além de comprometer a beleza cênica da praia. A falta de manutenção dessas obras está causando acúmulo de insetos, ratos e baratas dentre as rochas, propiciando um ambiente insalubre para as práticas de lazer. Ao longo dos oito pontos estudados, verificou que estes estão mais vulneráveis a fenômenos de erosão do que fenômenos de acúmulo de sedimentos. De acordo com o presente estudo, a orla se encontra bastante vulnerável à erosão. Nos oito pontos estudados, dois pontos se mostraram com baixa vulnerabilidade à erosão, quatro com média vulnerabilidade e dois se encontram com alta vulnerabilidade.
CONCLUSÕES:
Este estudo permitiu concluir que, embora essas praias em alguns pontos estejam protegidas por obras de engenharia costeira ou por recifes naturais, esse trecho da costa, apresenta grande índice de erosão. Como também, em algumas áreas, há apenas acumulação de sedimentos e não o completo desenvolvimento de um ambiente praial. Referente às obras de contenção, possibilitou deduzir que enquanto saudáveis estejam, à área tende a não apresentar erosão, porém, é notória a presença de processos erosivos muito graves em lugares que não tem proteção ou as obras já foram destruídas pela dinâmica costeira. Concluindo assim, que a falta de manutenção e monitoramento dessas obras, podem torna-las ineficazes. Sugere-se que o processo erosivo instalado na área, não é proveniente de fatores naturais, e sim, derivados de fatores antrópicos. Pois as edificações foram construídas dentro do ambiente praial, dessa forma, o mar tende a reocupar uma área que pertencia a seu ambiente natural. Este trabalho propõe monitoramento contínuo em lugares de vulnerabilidade à erosão média e alta. São necessárias atitudes mais eficazes referentes às intervenções realizadas na área. As obras de engenharia devem ser reavaliadas, já que as atuais não são eficientes para conter os processos erosivos atuantes.
Palavras-chave: Acúmulo de sedimentos, Dinâmica costeira, Obras de contenção.